julho 01, 2014

Em Proença - Polos da Biblioteca vão abrir

Está assegurada a reabertura dos polos da Biblioteca em São Pedro do Esteval e Montes da Senhora, na sequência do acordo de delegação de competências da Câmara Municipal de Proença-a-Nova nas juntas de freguesia. 
Com esta delegação, as juntas recebem as verbas necessárias para assegurar o funcionamento permanente do serviço, passando também a União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira a gerir o polo de Atalaias.
A proposta de delegação mantém, a par desta alteração, as competências já transferidas em anos anteriores e implica uma transferência global de 36 mil euros, tendo sido aprovada por unanimidade na última sessão da Assembleia Municipal, que se realizou na sexta-feira passada. Na reunião foi igualmente aprovada a consolidação de contas de 2013, decorrente da integração dos resultados de três empresas participadas – Proençatur, Centro Ciência Viva da Floresta e Associação Natureza e Tejo (Naturtejo).
No período antes da ordem do dia, foi unânime o elogio das diferentes bancadas à forma como decorreu a Festa do Município, entre 12 e 15 de junho. António Gil Dias (PS) e Francisco Grácio (PSD) destacaram em particular o espetáculo de encerramento, uma colaboração entre a Banda Sinfónica do Exército, a Pirotecnica Oleirense e o Grupo Coral de Proença-a-Nova. Também Marcolino Jorge, deputado eleito pelo CDS-PP, considerou que as festas “dignificaram o concelho”.
Na sessão foi feita uma apresentação do Plano de Ação para o Desenvolvimento Turístico, tendo o presidente da Câmara destacado o facto de se tratar de um “documento aberto a novas sugestões e propostas”. João Paulo Catarino acentuou a importância de preparar projetos estruturantes, como o do parque temático que se pretende implantar nas imediações do Centro Ciência Viva da Floresta, no lançamento do novo quadro comunitário de apoio.

Sem comentários:

Enviar um comentário