junho 13, 2014

Final das aulas para o 1º ciclo mas em festa

Terminam, amanhã, o ano letivo para todos os alunos do 1º ciclo. Multiplicam-se as festas, as exposições, os convívios, as demonstrações de algum saber adquirido em certas áreas do ensino e do saber. A maior parte destes nossos alunos entram de férias, porque já merecem. Muitos deles, quando iam fazer os trabalhos de casa afirmavam "que iam trabalhar" (cá em casa era assim). É que os TPC também assim o designam e, acreditem, que é neste trinómio professor-aluno - encarregado de educação que se encontra o êxito, a "passagem", o grito da vitória. 
A este nível ainda existem muitos explicadores que normalmente substituem os pais, quando estes não têm tempo, ou quando o rendimento dos miúdos não está a resultar.
Para toda esta comunidade educativa, em sentido lato, que aqui quero deixar o reconhecimento de tanta entrega, de tanto trabalho, de tanto caso resolvido. Quantas lágrimas se vertem por ver partir os "seus meninos" para outro nível? Quantos destes miúdos não encontraram nos seus professores grandes amigos, conselheiros? Sou testemunha de excelentes desempenhos por parte de professores até porque acompanho diariamente os meus netos.
Por aqui, em todos os agrupamentos, em todas as escolas existirão arraiais e atividades de alunos e professores porque, hoje, quem desfila são os bairros com as suas marchas populares em Lisboa. Grandes noites "dos Santos Populares".


Sem comentários:

Enviar um comentário