- As Danças Tradicionais da Lousa acabam de ser inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial, na sequência da decisão da Direcção-Geral do Património Cultural, já publicada em Diário da República.
A classificação foi assinalada pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, que cumprimentou todos os lousenses e recebeu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma comitiva constituída por representantes da União de Freguesias, da Associação Cultural e de dançarinos tradicionais: da Dança das Virgens, da Dança dos Homens e da Dança das Tesouras que, conjuntamente, são as Danças Tradicionais da Lousa agora distinguidas.
O estudo destas danças tem sido garantido, ao longo dos tempos, com contribuições valiosas e decisivas. Recentemente, o livro "As Danças Tradicionais da Lousa - Um Património da Beira Baixa", editado pela Junta de Freguesia e da autoria de Isabel Leal da Costa, veio dar um forte impulso na preservação e divulgação deste valioso património, também já registado em sistema videográfico, em formato DVD, e com um Núcleo Museológico no Museu Etnográfico da Lousa que lhe é dedicado.
A origem das Danças da Lousa permanece desconhecida. Mas todos os anos o povo da freguesia, durante a festa religiosa de Nossa Senhora dos Altos Céus, no 3º domingo de Maio, recria este velho ritual em frente da Igreja Matriz.
Sem comentários:
Enviar um comentário