Irene Barata - Presidente da Câmara
Decorreu no passado dia 22 de Setembro a cerimónia de entrega das bandeiras verdes, símbolo de “autarquia familiarmente responsável” por parte do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, por terem desenvolvido uma política de apoio à família e ajuda às mais numerosas.
A selecção foi feita com base em diversos critérios, entre os quais o apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação, relações institucionais e participação social.
"Além de realizarem diversas iniciativas, as câmaras mostraram um enorme esforço na conciliação do trabalho e da família, não só para os munícipes mas também para os próprios trabalhadores das autarquias", justifica Ana Cid Gonçalves, do Observatório.
"Autarquia familiarmente responsável" é o nome do projecto desenvolvido pelo Observatório e que este ano celebra a sua segunda edição, visando "distinguir os municípios que conseguem reunir um melhor resultado global de apoio às famílias".
"As câmaras premiadas foram aquelas que conseguiram reunir um maior conjunto de boas práticas em várias áreas relacionadas com a família, o que as faz estar mais à frente das outras", disse a mesma responsável.
Para Irene Barata, presidente do Município de Vila de Rei: "É do conhecimento público que o Município de Vila de Rei é pioneiro num conjunto de politicas orientadas para a famílias, no sentido de fixar a população, bem como para assegurar a promoção e desenvolvimento da qualidade de vida no nosso Concelho" - afirma-se no site da Câmara.
Na realidade, esta Câmara Municipal e a sua Presidente bem merecia este "prémio", porque sempre tem lutado - surpreendendo até com algumas medidas, nomeadamente a parceria com terras brasileiras - para que não veja o seu concelho a morrer, aos poucos, como praticamente todos à sua volta. Nem sempre tem conseguido os seus objectivos e não teve problemas em reconhecer isso frente às câmaras de televisão, mas é o que normalmente designamos por "uma mulher de armas". As suas claro. Quando se é assim, o autor deste Blog só pode aplaudir e tudo fazer para ajudar a divulgar as suas decisões, os acontecimentos decorrentes das medidas tomadas ou a tomar.
Sem comentários:
Enviar um comentário