De acordo com o Website do Munícípio a Fundação para a Ciência e Tecnologia distinguiu o projeto promovido pelo Município de Proença-a-Nova - Contrato Local de Desenvolvimento Social- AGIR com o prémio Inclusão e Literacia Digital.
Este prémio distingue projetos altamente meritórios na área de inclusão e literacia digitais, que se configurem como modelos de boas práticas e tem como objetivo último contribuir para o desenvolvimento e implementação de ideias inovadoras. O prémio é atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia enquanto mecenas da Rede TIC e Sociedade que promove a aquisição ou desenvolvimento de competências digitais para que qualquer cidadão, independentemente da idade e condição, possa exercer a sua participação na sociedade digital de forma autónoma.
Nesse sentido, têm vindo a ser promovidas ações de formação descentralizadas coordenadas pelo Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal. A par da formação, têm sido multiplicados pontos de acesso livre a computadores com ligação à internet. É o caso do Espaço Internet, a funcionar desde 2008 que conta com uma média diária de 40 utilizadores, com o apoio permanente de um técnico informático. Também a Biblioteca Municipal e os três polos proporcionam esse acesso e apoio de proximidade, sendo de destacar o papel desempenhado pela Bibliomóvel, que facilita o contacto da população sénior e não só com novas tecnologias, nomeadamente através de um projeto que apoia o estabelecimento de ligações via Skype com familiares.
O valor do prémio atribuído foi de 2.500 euros e foram investidos pelo Município na modernização dos sistemas operativos do Espaço Internet, dando continuidade à missão e serviço que este espaço presta aos munícipes e a todos os que nos visitam, agora com ferramentas mais atuais." -
Sem comentários:
Enviar um comentário