novembro 05, 2011

Bibliomóvel em Proença um projeto com valor

Bibliomóvel seleccionada para projecto 
latino-americano
Por indicação da Direcção-Geral do
Livro e das Bibliotecas, vai integrar o 
portefólio de projectos de leitura PORLER


O projecto tem corrido vários países europeus, em encontros sobre a promoção da leitura e as bibliotecas itinerantes, e volta a ser reconhecido o papel que desempenha junto das comunidades mais isoladas no concelho de Proença-a-Nova. A Bibliomóvel foi seleccionada para integrar o “Portefólio de projectos de leitura PORLER”, uma ferramenta desenvolvida pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC).
A candidatura foi apresentada pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, que escolheu a Bibliomóvel para representar Portugal na categoria “Desenvolvimento de serviços em bibliotecas rurais e familiares”. A selecção do projecto desenvolvido pelo Município acaba de ser confirmada pelo CERLALC, iniciando-se na próxima semana a entrega de materiais de caracterização da Bibliomóvel, para a realização do portefólio de 2012-2013.
 
O presidente da Câmara congratula-se com esta projecção, que constitui um “reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido” e da importância que o Município atribui à promoção da leitura. João Paulo Catarino sublinha ainda o papel desempenhado pela Bibliomóvel no apoio e presença que assegura junto de populações isoladas e maioritariamente envelhecidas.
Com sede em Bogotá (Colômbia), o CERLALC reúne 17 países ibero-latino-americanos. É um organismo intergovernamental, sob os auspícios da Unesco, que trabalha com o objectivo de desenvolver a leitura e a escrita, tendo como interlocutores os responsáveis pelas políticas culturais dos países membros. Para o portefólio PORLER apenas são seleccionados projectos implantados e cuja efectividade já tenha sido comprovada, permitindo aos países associados aproveitar as experiências regionais bem sucedidas.
A Bibliomóvel de Proença-a-Nova surgiu em Junho de 2006, no âmbito do projecto “Uma Comunidade, Uma Família”, financiado pelo programa Progride. Ao longo destes cinco anos tem percorrido algumas das aldeias do concelho mais distantes dos pontos fixos de biblioteca. Dispõe de um acervo documental de 828 livros, 115 DVD e oito publicações periódicas, que cobrem as temáticas relacionadas com as actividades e tradições próprias das populações servidas (caça, pesca, culinária, apicultura, música e bordados).

Sem comentários:

Enviar um comentário