fevereiro 04, 2011

Família "Guimarâes" de Oleiros, celebra o bi-centenário da recuperação da Santa Margarida na Horta da Santa

 
No Sábado, dia 5, pelas 15H00, a D.Fernanda Garcia Guimarães (mais conhecida em Oleiros por "D. Fernandinha") e seu filho Dr, José António Guimarães, vão celebrar o bi-centenário da recuperação da imagem da Santa Margarida na designada "Horta da Santa" local onde hoje se situa a casa desta importante e respeitável família. 
Da celebração consta uma parte religiosa, a qual estará a cargo do Sr. Cónego Martinho Cardoso Pereira (de Oleiros) e depois será então servido aos convidados um cocktail.
Para esta cerimónia estão convidados Presidente e Vereadores da Câmara Municipal e outras individualidades representativas de Instituições locais, bem como amigos da família Guimarães.
Recordo-me que, quando eu era muito jovem mas já elemento da Filarmónica Oleirense, o já falecido José Esteves Garcia (pai da D. Fernanda), conseguir mandar "forrar" com pedra a barreira da estrada nacional na Horta da Santa, colocando ali uma imagem da Santa em azulejo. Depois realizou uma cerimónia com centenas e centenas de pessoas que participaram da benção por parte do Senhor Bispo. Foi um momento inesquecível e que nunca mais esqueci. Sempre que ali passo, recordo esse momento.
Agora esta celebração, espelha bem o que esta digna família continua a dar importância a um facto que, segundo, segundo fala a história, está intimamente ligado a este local onde o falecido Sr. António Guimarães Andrade e Silva veio a construir a sua casa, sempre bem embelezada.
Diz-se que, por alturas da invasões francesas, a capela da Santa Margarida seria na zona da Portela e teria servido para guarda de armas e munições. Explodindo, a santa veio a aparecer intacta neste local da Horta da Santa. Por este facto, foi considerado ter havido milagre.
Uma lenda popular fala de ter havido, aquando de um invasão maciça de gafanhotos, que Santa Margarida terá feito um milagre e livrou Oleiros desses inúmeros animais que tudo quanto era verde, comiam. 


Sem comentários:

Enviar um comentário