março 04, 2011

A exposição “Campanha da Resina” segue para Castro Daire

Exposição organizada pelo Centro Ciência Viva foi visitada por 1.129 pessoas no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior em Castelo Branco - Um êxito

A viagem ao passado para recordar o ciclo de produção da resina, promovida pela exposição temática “A Campanha da Resina”, tem cativado os visitantes. Entre 6 e 27 de Fevereiro, período em que esteve patente no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, a mostra foi vista por 1.129 pessoas. Segue agora para o concelho de Castro Daire.
Dos mais de mil visitantes que estiveram no museu, 180 pediram para visitar exclusivamente a exposição temporária. Muitas destas
pessoas tinham em comum o facto de terem estado ligadas à actividade e quererem recordar o trabalho e mostrá-lo a filhos ou outros familiares.
Castro Daire é a próxima paragem da mostra concebida pelo professor Paulo Antunes Santiago e produzida pelo Centro Ciência Viva da Floresta (CCVF), em colaboração com a Câmara Municipal de Proença-a-Nova. A inauguração será a 13 de Março, às 15.30 horas, no auditório do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire e coincide com a abertura da 6ª Semana Florestal do concelho.
Além do autor, Paulo Santiago, que fará uma visita guiada, também o rancho folclórico “Os Resineiros”, de Corgas, irá marcar presença, com alguns dos temas em que recria gestos ligados à actividade. A exposição, que estará patente até Abril, inclui painéis descritivos de todo o ciclo produtivo, um filme, vestuário e alfaias utilizadas pelos resineiros e até troncos de árvore mostrando como eram feitas as incisões (feridas) e colocados os canecos de barro. 
Inf: site da CMS

Sem comentários:

Enviar um comentário