junho 01, 2016

MÉDIO TEJO21 COM SEIS ANOS DE EXISTÊNCIA E SEMPRE COM GRANDES PROJETOS

MedioTejo21
Presidente do Conselho de Administração, Vasco António M. S. Estrela apresenta o ponto de situação pelo sexto aniversário da MédioTejo21 

Afirma, "foi criada em 29 de Maio 2009 – dia mundial da energia – pela vontade convergente dos municípios de Abrantes, Alcanena, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha, Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei. No ano de 2012,  os Municípios de Ourém e Constância formalizaram a sua adesão MédioTejo21.

Embora de génese municipal, a MédioTejo21 está aberta aos restantes stakeholders da região, nomeada mas não exclusivamente  PME, associações, entidades do sistema científico e tecnológico.
A MédioTejo21 é também o parceiro para todos aqueles que procuram na região um ambiente empresarial estimulante, diversificado, inovador, competitivo para criar, trabalhar e investir nas áreas da sustentabilidade energética.
As dinâmicas regionais no domínio da energia estão no centro das atenções da MédioTejo21.  Neste contexto, a MédioTejo21 é um0 elemento chave na procura de soluções energéticas que permitam melhorar o desempenho energético e ambiental regional.

O primeiro ciclo da MédioTejo21 caracterizou-se pela análise detalhada da região. A elaboração da matriz  energética da região e da sua dimensão evolutiva marcou o início da nossa actividade.  O resultado da matriz energética foi a estruturação dos Projetos Integrados nas áreas em que o potencial de poupança vs. investimento se revelou mais interessante.

A redução de fatura energética através da implementação destes projectos  já é perceptível. São exemplo disso os projectos aprovados e instalados na nossa região:
- a instalação de Variadores Eletrónicos de Velocidade nas Piscinas Municipais permitiu a redução de consumo de energia na ordem dos 765 MWh/ano;
- a substituição das instalações semafóricas por equipamentos LED  permitiu reduzir o consumo de energia na ordem dos 208 MWh/ano;
- a instalação de 36 unidades de produção de energia em edifícios públicos traduziu-se numa produção anual de cerca de 3800 MWh;
Durante o ano de 2016 vão ser instaladas baterias de condensadores na totalidades dos edifícios públicos com consumos consideráveis de energia reactiva, o que irá permitir reduzir o consumo de energia reactiva na ordem dos 904 MVArh;

A assinatura, em 2013, do compromisso do Pacto Europeu de Autarcas,  vincula a região a reduzir mais de 20% as emissões de CO2 até 2020.

A MédioTejo21 continuará a apoiar o processo que conduz ao superar das metas assumidas no contexto do Pacto Europeu de Autarcas e de outros objectivos da sustentabilidade que a região venha a assumir.

No balanço do 7º Aniversário da MédioTejo21 o saldo energético regional é muito positivo, resultado do empenho dos municípios empresas e cidadãos.
Os próximos anos de actividade da Médiotejo21 serão fundamentais para a consolidação das estratégias definidas. Cabe à MédioTejo21 continuar a promover  a implementação de medidas que visem alcançar os desígnios da sustentabilidade, na região."

Sem comentários:

Enviar um comentário