A adesão à iniciativa “O Natal na Voz do Povo de Proença-a-Nova”, que nos últimos três anos
tem promovido os autores do concelho e a recolha das tradições de Natal, faz com que seja
certa a sua continuidade.
Alfredo Bernardo Serra, que coordena o projecto, explica que a aposta em edições temáticas, testada pela primeira vez este ano, permite recolher “rituais específicos e vivências locais da quadra festiva”.
Apresentada no passado dia 18, a edição deste ano confirma “alguma evolução na qualidade de recolhas e inéditos em prosa”, explica Alfredo Bernardo Serra. Além de contos, são também aceites ensaios ou crónicas. “A participação poética tem sido sempre mais reduzida.”
João Manso, vereador com o pelouro da Cultura, sublinha que o município “continuará a apoiar esta iniciativa, que promove os nossos autores e recorda as tradições de Natal”. Temas em aberto para edições futuras não faltam e Alfredo Bernardo Serra aponta como exemplos o presépio no lar, presentes de Natal ou o Natal na praça.
Um dos apelos lançados é para que os professores, alunos e funcionários das escolas participem na próxima edição. Porque um dos objectivos, explica o coordenador do projecto, “é também promover o gosto pela escrita”. Os participantes têm-se mantido relativamente constantes nas três edições, sendo desejo da autarquia e do júri que selecciona os textos envolver a comunidade escolar.
Fonte: Website do Municípo
Sem comentários:
Enviar um comentário