maio 14, 2013

Casa da Comarca da Sertã organizou mais um evento de assinalar

Proença-a-Nova em destaque
Comendador Assis da Silva lembrado com muita dignidade
A "Casa" a lembrar as grandes figuras da região


 "O Comendador Assis da Silva Gonçalves Roda foi hoje relembrado na Casa da Comarca da Sertã (CCS), a propósito do 123º Aniversário do seu nascimento e da homenagem realizada na CCS em 1957.

A palestra teve por orador o Dr. António Manuel Silva, natural de Cardigos (Mação), professor de história em Proença-a-Nova e sócio da CCS, que desde a primeira hora aceitou o convite para relembrar Assis Roda e o seu percurso ímpar de vida. Benemérito Proencense, Assis Roda nasceu a 5 de Junho de 1890 no Município de Proença-a-Nova, figurando na toponímia daquele concelho. Tendo vivido nas Galveias, município de Ponte de Sôr, também aí contribuiu para a causa pública e figura na toponímia local. Nas Galveias foi responsável, nomeadamente, pela edificação do Infantário Dona Anita, em homenagem à sua esposa entretanto falecida, obra de referência que veio a ser inaugurada no início de 1959, escassos meses antes da sua morte, ocorrida em Lisboa.

Seguiu-se uma degustação de produtos locais disponibilizados pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova, nomeadamente queijos, doces diversos, enchidos e bolos fintos, os quais, a par de outros, estão desde Março disponíveis na Loja Online (www.proencanovaorigem.pt), no seguimento da criação da marca "PROENÇA-A-NOVA origem".

A iniciativa contou com a presença, entre outros, de um sobrinho-neto e de uma sobrinha-bisneta do homenageado, da actriz Margarida Carpinteiro, do artista plástico Ribeiro Farinha e de representantes da Liga Regional Os Unidos da Freguesia de Álvaro e da União Regional da Freguesia do Sobral.” - Direção da CCS

Sem comentários:

Enviar um comentário