Os produtos da marca Proença-a-Nova Origem e a loja online
foram divulgados entre os dias 17 e 26 de janeiro na Feira
Internacional de Berlim da Alimentação, Agricultura e Horticultura, que
acolheu cerca de 400 mil visitantes.
Além dos materiais promocionais da
marca, estiveram presentes os Lagares da Catraia e o Vinho Monte Barbo,
que responderam ao convite endereçado pelo Município a vários
empresários do sector agroalimentar.
Apesar de ter sido a primeira participação do Município no evento, o
balanço positivo – com boa aceitação especialmente do azeite e da loja
online – confirma a intenção de repetir a participação nos próximos
anos, como explica o presidente da Câmara, João Paulo Catarino. “O
objetivo será melhorar alguns aspetos de organização e manter sempre a
perspetiva regional”, explica. A participação inseriu-se numa iniciativa
conjunta da InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do
Centro, no âmbito de uma candidatura comunitária que permitiu
comparticipar as despesas em 75%.
A par dos contactos diretos que podem abrir novos mercados a empresas
locais, a aposta na Alemanha prende-se com o facto de estar entre os
seis países da União Europeia que mais fazem compras online. De acordo
com dados do Eurostat, cerca de um quarto dos utilizadores de internet
fazem compras noutros Estados-Membros. Com 1574 expositores e 98 mil
agentes de negócio de 67 países, a Feira Internacional de Berlim da
Alimentação, Agricultura e Horticultura recebeu ainda 48 mil
jornalistas.
Lançada há cerca de um ano, a marca Proença-a-Nova Origem tem vindo a
consolidar a presença em feiras e conferências temáticas, tendo sido
igualmente apresentada, na semana passada, no colóquio “Contributos para
o Desenvolvimento Agrícola”, promovido pela revista Voz do Campo, na
Escola Superior Agrária de Castelo Branco. As vendas online já
atingiram, nas primeiras semanas do ano, 20% do total de encomendas de
2013.
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