maio 19, 2010

HORÁCIO ROQUE SEPULTADO NA SUA TERRA - OLEIROS


Faleceu hoje, dia 19/5, o sr. Comendador HORÁCIO ROQUE.  O Presidente do banco BANIF, estava internado desde 4 de Março no Hospital de Cascais com problemas cardiovasculares (já tinha sido sumetido a uma operação há dois anos) mas dias depois veio a ser transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos de Neurocirurgia do Hospital de São José, em Lisboa,  por ter sido vítima de um AVC. Agora não conseguiu reagir a um segundo AVC.
A Agência Financeira do iol.pt, apresenta como perfil do nosso conterrâneo, agora falecido, o seguinte:
"O accionista maioritário do Grupo Banif nasceu em Oleiros, em Castelo Branco em 1944. Iniciou a sua actividade empresarial aos 18 anos, em Angola. Em 1980, avançou com os investimentos em Portugal, no mercado imobiliário, indústria, serviços, turismo, comércio internacional, banca e seguros.
Na área financeira, Horácio Roque presidiu ao Banif, grupo financeiro do qual era accionista maioritário. Criou, em 1991, a Fundação Horácio Roque, para actuar nas áreas educativa, social e cultural.
O empresário foi por várias vezes condecorado, recebendo, entre outras, a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (1988), recebida do Presidente da República e a Condecoração Nacional da Ordem de Vasco Nuñez de Balboa (1998) do Presidente da República do Panamá".
Este nobre oleirense era do lugar do Mogadouro, onde se deslocava algumas vezes, até porque ali tinha sua mãe. Contribuiu substancialmente para a construção da bonita e de boas condições residência dos alunos que, hoje, é já propriedade da própria Câmara. Também se sabe ter sido o empregador para vários conterrâneos nossos.
Neste Blog, quero deixar públicamente os meus sentidos pêsames à Exª família. Tinhamos acompanhado sempre a evolução da crise de saúde a que estava submetido.
O funeral deu-se o dia 25 de Maio, com missa de corpo presente, na Igreja Matriz de Oleiros, tendo ficado sepultado no cemitério da sua freguesia (Oleiros). Paz à sua alma.





                                                                                                             Foto de lux.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário