outubro 12, 2016

Trilho dos Apalaches Parte II - inscrição até dia 13



Continuam abertas até ao dia 13  de outubro (quinta-feira) as inscrições para a parte II do Trilho Internacional dos Apalaches (Grande Rota Muradal-Pangeia). As inscrições são efetuadas nas Juntas de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, Orvalho e Sarnadas de S. Simão, ou no Posto de Turismo de Oleiros. O valor da inscrição é de 10€ e inclui almoço, reforço alimentar e brinde.
No dia 15 de outubro, os participantes devem deslocar-se em transporte próprio até ao local de concentração no Largo de Festas do Vilar Barroco, pelas 08h30. A caminhada inicia às 9 horas e termina às 13 horas com almoço no Miradouro do Mosqueiro (Orvalho). No total serão percorridos 12Km na segunda parte deste Trilho que corresponde à deslocação Vilar Barroco - Orvalho.

O percurso é de dificuldade média-alta com um acumulado positivo de 863 metros. O primeiro reforço alimentar será aos 4.2Km e o segundo reforço aos 8Km, contando com o acompanhamento dos Bombeiros Voluntários de Oleiros ao longo de todo o trajeto.
Devido à dificuldade imposta pelo último troço de 1,5Km até à chegada ao local do almoço (Mosqueiro), haverá viaturas disponibilizadas pela Câmara Municipal para os participantes que decidam por esta alternativa. O transporte de regresso ao ponto de partida será por volta das 15 horas no Miradouro do Mosqueiro.
Nesta segunda parte do Trilho, o destaque vai para a Fraga da Água d'Alta, composta por um conjunto de quedas de água das quais a maior se eleva a 25 metros de altura. Também o local de chegada, onde decorrerá o almoço representa um Geomonumento. O Cabeço do Mosqueiro, no topo do Penedo das Sardas, a 666 metros de altitude e 300m acima da Garganta do Zêzere proporciona uma vista panorâmica de cortar a respiração.
A Grande Rota Muradal Pangeia - GR38 - enaltece a montanha quartzítica do Muradal e evoca o supercontinente Pangeia, que existiu até há 200 milhões de anos, do qual esta região do Maciço Ibérico faz parte. Visto ter um total de 23Km, a GR 38 é percorrida em duas partes.
A iniciativa é do Município de Oleiros, com o apoio das Juntas de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, Orvalho, Sarnadas de S. Simão e da Associação Os Cucos do Vilar Barroco.

Sem comentários:

Enviar um comentário