Desfile de Carnaval incluiu, além dos clássicos palhaços
e princesas, apontamentos sobre o
ambiente rural do concelho
Houve pandeiretas e apitos, gritos de alegria, balões e serpentinas, muita cor e acima de tudo sorrisos. As crianças do primeiro ciclo e dos jardins-de-infância percorreram esta manhã as ruas de Proença-a-Nova e levaram a
animação do Carnaval a algumas instituições. Nos Paços do Concelho, o átrio encheu-se de princesas e bruxas, polícias e ladrões, agricultores, vilões e heróis e muitas outras personagens que a imaginação dos miúdos, ajudada por pais e professores, fez nascer.A creche e jardim-de infância “O Cortiço” recriou o ambiente rural do concelho, recuperando o vestuário tradicional, as alfaias usadas na agricultura e as cestas carregadas de legumes. Como é Carnaval e ninguém leva a mal, nem sequer faltou a farinha espalhada sobre os que se juntaram para apreciar o desfile.
A tradição ainda é o que era e por isso não faltaram muitos palhaços, a começar pelas turmas do jardim-de-infância de Proença-a-Nova. Onde o desfile parava, ouvia-se a música cantada a plenos pulmões:
“De nariz vermelho
E cara pintada
Sapatos brilhantes
Não lhe falta nada
É o rei da festa
Rei da criançada
Faz mil brincadeiras
Provoca a risada…”
E cara pintada
Sapatos brilhantes
Não lhe falta nada
É o rei da festa
Rei da criançada
Faz mil brincadeiras
Provoca a risada…”
Na próxima terça-feira será a vez da festa alargada aos adultos. No Pavilhão Municipal, juntam-se duas festas numa. Como o Dia Internacional da Mulher coincide com o Carnaval, haverá primeiro um almoço para as mulheres, seguido de baile e concurso de máscaras em que participam associações e pessoas a título individual, previamente inscritas, de acordo com o regulamento.
Fonte: CM Proença
Sem comentários:
Enviar um comentário