março 07, 2014

Casa da Comarca da Sertã - Posse dos Órgãos Sociais


Mesa da Assembleia na tomada de posse

Na Casa da Comarca da Sertã (CCM), em Lisboa, tomaram posse os sócios recentemente eleitos  para os seus Órgãos Sociais para o biénio 2014/2015 (Mesa da Assembleia, Conselho Regional, Direção e Conselho Fiscal). Esta cerimónia teve lugar pelas 19h00 da quarta-feira de cinzas tendo estado presentes várias individualidades representantes da região que a “Casa” abarca, mormente, das Autarquias Municipais da Sertã e de Vila de Rei, tendo Oleiros e Proença-a-Nova terem comunicado ao Presidente da Direção da impossibilidade de estarem presentes neste dia. Os trabalhos foram dirigidos pelo Dr. Manuel Luís Farinha ladeado pela Drª Maria Adelaide Canas e pelo sócio mais antigo dos eleitos, o sr. Martinho Mendes de Oliveira – Presidente do anterior e atual Conselho Fiscal.
Após o acto de posse, o Presidente da Direção, Eng. Pedro Amaro usou da palavra para justificar a forma como trabalha – exigente consigo e com os outros no trabalho e dedicação à C.C.S – e apresentou inclusivamente já várias acções programadas a curto prazo. Afirmou ainda que a comemoração do 68º aniversário da “Casa” decorrerá em Vila de Rei no fim de semana de Maio anterior ao das eleições europeias.
Seguidamente interviu o Presidente da Mesa da Assembleia para situar o papel da CCS no antes e naquilo que o mesmo entende que deveria ser a preocupação predominante de todos os responsáveis (e outros) ali presentes: a desertificação da nossa região, tão visível e concreta que é possível identificar as carências com que se deparam as pessoas destes concelhos, das freguesias, das pequenas povoações. Deu exemplos de vivências recentes. Exortou os presentes a investir nas suas terras nem que seja nas chamadas “casas para os fins de semana”.
Já não é a primeira vez que o Dr. Manuel Farinha torna públicas as suas (que são ou devem ser as dos outros) preocupações pela morte contínua e aflitiva em que está a cair o nosso Interior. A média de idades das pessoas que ali vivem é bastante alta e, em poucos anos, corre sérios riscos de passar a ter níveis muito baixos de moradores com todas as consequências fáceis de imaginar.
Seguiu-se o tradicional “Porto de Honra”


março 06, 2014

Campeonato Nacional de Navegação em Oleiros - Trilhos do Estreito



"A 2.ª etapa do Campeonato Nacional de Navegação, agendada para o dia 26 de abril, vai ter como palco o concelho de Oleiros. A iniciativa é organizada pela associação Trilhos do Estreito, a qual face ao sucesso verificado no ano passado no âmbito da organização da prova Trilhos Navegação 4X4, vê agora o seu mérito reconhecido com mais um desafio. O convite foi dirigido pela Federação Portuguesa de Todo o Terreno e pela Lazer para Todos, entidades promotoras deste Campeonato.

Esta é uma competição que consiste num evento desportivo e turístico de aventura, navegação e fotografia, composto por seis etapas. Paralelamente ao Campeonato, em cada etapa, será realizada a classe “Promoção” que se destina a quem quiser experimentar navegar junto das equipas que disputam o CNN2014. Nesta classe cada equipa participa com os meios que tiver, bastando apenas possuir um GPS
que grave track's e uma máquina fotográfica. Os participantes desta classe têm de validar os mesmos waypoints definidos para a prova e estão sujeitos às mesmas penalizações, tal como as equipas que disputam o CNN."

Grande prémio de Atletismo "Oleiros a Correr"


Esperam-se muitos atletas
Participe!

"Realiza-se no próximo dia 30 de março, domingo, o 5.º Grande Prémio de Atletismo “Oleiros a Correr” organizado pelo Município de Oleiros, com o apoio técnico da Associação de Atletismo de Castelo Branco. Com início marcado para as 10H00, na Praça do Município de Oleiros, o mote está lançado: “venha correr ao Pinhal e aprecie um território de exceção”.



Para se inscrever, basta contactar telefonicamente pelos números 272 680 130 e 272 341 753 ou por e-mail através dos contactos topografia@cm-oleiros.pt; piscinas@cm-oleiros.pt e cbranco@fpatletismo.org."

março 03, 2014

Carnaval em Oleiros foi molhado mas com entusiasmo


Neste domingo de Carnaval, contra chuva e vento o desfile em Oleiros acabou por se efetuar em tempo reduzido pois as condições atmosféricas não eram as propícias para se continuar na rua. O desfile foi curto, com quase todos a apanharem um molha mas que recorrendo aos chapéus-de-chuva.
Acabaram muitos por ter que aproveitar o grande espaço coberto (todo o espaço é do tamanho do edifício onde está instalada a Repartição de Finanças e é pertença da Santa Casa da Misericórdia). Ali muitos continuaram a divertir-se mas, como é lógico, os poucos carros alegóricos que existiam tiveram que ficar de fora. Não devido ao tamanho, porque todos eles eram relativamente pequenos.
Mas houve Carnaval. Os dias anteriores já tinham sido de bastante chuva e muito vento. Não teve o brilho de alguns anos, mas é assim, em muitas regiões do país também assim foi, com raras exceções. 
Para quem se empenhou, para quem esteve presente, para quem acabou por conviver, tocando, dançando, comendo e bebendo na imensa garagem da tal cave (onde normalmente se realizam bailes de jovens) fica a minha admiração. Merecem esta palavra de apreço por tudo isso. (ver mais fotos)

março 02, 2014

Despedidas de fábrica em Oleiros convivem em conjunto




70 ex-empregadas da SETEIF reuniram-se em convívio
Neste dia 1 de março 2014 reuniram-se num almoço que decorreu no restaurante “Maria Pinha”, todos ex-empregadas da fábrica Steif que encerrou as suas portas em Oleiros deslocalizando-se para outro país não europeu.
Estas mulheres acabaram por ser indemnizadas mas, a maioria, preferencialmente queriam continuar a trabalhar na fábrica, caso ela continuasse a laborar. Assim não aconteceu e, passados vários meses, deu-se este encontro que me foi classificado como “muito bom, saudável e que mostra a grande amizade entre estas pessoas”.
“Olhar Oleiros” não podia deixar de registar estes momentos pelo significado que assumiu e direi mesmo, pela enorme aderência. Ali encontrei alguns grupos de senhoras da mesma família e que propositadamente aqui ficam em foto. Vi rostos bonitos e sorridentes e, muitas delas, pessoas minhas familiares e bastante conhecidas. A todas estas pessoas fica um abraço de felicitação pela coordenação deste significativo momento em Oleiros.