setembro 22, 2015

Troféu de Orientação Pedestre ao mais alto nível em Proença-a-Nova

Três etapas distintas, uma de sprint e duas de floresta, compõem o 1º Troféu de Orientação Pedestre de Proença-a-Nova 

"Por terras da Rota das Aldeias do Xisto que decorre em vários pontos do concelho nos dias 3 e 4 de outubro. Organizado pelo Clube Ibérico de Montanhismo (CIMO) e pelo Município de Proença-a-Nova, com o apoio do clube COBIS Orientação, este troféu tem também uma componente de divulgação da modalidade, especialmente no sprint que se realizará no perímetro urbano de Proença-a-Nova no dia 3 de outubro à tarde.


“Este sprint é ideal para poder dar os primeiros passos na modalidade de orientação pedestre. Só necessita de uma bússola porque nós fornecemos-lhes os mapas e a formação inicial ministrada pelos atletas do CIMO”, revela o Clube que convida todos os alunos e professores das escolas do concelho, atletas e praticantes de atividades desportivas na natureza para participarem. Os atletas federados irão apadrinhar um iniciado na modalidade, de forma a “demonstrar toda a dinâmica” da orientação pedestre.

Quem pretender experimentar, deverá inscrever-se até 1 de outubro (através de link) pois o CIMO terá de imprimir os mapas necessários a cada atleta.


As etapas de florestas, marcadas para o sábado e domingo de manhã, decorrem em terrenos da localidade de Figueira (Aldeia da Rota do Xisto) e contam para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre. O Clube Ibérico de Montanhismo já se encontra a desenvolver os mapas da competição e deixa um convite a quem ainda se encontra a decidir se participa na prova: “Convidamos todas as pessoas amantes da natureza, de paisagens esplêndidas, de ares puros e saudáveis, com gosto pela prática desportiva na natureza a participar neste evento desportivo, a desfrutar e a explorar as belezas naturais e saborear os bons pratos típicos e sentir a afeto e simplicidade das gentes da Região de Turismo do Centro Interior”.

 


O que é a orientação pedestre?

«A Orientação é uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos em Portugal! A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a Natureza. Cada pessoa escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou, encontrando-se consigo mesma e, simultaneamente, permitindo conhecer novas pessoas, fazer novos amigos.

Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controlo, materializados no terreno pelas "balizas" (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de uma estação eletrónica (e/ou um pequeno picotador). Introduzindo o seu identificador (ou picotando o seu cartão de controlo) o praticante comprova a passagem por cada ponto.

A escolha do itinerário entre cada ponto de controlo é uma opção do próprio praticante! Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio. Cruzando prados, ribeiros e florestas, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre... A velocidade de movimento tem que ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa e interpretar a relação mapa / terreno, ponderar sobre as várias opções de itinerário, decidir!

A Orientação é praticada, em Portugal, nas seguintes disciplinas diferentes: Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Corridas de Aventura e Trail Orienteering, este último prioritariamente para deficientes motores. Todavia, para além destas disciplinas com quadros competitivos nacionais e internacionais, são também organizadas provas de Orientação a cavalo, em canoa, etc.. As provas de Orientação são regra geral realizadas durante o dia. Contudo, há também provas noturnas com grande adesão de participantes."

Fonte: Federação Portuguesa de Orientação
Website do Município de Proença-a-Nova

Sem comentários:

Enviar um comentário