Tanta coisa nos apetece dizer, quase gritar,
quando sentimos que algo vai mal no
mundo dos nossos pequenos e jovens...
Portugal tem dos melhores professores do
mundo e alunos de "ouro"
Apetece-me hoje chamar a atenção de quem a deveria ter sempre. Estou farto de ler as estatísticas e médias dos resultados dos exames. Este ano, dizem que foi um desastre em matemática e até lingua portuguesa. O atual Ministro tomou logo decisão de atribuir mais tempo ao ensino da matemática (ainda bem). Afinal parece que somos todos "burros". O assunto tem sido até demasiadamente discutido, analisado, vários avançaram com soluções diferentes, as escolas passaram a ser medidas por ratings dos seus resultados em exame. Entram e saem Ministros e, dizem, vamos de mal a pior. Eu, pessoalmente não aceito este tipo de situações. Já vi de tudo. Acabarem ou reduzirem com algumas disciplinas nalguns anos, para beneficiar a matemática e a lingua materna, mas os a pressão dos loobys desses disciplinas falou mais alto e tudo ficou quase na mesma. Passaram aulas para 90 minutos e parece que não foi a solução. Aulas de apoio... ah sim, mas parece que não melhorámos.
Agora, vamos às olimpíadas da matemática à Holanda (vamos todos os anos) e o jovem Miguel Santos de Alcanena de 16 anos e do 10º ano, conseguiu a medalha de ouro entre tantas equipas internacionais. Aliás
este vencedor já tinha arrebatado uma Menção Honrosa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática em 2010 e, no ano anterior, a medalha de ouro na competição portuguesa.. É OBRA!.
Na competição, conquistaram medalhas de bronze os estudantes do 12º ano Raul Penaguião, da Escola Secundária Santa Maria, de Sintra, e João Santos, da Escola Secundária da Maia, com 17 e 18 anos, respectivamente.
Luís Duarte, estudante do 10º ano na Escola Secundária de Alcains, ainda com 15 anos, arrebatou uma menção honrosa.
Luís Duarte, estudante do 10º ano na Escola Secundária de Alcains, ainda com 15 anos, arrebatou uma menção honrosa.
E os nossos alunos são maus em matemática? Ou serão os nossos exames que têm uma linguagem que não é igual ou sequer parecida com a utilizada nas escolas?
Mas milhares de professores dedicados e competentes (retiro os casos menos capazes científico e pedagogicamente) são maus professores? TODOS eles são incompetentes? Pois bem, eu posso aqui e em todos os lados afirmar, que trabalhei uma vida inteira com colegas muitíssimo bem preparados e de uma dedicação irrepreensível. Assisti, conjuntamente com inspectores a centenas de aulas de professores de matemática e salvo um caso ou outro fiquei (ficámos) impressionados com o trabalho deles na sala de aula.
Bem, se tivéssemos aqui notas inflacionadas e fossemos às Olimpíadas internacionais e tivéssemos maus resultados... aí algo não estaria bem, mas dando-se o contrário alguém como eu poderá gritar com toda a legitimidade: Algo está está errado.
Eu deixo-vos dizendo que não são os nossos jovens menos capazes que outros, mas um aluno com boas notas em todas as disciplinas me dizia há pouco tempo: "andamos na escola tanto tempo da nossa vida e muitas vezes a aprender algumas das coisas que teria tempo, noutras ocasiões, de o fazer. Veja bem, no tempo do meu pai inventaram o Propedêutico só com 3 disciplinas (aumentou mais um ano), depois foi substituído pelo 12º ano (que já teve 3 e mais disciplinas) e quantas vezes mudámos de programas? Isto cada ministro ou cada equipa ministerial cria comissões e mais comissões que depois nunca dão em nada porque quando apresentam o relatório já o ministro lá não está."
E isto, caros leitores, é um aluno que muito tem estudado a falar.
Não quero falar da agitação no seio das escolas com introdução de novos regulamentos, novas formas de gestão, novo modelo de avaliação (que agora foi suspenso) porque isso, levava-me a escrever um livro.
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