julho 01, 2014

Rancho Folclórico de Oleiros realizou mais uma vez festival de Ranchos


Neste sábado (28 de junho), o Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, com apoios do Município da Junta de Freguesias levou a efeito o 9º festival de Ranchos Folclóricos. Pelo palco passaram quatro Ranchos que representam tradições próprias das suas regiões, quer sendo através das músicas, dançares, trajes e apetrechos que se usavam em tempos anteriores. A assistência era enorme muito embora estivesse uma noite bem fria, mas como tudo acontecia na bem cuidada zona atrás do edifício do Município - onde decorreram também as festas populares - acabava por se tornar um pouco mais ameno. 
Aniceto Rijo, responsável do Rancho de Oleiros e da organização do evento soube apresentar todos os ranchos, passando pela tradicional entrega de fitas aos ranchos e lembranças - bonitas cestas de flores - nomeadamente aos Presidentes da Câmara e Junta.
As atuações corresponderam às espetativas e, por isso, foram muito aplaudidos. Os primeiros a atuar foram os das Sarnadas de Ródão (fortes ligações à D. Fernanda do restaurante Maria Pinha), seguidos dos de Vilarinho, Lousã e o último dos convidados foi o Rancho Folclórico Rosas do Liz, Carreira, Leiria. Encerramento o festival o Rancho local, com toda a sua força de representação. 
Ressalta sempre neste tipo de festivais, a amizade que liga os diversos Ranchos e a disponibilidade para estarem presentes em momentos especiais dos que agora foram convidados. 
O Presidente da Câmara sublinhou bem a entrega e dedicação do Aniceto Rijo e todo o Rancho em geral pela organização e por organizarem um evento desta natureza que dignifica Oleiros onde a tradição e a cultura popular ali está presente.
Gostámos de assistir. Gostámos de ver desde crianças a outros já com alguma idade a participar nos Ranchos. Como apresentador, além do Aniceto, os aplausos foram para o do Rancho da Carreira. Fê-lo tão efusivamente que fez a diferença e... para o ano, há mais.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário