Agora sim, a estrada entre o novo troço de estrada Sertã-Oleiros já se vê e concretiza uma aspiração desta região e dos autarcas que se bateram pela mesmo. O que chegámos a temer ficar também na gaveta das não decisões do Governo (ou das obras suspensas por falta de verbas) é agora motivo de alegria. Ainda bem. O Município de Oleiros relata assim o desenrolar desta obra e dele são também as fotos que se seguem:
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As obras de construção da EN 238 entre Oleiros e a Sertã vão a bom ritmo. Recorde-se que esta é uma obra há muito reivindicada pelas populações, num traçado de 19,7 Km (menos 6 Km que o actual) que permitirá reduzir o tempo de acesso à Sertã em 53%, ao mesmo tempo que garante o necessário estabelecimento de condições de segurança rodoviária.
Esta opção permite assim uma maior fluidez nesta ligação, permitindo uma maior qualidade de vida aos habitantes da região, ao mesmo tempo que irá de encontro aos anseios dos empresários e às exigências de potenciais investidores. Recorde-se que actualmente, com a ligação de Ferreira do Zêzere ao IC3, muitos habitantes da Sertã equacionam seguir por esta via até Lisboa, afirmando encurtar o trajecto da viagem em cerca de 40 Km. Com a conclusão da EN 238 entre Oleiros e Sertã, os Oleirenses poderão também optar por esta solução, o que seguindo o mesmo raciocínio, encurtará a distância até Lisboa em 46 Km.
Esta opção permite assim uma maior fluidez nesta ligação, permitindo uma maior qualidade de vida aos habitantes da região, ao mesmo tempo que irá de encontro aos anseios dos empresários e às exigências de potenciais investidores. Recorde-se que actualmente, com a ligação de Ferreira do Zêzere ao IC3, muitos habitantes da Sertã equacionam seguir por esta via até Lisboa, afirmando encurtar o trajecto da viagem em cerca de 40 Km. Com a conclusão da EN 238 entre Oleiros e Sertã, os Oleirenses poderão também optar por esta solução, o que seguindo o mesmo raciocínio, encurtará a distância até Lisboa em 46 Km.
A via em causa representará um eixo definitivamente estruturante e estratégico para a região, pelo que a escolha do seu traçado foi pensada numa óptica de sustentabilidade, considerando a integração deste troço numa posterior via entre Tomar e Fundão. Com a construção em causa, segundo o presidente da Câmara Municipal, José Santos Marques, “para podermos ser realmente competitivos, falta-nos uma ligação digna à capital de distrito Castelo Branco, o que para além de satisfazer várias necessidades urgentes, facilitaria, em muito, a Exportação dos nossos produtos para a Europa, via terrestre”. Nesse sentido, aquando da visita do Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Eng. Paulo Júlio, este afirmou que se iria interessar pessoalmente pelo caso, intercedendo junto do poder central, sendo esta uma questão que merecia toda a sua atenção.
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