Açude de Pinto não deixou, mais um vez, de comemorar o São João com as sardinhas assadas, febras e outros produtos de culinária regional (dos próprios). Depois da sempre bem disposta refeição recheada de alegria e alguns saltos por cima da fogueira, vários vizinhos passaram a fazer as aqui chamada de "capelas de são João". Desde pequeno que recordo que meus pais as usavam (queimando um pouco) em dias e noites de forte trovoada.
Agora é a juventude que não quer deixar morrer a tradição que vem dos seus visavós.
Azia, cálculo biliar, clarear cabelos, cefalalgias, cólicas intestinais, contrações musculares bruscas, contusões, desordens menstruais, diabetes, diarréias, disenteria, disfunções gástricas e digestivas, dor de cabeça, dor de estômago, epilepsias, espasmos, estimulante da circulação capilar, febre; gastrite, impotência, inapetência, inflamação, lavar feridas e úlceras, má digestão; pele e cabelos delicados; nervosismo, perturbações gástricas, protetor solar, queda de cabelos, resfriado, retenção de líquidos, reumatismo, suores fétidos nos pés.
Modo de usar:
infusão, decocção (é uma técnica de laboratório para análise química, que consiste em manter um material vegetal em contato durante certo tempo com um solvente (normalmente água) em ebulição. Existem semelhanças com o procedimento doméstico para preparo de alimentos.
Uso interno:
- infusão de 2 xícaras das de cafezinho em ½ litro de água. Tomar 6 xícaras das de chá ao dia;
- infusão de 10 g de flores em 1 litro de água. Beber 3 a 4 xícaras ao dia após as refeições;
- sumo: epilepsias, perturbações gástricas;
- Essa planta pode ser usada, livremente, sem inconvenientes, na água do chimarrão.
Uso externo:
- infusão de 30 g de flores em 1 litro de água. Aplicar na forma de compressas 3 a 4 vezes ao dia. lavar feridas e úlceras e para banhar os pés contra os suores fétidos.
- travesseiros: preenchidos com as flores, favorecem o sono;
- champôs, sabonetes a 2-5% de extrato glicólico;
- infusão a 5% como enxagüe para clarear os cabelos, estimulante da circulação capilar, queda de cabelos, peles e cabelos delicados;
DICAS:
- Chá quente de macela, diluído em uma gemada, é um potente remédio para curar ou aliviar tosses espasmódicas ou catarrais, promovendo a expectoração e expulsando o muco catarral.
- Chá quente ou frio para dor de cabeça ou estomacal, deixar por cinco minutos em infusão 4 ou 5 florzinhas de macela.
- Fazer o infuso de macela e aplicar em compressa de 3 a 4 vezes ao dia para combater a conjuntivite ou outras inflamações dos olhos.
- Usar dentro do travesseiro as flores da planta para aliviar stresse e ansiedades.
Fonte informativa sobre propriedades modo de usar: http://www.olaserragaucha.com.br/vida-e-estilo/saude/378/Uma-poderosa-flor-amarela-chamada-marcela.html
Sem comentários:
Enviar um comentário