outubro 09, 2015

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visita Oleiros


A Imagem de Nossa Senhora de Fátima está em peregrinação nacional com o intuito de chamar a atenção para o centenário das Aparições de Fátima, que se celebra em Maio de 2017. O programa para o concelho de Oleiros é o seguinte:
 13 de outubro:
17:00 - Receção da Imagem Peregrina na Foz do Giraldo
18:00 - Saudação no Estreito
20:00 - Chegada à Igreja Matriz de Oleiros
         - Acolhimento e celebração
         - Procissão das velas
         - Oração/Vigília até à meia-noite
14 de outubro:
09:00  - Eucaristia em Oleiros e celebração do "Adeus"

"De maio de 2015 a maio de 2016, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora passará por todas as dioceses de Portugal, numa grande peregrinação festiva, que pretende assinalar o Centenário das Aparições.

Entendemos que esta celebração do Centenário é um “tempo favorável”, que o Senhor nos concede viver, para revitalizar a nossa vivência de fé, uma vez que não pretende assinalar simplesmente uma efeméride histórica, mas tornar-se veículo de evangelização e caminho para a conversão e para o encontro com Cristo, por meio de Maria. É neste contexto que surge esta iniciativa da peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas dioceses portuguesas. A proposta foi apresentada genericamente ao Plenário da Conferência Episcopal Portuguesa e acolhida com entusiasmo pelos Bispos portugueses, que viram nela uma oportunidade para divulgar e re-avivar a consciência da riqueza e atualidade da mensagem de Fátima e para sensibilizar as comunidades para a importante celebração do Centenário das Aparições.
Com esta iniciativa, pretendemos envolver todas as dioceses portuguesas na celebração do Centenário das Aparições, mas também ajudar as comunidades eclesiais a viver a mensagem e a espiritualidade de Fátima. Temos consciência do grande impacto que uma iniciativa deste género poderá ter, quer pelo número de fiéis que pode congregar, quer pela oportunidade que oferece de anunciar Jesus Cristo, a quem a Virgem Maria sempre nos conduz.  Para atingir os objectivos pretendidos e para que tenha um impacto significativo, propomos a cada diocese momentos de oração e celebração, bem como encontros de catequese e formação que permitam desenvolver os gérmens da Palavra de Deus lançados aos corações.
Desejaríamos que esta grande peregrinação da imagem de Nossa Senhora fosse uma forte experiência de fé, através das celebrações, momentos de oração e expressões de piedade popular; desejaríamos que fossem atingidas todas as faixas etárias e que todos tivessem oportunidade de aprofundar o conhecimento e vivência da mensagem de Fátima. 
P. Carlos Cabecinhas"
- Fontes: CM Oleiros
             Website do Santuário de Fátima (texto e cartaz)

Sem comentários:

Enviar um comentário