De acordo com informação dada pela rádio Condestável de Cernache do Bonjardim, Miguel Relvas, apresentará na próxima segunda feira, dia 26/9, a reforma administrativa e que designam, neste momento das negociações por "documento verde".
Relvas fala num “caminho de rigor, seriedade e de exigência neste novo ciclo do poder local”. O objectivo é ter “um poder local mais enxuto e mais próximo do cidadão”, reforçou.
E quanto à redução do número de freguesias e ao caminho aberto para uma maior desertificação do interior, o mesmo responde que “com ou sem freguesias ela é já uma realidade”, pois “o modelo de solidariedade e de coesão territorial não é feito porque há mais órgão políticos e sim se soubermos aplicar e utilizar bem os investimentos com que enfrentamos o território”.
Mas atenção que esta apresentação do "documento verde" não traz ainda nenhuma solução definitiva, porque segundo o Ministro, o processo da reforma administrativa desenrolar-se-á até Junho de 2012, facto que não é estranho à aproximação das eleições autárquicas nessa altura. Porém, para que a serenidade se mantenha neste país que não contesta, genericamente, a redução das autarquias (leia-se freguesias) todo o cuidado é pouco e o processo parece que se vai desenrolar caso a caso.
Sem comentários:
Enviar um comentário