fevereiro 27, 2015

Festival do cabrito estonado em Oleiros pela 7ª vez

"Pelo sétimo ano consecutivo, o Município prepara-se para destacar um menu beirão com realce para um dos pratos mais antigos e difíceis de encontrar no país: o Cabrito Estonado. Nos dias 28 e 29 de março e 4 e 5 de abril, os restaurantes aderentes do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, todos no concelho de Oleiros, esperam por si.
Em pleno período pascal, Oleiros oferece uma sugestão suculenta, dando destaque a uma receita medieval que se confeciona desde tempos remotos em Oleiros. Trata-se de um cabrito assado no forno com uma particularidade única: é assado com a sua pele, passando anteriormente por um processo de "estonagem", que não é mais do que a remoção de todo o pelo do animal. Mantendo a pele, que fica estaladiça, o cabrito não perde os seus sabores, ganhando a sua carne em suculência e paladar".

Sendo o cabrito um pitéu nacional, esta forma Oleirense de o confecionar tem atraído anualmente muitos visitantes e turistas. Em pleno coração da Beira Baixa, nesses dias pode também degustar os maranhos, uma especialidade da cozinha tradicional da chamada Zona do Pinhal. Estes consistem numa espécie de enchido fresco recheado com carne de caprinos, alguns produtos do fumeiro, arroz e uma quantidade apreciável de hortelã." - CMO

Sem comentários:

Enviar um comentário