julho 17, 2014

Vinhos de Palmela venceram mais medalhas que os do Alentejo

Ermelinda de Freitas arrebata a medalha de ouro e mais seis de prata. O que é bom, é bom.

 É já pelo terceiro ano consecutivo que são mais premiados os vinhos de Palmela no Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”, realizado na cidade italiana de Bolzano, entre 30 de maio e 1 de junho.
Os vinhos de Palmela trazem para casa doze medalhas (uma de ouro e onze de prata), num total de dezoito prémios para a Península de Setúbal, que voltou a sagrar-se, também, como a região portuguesa mais galardoada, seguida do Dão e do Alentejo. A Casa Ermelinda Freitas, além do lugar de destaque na região, foi, ainda, a adega nacional mais premiada, com um total de sete medalhas (uma de ouro e seis de prata). No pódio local, seguiu-se a Adega Cooperativa de Palmela, com duas medalhas de prata. Galardoadas, também, com prata, foram a Casa Agrícola Assis Lobo, a Xavier Santana e a Sivipa. Portugal foi o segundo país mais premiado no certame, a seguir à anfitriã Itália, com cinquenta medalhas em 145 vinhos apresentados a concurso.

O concurso contou, este ano, com a participação de  um milhar de vinhos europeus e decorre todos os anos, em Itália, numa organização da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho e da Associazione Nazionale delle Città del Vino, com o apoio da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e de diversos organismos e entidades, nacionais e internacionais, que se dedicam à valorização dos territórios das Cidades do Vinho e das respetivas produções vinícolas. Este é o único certame que prevê a participação conjunta das empresas vinícolas com os seus Municípios de origem.

Lista premiados Palmela (por ordem de classificação):

Ouro
Casa Ermelinda Freitas | Dona Ermelinda Branco (2013)

Prata
Casa Ermelinda Freitas | Syrah (2011)
Casa Ermelinda Freitas | Cabernet Sauvignon (2011)
Casa Agrícola Assis Lobo | Lobo Mau Reserva Tinto (2010)
Adega Cooperativa de Palmela | Vale dos Barris Branco Moscatel (2013)
Adega Cooperativa de Palmela | Adega de Palmela Moscatel de Setúbal (2012)
Casa Ermelinda Freitas | Touriga Nacional (2011)
Casa Ermelinda Freitas | Alicante Bouchet (2012)
Casa Ermelinda Freitas | Dona Ermelinda Reserva Tinto (2012)
Xavier Santana | Quinta do Monte Alegre Syrah (2012)
Casa Ermelinda Freitas | Quinta da Mimosa Tinto (2011)
Sivipa | Ameias Syrah (2013)

Num país como o nosso onde existe uma enorme variedade de vinhos e em quantidades para exportação, o salto que se deu em qualidade foi muito bom e, tudo indica, continuará. Hoje, é difícil não encontrar um vinho a nosso gosto com grande qualidade. Mesmo na classe de vinhos ditos mais acessíveis, como por exemplo um JP de Azeitão apresenta aromas e sabor que acompanham muito bem uma refeição. O branco contém uma boa percentagem de Moscatel que, servido bem fresco é maravilhoso. Mas, normalmente, ficou-me pelo de Ermelinda de Freitas (zona de Palmela) ou Monte Velho (alentejano da herdade do Esporão)

A título de exemplo, vejam-se os diversos prémios atribuídos até agora ao Ermelinda de Freitas 

Colheita de 2013
Concurso de Vinhos da Península de Setúbal 2014 - Medalha de Ouro
Concurso Vinhos de Portugal 2014 - Medalha de Prata
International Wine & Spirit Competition 2014 - Medalha de Bronze
La Selezione del Sindaco 2014 - Medalha de Ouro
Decanter World Wine Awards 2014 - Medalha de Bronze
Fonte
Jornal "Distrito"

Sem comentários:

Enviar um comentário