março 10, 2011

Dia Internacional da Mulher em Proença esteve forte

Almoço juntou 320 mulheres
Dia da Mulher e Carnaval foram festejados no Pavilhão Municipal,
onde decorreu o concurso de máscaras
 

"Não é todos os dias que se juntam 320 mulheres, dos 13 meses aos 92 anos, à volta da mesa. No Dia Internacional da Mulher, o Pavilhão Municipal foi palco de um animado almoço promovido pelo Município de Proença-a-Nova e servido por homens, como manda a tradição. Seguiu-se o baile de Carnaval e o concurso de máscaras, em que participaram associações e grupos inscritos nas categorias para a comunidade em geral." 

 Nas mesas enfeitadas com flores e fotografias de galãs da televisão, cinema ou desporto, não faltaram brincadeiras e explicações sobre as escolhas de lugar. “Nós tínhamos que ficar com o José Mourinho, claro!”, dizia entre gargalhadas o grupo sentado na mesa do treinador. Sendo Carnaval, também os disfarces e cabeleiras coloridas eram presença obrigatória, mas Isilda Conceição, de 92 anos, foi a rainha da festa. Fantasiada da cabeça aos pés, deu a receita para uma vida longa: “Ser alegre, ser humilde e saber perdoar. Mas a alegria está acima de todas as coisas.” 
No final do almoço, o presidente da Câmara marcou presença para felicitar todas as mulheres e participar no sorteio de uma noite na Pousada das Amoras. A vereadora Helena Mendonça destacou “a cumplicidade, a autenticidade e a coragem das mulheres que juntas celebraram a alegria”.
Do almoço saiu o júri que apreciou os concorrentes do concurso de máscaras, presidido pela vereadora Helena Mendonça. Este ano foi aberta a participação à comunidade, a título individual ou de forma colectiva, além das associações. Mas foram estas que mais activamente responderam ao desafio, tendo sido destacado o dinamismo das localidades
A Associação Cultural, Recreativa e Desenvolvimento do Chão do Galego conquistou o primeiro prémio, no valor de 250 euros, com “A Lenda da Buraca da Moura”. Em segundo lugar ficou o Grupo de Teatro dos Montes, que encheu o palco de ritmo com “A Grande Coboiada”. A Associação Penha do Falcão, terceira classificada, mostrou “As actividades agrícolas da mulher”.
O grupo de alunos do 11º ano da Escola Secundária Pedro da Fonseca que está a preparar uma viagem a Londres fez uma antecipação do casamento real do príncipe William e Kate, conquistando 250 euros que, como brincou o executivo camarário ao entregar o prémio, “já dão uma ajuda para começarem a vida”.
site da CM 

Sem comentários:

Enviar um comentário