julho 03, 2014

A festa dos mais pequenos só vendo para crer

A festa de finalistas das crianças do Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade criou momentos divertidos, mimosos, animação, apresentação de trabalho feito, criatividade, de relações de muita amizade, de emoção e até choro. Foi uma festa em que gostei imenso de participar.
Os atores eram, principalmente as crianças, mas também as educadoras sempre preocupadas, os encarregados de educação ao entrarem numa representação. Houve teatro, houve abraços e beijos mas muita emoção quando lembraram (se é que alguma vez esqueceram) uma educadora que faleceu no final do primeiro período devido a doença que mata muitas vezes sem sintomas. Mas neste caso havia-os mas não se pensa que seja o pior. Houve música própria para este momento em que a educadora São esteve bem presente, houve lágrimas, tristeza, mas o grito dentro de cada um(a) existiu o grito convencedor de que a vida tem de continuar.
Era a festa de todos os pequenos e alguns passaram para o 1º ano do 1º Ciclo que é mesmo ali ao lado. Aliás, o complexo escolar de Oleiros tem esta particularidade: a Pré está enquadrada pela "Primária" e pela do 2º e 3º ciclos. Passa-se da Pré para a sede do Agrupamento por um pequeno portão. Uma autêntica comunidade que vive também paredes-meias com o quartel dos Bombeiros Voluntários. 
Pois é, uma festa onde foram vividas brincadeira em que participaram durante o ano e onde os pais destes alunos passaram a ser alunos especiais dado que representavam o papel do seu filho (comportamento) na sala de aula. Risos alargados porque todos mostraram saber bem os tiques e hábitos dos seus filhos. 
Destaco as educadores de infância, as pessoas de apoio que, não só pelo que
vi mas pelo que me contaram (e eu conheço bem essas pessoas) sempre foram de uma dedicação extrema a esta escola, logo, às crianças.
O responsável por este Blogue deixa aqui manifestada toda a admiração pelo trabalho desenvolvido e pela realização da festa. Parabéns a todas e todos.
De salientar, por fim, que estiveram presentes Vereador da Câmara Municipal, Paulo Brás, Presidente da Junta de Freguesia Oleiros-Amieira, Professor Fernando Dias da Direção do Agrupamento e outras individualidades. 

Ver mais fotos em

Sem comentários:

Enviar um comentário