junho 05, 2014

Festas do concelho da Barquinha estão aí em grande

Vila Nova da Barquinha vai estar em festa de 12 a 15 de junho
 
Tomamos a liberdade de reproduzir a notícia do jornal "O MIRANTE", semanário regional, já que o mesmo reproduz fielmente todo o programa das grandes festas da Barquinha. É esta a notícia:


"O Parque de Escultura Contemporânea Almourol, em Vila Nova da Barquinha, prepara-se para receber milhares de pessoas, entre 12 e 15 de Junho, durante as Festas do Concelho, naquela que já é a 28.ª edição da “Feira do Tejo”. O certame conta com dezenas de expositores de artesanato e as tradicionais tasquinhas, não faltando animação de rua, teatro, dança, música, folclore, marchas populares, pirotecnia, desporto ou exposições, bem como diversões para os mais novos. As Festas do Concelho são organizadas pelo município que, este ano, resultado da política de contenção, reduziu o orçamento em cerca de metade relativamente ao ano anterior.

As festas propriamente ditas começam dia 12, mas antes vão decorrer algumas actividades. O “II Cruzeiro Religioso do Tejo”, organizado pela Cultura Avieira, vai ter lugar na sexta-feira, 6 de Junho, pelas 16h45. No sábado, 7 de Junho, o Parque Ribeirinho recebe, a partir das 09h00, uma prova de hipismo e ainda um torneio de futebol. No domingo, 8 de Junho, destaque para a missa campal, presidida pelo Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, que decorre junto ao Centro Cultural, pelas 15h00. A partir das 07h00 da manhã há um conjunto de actividades desportivas.

Na quinta-feira, 12 de Junho, na Galeria do Parque, pelas 18h00, é inaugurada uma exposição com trabalhos de alunos finalistas do curso de Artes Plásticas do Politécnico de Tomar. Pelas 21h00, chegam as marchas populares ao Palco de Santo António, dinamizadas pelas Associações de Pais, Escola Ciência Viva e Praia do Ribatejo/Fundação Francisco Cruz.
Na sexta-feira, 13 de Junho, feriado municipal, o programa começa pelas 09h00 com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho. Entre as 10h00 e as 18h00 pode ser apreciada pintura ao vivo no Parque Ribeirinho e, entre as 15h00 e as 18h00, tem lugar um Workshop de Canoagem, organizado pelo Clube Náutico Barquinhense.
Ainda no feriado municipal, o auditório do Centro Cultural recebe, pelas 15h00, o lançamento do livro “Crónicas Históricas”, de António Luís Roldão, e pelas 16h16 o grupo de teatro “Fatias de Cá” apresenta no Parque Ribeirinho um excerto da peça “A Tempestade”. Pelas 18h30 há missa na Igreja Matriz de Vila Nova da Barquinha, em honra de Santo António, seguida de procissão.
No sábado, 14 de Junho, pelas 09h00, decorre o II Torneio de Escolas de Natação no “Aquagym” e uma descida de canoas pelo Tejo. Pelas 11h00 decorre uma actividade física de “Crosstraining” no Parque Ribeirinho que vai ser palco pelo meio-dia de um encontro de antigos escuteiros. Entre as 14h00 e as 16h00 decorre um “Baptismo a Cavalo”. Pelas 17h30, a Tuna do Clube União de Recreios actua no Palco de Santo António. Às 18h00 há Zumba Fitness e uma hora mais tarde tem lugar uma visita guiada ao Parque de Escultura Contemporânea Almourol. Para quem nunca experimentou, entre as 20h00 e as 23h00 decorre o “Voo Suspenso em Balão de Ar Quente”. No sábado à noite o folclore está em destaque com mais um Festival de Folclore.
No domingo tem lugar no Parque Ribeirinho uma caminhada pelas 09h00, bem como um passeio de BTT guiado e uma concentração de vespas. Entre as 10h00 e as 12h00 decorre um “baptismo a cavalo”. Pelas 16h16 sobe ao palco a peça de teatro a “Comédia da Marmita”, pelo Grupo “Fatias de Cá”. Às 17h00 haverá uma demonstração de cães militares. O auditório do Centro Cultural vai ser palco, pelas 17h30, da apresentação do livro “O amor chegou por SMS”, de Júlio Pereira. Pelas 19h00 os “Pl@gio” actuam no Palco Ribeirinho e, pelas 21h00, o AquaPalco recebe uma demonstração de danças de salão.
Concertos vários e tenda de DJ
Na quinta-feira, 12 de Junho, sobem ao Palco Principal, pelas 22h00, os “Soul Secrets” seguindo-se a actuação, pela meia-noite dos “Arregaita” no Palco Ribeirinho. A partir da meia-noite, na Tenda DJ que foi montada na área central, decorre animação a cargo do DJ da Casa do Guarda, à semelhança do que vai acontecer nas noites seguintes. Na sexta-feira, 13, é a vez do cantor Denis subir ao Palco Principal, pelas 22h30. A partir da meia-noite há “Fun2Rock” no Palco Ribeirinho. Na noite de sábado actua no Parque Principal, pelas 23h00, o músico Ricardo Oliveira. A banda Vice Versa sobe ao Palco Ribeirinho pela meia-noite. No domingo, a animação musical está a cargo da Orquestra Ligeira do Exército, pelas 22h00, com um concerto musical seguido de encerramento com pirotecnia."

Sem comentários:

Enviar um comentário