novembro 28, 2016

Aguardente de medronho SILVAPA de Oleiros alcança prata



Produtos regionais são reconhecidos pela sua excelente qualidade
"A Aguardente de Medronho produzida pela Silvapa alcançou a medalha de prata no Concurso Nacional de Aguardentes não Vínicas Tradicionais Portuguesas, que se realizou no passado dia 10 de novembro.
O Concurso é organizado pelo Centro Nacional de Exposições em Santarém e a Qualifica/OriGin Portugal. Esta iniciativa teve como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores. 

O Município de Oleiros tem feito um esforço no sentido de incentivar a produção de aguardente de qualidade de modo a valorizar este produto endógeno. Exemplo disso, foi o colóquio "Qualidade da aguardente de medronho e outras potencialidades" decorrido no âmbito da Mostra do Medronho e da Castanha que abordou temas como as boas práticas do fabrico, a definição de uma aguardente de qualidade, a caracterização e o envelhecimento da "medronheira", a distinção entre aguardentes envelhecidas e preparadas entre outras temáticas que reuniram em Oleiros especialistas da área de todo o país.
Recorde-se que em 2015, o “Licor de Medronho Silvapa” foi considerado o “Melhor dos Melhores” do 4º Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses. Neste sentido, é possível perceber as potencialidades dos produtos derivados do medronho e que têm alcançado cada vez mais o reconhecimento merecido." - Comunicação da CMO

O responsável pela produção deste e doutros produtos tem vindo a mostrar como se fazem as coisas e como se pode levar longe o nome de Oleiros. É uma afirmação já reconhecida quer localmente, quer noutras paragens.

Sem comentários:

Enviar um comentário