junho 02, 2015

A cerimónia impecável da criação da confraria do cabrito estonado em Oleiros

 Uma cerimónia que decorreu a partir das 15h00 de 31 de maio de 2015 e que foi simplesmente maravilhosa. A organização a valer os 20 pontos e decorreu com a seguinte sequência:
- Abertura pela apresentadora oficial
- Leitura e assinatura da escritura em palco de (e com) todos os confrades fundadores
- Entrega de diplomas e os aventais aos responsáveis dos restaurantes que habitualmente aderem ao festival do cabrito e do maranho e que, no final da cerimónia foram as pessoas que distribuíram, pela enorme e com ar condicionado, o cabrito, pão para todos provarem a especialidade. Estava muito bom.
- O sr. Presidente da Câmara dirigiu algumas palavras sobre a importância do evento e agradeceu a tantos que tornaram este evento possível.
- Apresentação do traje dos confrades com explicação pormenorizada das razões das cores 
- Alberto Ladeira, consagrado fotógrafo, realizou um excelente vídeo ) que foi projetado e como poderá ser visualizado brevemente nesta página. Este trabalho impressionou pelas imagens de beleza do concelho e tratando o tema do cabrito como o deveria ser.
- O consagrado Ruy de Carvalho e família contaram o conto "o cabrito da paz"
- Atuação do Rancho Folclórico de Oleiros
- 40 cabritos estonados e assados, muito saborosos, passaram a ser distribuídos em toda a sala, repetidamente.
Note-se que à entrada estava presente um "bardo" de cabras e cabritos e duas personagens ligadas à cultura e turismo a mostrar como se fazia queijo e ali havia queijo já tratado para quem quisesse comer.
No salão não faltavam mesas com bebidas, talheres, pratos de loiça e também uma mesa onde as pessoas se podiam inscrever como confrades desta nossa confraria.


Quem o deseje ser basta entrar em contato com a Câmara Municipal e increver-se como tal.
Presentes estavam representantes de outras confrarias e muitas individualidades.
Nota - "
A Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART) apoiou o Município de Oleiros no âmbito da criação do logótipo e do traje da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado. Esta colaboração prendeu-se com a criação das marcas gráficas “Cabrito Estonado de Oleiros” e “Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado”, assim como ao nível da conceção, design e produção do protótipo do taje da Confraria, exibidos no passado dia 31 de maio, em Oleiros, no âmbito da cerimónia de constituição da referida Confraria."




Sem comentários:

Enviar um comentário