novembro 03, 2012

Oleiros deixa cair freguesias de Amieira e Vilar Barroco

Como já praticamente sabe, a lista das freguesias que se vão associar a outras está pronta faltando a atuação da Assembleia da República quanto a esta matéria. Oleiros deixa cair Amieira e Vilar Barroco. As negociações, as conversas entre autarcas, diremos que foram relativamente fechadas às pessoas  em geral, como que se os oleirenses nada tivessem a ver com esta questão. Muito se escreveu sobre o assunto da redução, muito se falou mas a questão sempre foi tabú. Talvez porque essa estratégia servia melhor os objetivos de quem tinha a obrigação de conduzir esse processo.
Mas o paradoxo aconteceu. Algumas pessoas (não autarcas) disseram-me neste fim de semana qual tinha sido a decisão de Oleiros. Confirmei a informação junto de fontes seguríssimas, fora desta zona. Nem gaguejaram. 
Nós sabemos, vocês sabem, que esta questão da nova reorganização administrativa deu muito que falar e ainda não acabou. A maioria governamental também ainda não se entendeu relativamente a algumas situações e basta dar o exemplo da possibilidade, ou não, dos autarcas se poderem candidatar a territórios diferentes daquele onde desempenharam as funções até agora.
Mas esta maioria enfraquecida vai ter que se entender...
Já quanto às Freguesias, um peso pesado do PSD, ainda há uma semana, em entrevista num canal de televisão, afirmava que sempre lhe agradou uma proposta radical nesta matéria de redução do número de freguesias. Para ele (que é considerado moderado) dizia que a solução ideal era acabar com todas as Juntas de Freguesias ficando só os Municípios.
_____
Já agora, depois de ter avançado com esta postagem, foi dito por um autarca oleirense que "a solução que se encontrou foi sempre pacífica e na Assembleia Municipal foi aprovada por maioria, com os votos contra dos presidentes das freguesias que perderam estaturo").
 

Sem comentários:

Enviar um comentário