Iniciativa integrada no movimento “Plantar Portugal”
resultou na plantação de cerca de 230 pinheiros,
sobreiros e medronheiros
“O que antes era uma clareira em breve vai ser uma floresta.” Carolina, do 4º ano, resumiu em poucas palavras a acção que hoje envolveu as 223 crianças do primeiro ciclo a frequentar as escolas do concelho. O Município de Proença-a-Nova aderiu ao movimento “Plantar Portugal” mas, devido às condições atmosféricas que mantiveram os terrenos alagados durante o Inverno, só esta sexta-feira se realizou a plantação que, a nível nacional, foi promovida em Novembro.
Num terreno municipal situado nas imediações do Parque Empresarial, cada criança plantou um pinheiro, sobreiro ou medronheiro. Antes de se iniciar a plantação foi dada uma breve explicação sobre o movimento, que procura alertar para a importância da reflorestação e preservação dos espaços verdes.
Na demonstração inicial, não foram precisas muitas explicações, porque os alunos mostraram estar habituados ao contacto com a terra. “Primeiro é preciso cavar e pôr lá umas coisas dentro do buraco”, dizia um dos meninos, referindo-se ao adubo. “Agora tem de se pôr terra em cima”, acrescentou de imediato outro.
O gesto valeu e os mais pequenos ficaram mais sensibilizados para os problemas ambientais. Foi bonito e parabéns a todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário