fevereiro 11, 2015

MÉDIOTEJO21 e a melhoria enérgica da sua região

Terminou a fase de instalação dos variadores electrónicos de velocidade em piscinas municipais, medida submetida pela MédioTejo21 e aprovada pela ERSE e DGEG no âmbito do PPEC 2013-2014.
Foram instalados 101 variadores electrónicos de velocidade - vev's - em 39 máquinas, repartidas por 17 piscinas municipais dos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Vila de Rei.
Com esta intervenção, suportada em cerca de 30% pelos municípios, é melhorada a eficiência energética das piscinas municipais, diminuindo o consumo de energia e o valor de fatura a pagar pela mesma, melhorando também o desempenho dos equipamentos existentes.
Alguns dados relacionados com esta intervenção:
Poupança de energia: 735.4 MWh/ano
Poupança estimada em fatura de energia: 85.700 €/ano
Poupança média alcançada: 34,21%
Emissões de CO2 evitadas: 345.60 TCO2/ano
Retorno da intervenção para os municípios: 0,44 anos
Retorno total da intervenção: 1,11 anos
Poupança em fatura de energia reativa (€/ano): superior a 50%
Com estes primeiros dados obtidos no terreno após a instalação dos vev's, verifica-se que os resultados ultrapassam significativamente o esperado em fase de candidatura.
Regista-se também este ultrapassar de objetivos na redução de consumo e faturação de energia reactiva. Não sendo um dos objectivos diretos desta intervenção, verificou-se que após a instalação dos variadores electrónicos de velocidade o consumo de energia reativa nas piscinas municipais teve uma significativa redução, conseguindo-se em média uma redução de fatura superior a 50%.

Sem comentários:

Enviar um comentário