maio 20, 2013

O Porto é campeão e Benfica ovacionado na final na Luz

Porto e Benfica na Liga de Campeões (diretos)    
Paços de Ferreira, Liga de Campeões mas                
 joga play-off                                                       
Liga Europa: Braga, Estoril e Vitória de Guimarães    

1 - O Futebol Clube do Porto consagrou-se tricampeão ao ter terminado o jogo com o Paços de Ferreira com uma vitória. A festa foi rija, como de costume. No entanto, a quatro jornadas do fim o desânimo nas hostes portistas já se fazia sentir. O Benfica (que perdeu o campeonato no jogo com o Estoril) ainda levou outro susto ontem na Luz, estando a perder 0-1 com o Moreirense. Porém veio a vencer por 3-1 e ficou em segundo lugar somente a um ponto do FC Porto. 
Os parabéns vão todos para os portistas e penso que poucos esperavam uma derrota nos Paços.
O Benfica, vai à final da Taça de Portugal, mas o cansaço já é tanto que nem sei em quem apostar. Isto de jogar em todas as frentes deixa consequências. Mas, para mim, os encarnados foram a melhor equipa desta época, sem dúvida.

2 - O Sporting, esteve muito mal em todo o campeonato e, para o próximo ano não tem lugar nas competições europeias o que não é nada bom. Não me lembro de uma época tão má para os lados de Alvalade.
Agora, já trocou de treinador (quantos foram este ano?) saiu Jesualdo Ferreira e entrou (confirmado) Leonardo Jardim.

3 - Caíram para a segunda Liga de futebol, o Beira-Mar e o Moreirense. Duas equipas, uma bem ao sul do país e outra bem a norte. Subiram Belenenses e Arouca. O Boavista, de acordo com a decisão da Federação, só poderá reentrar para a próxima época já que, durante este ano se devem preparar todas as condições que não atinja terceiros. Inácio, treinador do Moreirense, considera "é uma descida injusta e afirma que há muita coisa encoberta, atrás de uma cortina. Fica tudo igual, ano após ano. Falta um critério de maior seriedade. Apetece perguntar: o que é que a Liga anda a fazer". Este excelente e simpático treinador falava em alusão ao Olhanense e hoje diz sair do comando da equipa de Moreira de Cones de consciência tranquila e quanto ao jogo, "o Benfica acabou por ganhar bem".

4 - Caso o Dortmund não venha a ganhar a Champions na final, o Benfica será colocado no POTE1 no sorteio da Champions 2013/2014. Se ganhar, somente o Porto estará nesse Pote evitando as "maiores" equipas.

5 - O melhor marcador do campeonato foi Jackson com 26 golos. Só não marcou à Académica. Já Lima, jogador que veio do Braga para o Benfica e apontou 20 golos, à frente de Cardozo com 17.

6 -  Campeonatos ganhos até hoje (desde a época de 1934/35):

      - Benfica - 32
      - F. C. Porto - 27
      - Sporting - 18
      - Belenenses 1
      - Boavista - 1

Sem comentários:

Enviar um comentário