maio 07, 2011

Sondagens? Não acertam mesmo! a diferença entre as duas é inacreditável

A Universidade Católica realizou uma sondagem sobre as intenções de voto dos portugueses e outras questões afins. Deus o primeiro lugar ao PS e na RTP1 compararam-se resultado até com as anteriores sondagens, mostrando a descida do PSD e a subida do PS. Em quase todas as questões surgiu Sócrates à frente de Passos Coelho exceto em questões de simpatia que eram separados por um ponto.
Porém, outra sondagem levada a cabo pela Eurosondagem obteve como resultado PSD à frente com 2,2 pontos sobre o PS. No mesmo dia!

Quando mudava de canal estavam a comentar os resultados da Universidade Católica, mas se mudasse para outro, estavam a comentar a pequena diferença do PSD. Isto, é, pelas sondagens de valores trocados, os dois partidos não descolam mesmo e é mesmo considerado um empate técnico nas intenções de voto dos eleitores, mas que é um pouco caricato é. E ainda eles querem que acreditemos nas Sondagens....
Que são um bom meio de motivação de algum eleitorado, isso é verdade, mas os próprios lideres dos partidos desvalorizam as sondagens (especialmente quando elas não lhes são favoráveis), mas então porque é que todos as pedem também a estas e outras entidades? 
Claro que estas foram órgãos da comunicação social as solicitaram e pagaram. Mas fica esta nota de preocupação, embora eu conheça muito bem esta questão das sondagens e como elas podem ser falíveis. Pelo menos que falem "de cátedra" como falaram as agências de rating, pensando agora que quem comanda a opinião pública são eles.
Que são muito discutidas entre as pessoas e dão lugar a muitas conversas, lá isso é verdade, mas como um político disse em debate "valem aquilo que valem".

Sem comentários:

Enviar um comentário