fevereiro 26, 2014

Cabrito estonado e maranho é em Oleiros dias 12 e 13 e 19 e 20 abril


6.ª edição do Festival Gastronómico do
Cabrito Estonado e do Maranho



A sexta edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho já tem data marcada e como é habitual, vai realizar-se em dois fins-de-semana, em plena época pascal, nos restaurantes aderentes. Assim, nos dias 12 e 13, 19 e 20 de abril, todos os caminhos vão dar a Oleiros para a realização de um evento que começa a atrair muitos turistas e visitantes ao concelho. 


Tendo em conta o êxito das cinco primeiras edições, esta é uma iniciativa que quase sempre esgota a capacidades das salas dos restaurantes que aderem (mais tarde serão divulgados). Uma informação importante adicional é a de que, nestas datas, os preços do pratos são os mesmos em todos esses restaurantes. A escolha é mesmo uma questão de gosto (varia de cozinha para cozinha), das condições das salas e muitas vezes das pequenas distâncias.

No entanto fica desde já o aviso para quem especialmente venha de longe deve marcar antecipadamente, caso contrário, pode não encontrar vaga para se sentar e comer.

Farei a divulgação, como é habitual, de todas as informações, nomeadamente, dos contatos.

fevereiro 25, 2014

FUTSAL - CBO (Casa do Benfica de Oleiros) na final da Taça de Honra

Taça de Honra “ Carlos Ranito Xistra
4ª jornada, 1ª fase grupo C

“ A casa do Benfica em Oleiros, conseguiu este fim semana e quando  ainda faltam disputar 2 jornadas, atingir a Final Four da Taça de  Honra “ Carlos Ranito Xistra”.
A Casa do Benfica em Oleiros, foi  vencer por 6-2 a A.D.de Proença-a-Nova, com golos de Duarte (2),  Norberto, Marcelo, Diogo Ferreira e Ricardo. A final Four irá  disputar-se no fim de semana de 26 e 27 de Abril de 2014, mas ainda  não se sabe onde se irá realizar. De salientar que, com este apuramento, a Casa do Benfica em Oleiros irá marcar presença na final four, pelo  2º ano consecutivo. "
De acordo com o que apurei, quer o treinador, José Antão, quer toda a equipa sentem-se felizes por este feito, por ser um dos seus principais objetivos.
Um abraço a todos quantos conseguiram garantir já a final.

Corrida de montanha em Vila de Rei pelos trilhos mais altos


A Horizontes, Lda, com o apoio da Câmara Municipal de Vila de Rei, organiza, no próximo dia 8 de Março, uma prova de corrida de montanha que percorrerá os mais diversos trilhos do Concelho de Vila de Rei.

A iniciativa insere-se na competição “Território – Circuito Centro”, prova de quatro etapas (Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Vila de Rei e Sertã) que decorrerá nos primeiros quatro meses de 2014.
A prova de Vila de Rei conta com 180 atletas inscritos nas provas de 25 e 67 km.

Das quatro etapas do “Território – Circuito Centro”, o percurso de Vila de Rei será o único que, tal como no passado, atribuirá dois pontos para a participação na prova internacional de Mont Blanc, que reúne os melhores atletas de corrida de montanha a nível mundial.

A corrida de montanha é uma modalidade de desporto de natureza de pura resistência, com cada vez mais adeptos em Portugal e por toda a Europa, que irá levar aos limites as capacidades físicas e mentais dos participantes.

Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, refere que “pelo terceiro ano consecutivo, Vila de Rei volta a receber uma prova de corrida de montanha que irá reunir perto de duas centenas de participantes. Esta iniciativa vem, mais uma vez, realçar as potencialidades do Concelho para o desporto de aventura, permitindo ainda mostrar alguns dos mais belos recantos Vilarregenses a todos os participantes da prova.”
- município V.Rei

fevereiro 24, 2014

Ciclo de tertúlias em Proença recorda abril


A iniciar um ciclo de tertúlias comemorativas dos 40 anos do 25 de abril, cerca de três dezenas de pessoas discutiram, na quinta-feira passada, o contributo dos movimentos estudantis para a viragem democrática. António Manuel Silva, professor de História que viveu os anos de 1972 e seguintes na Universidade de Lisboa, moderou um serão feito de memórias, acompanhadas do enquadramento histórico sobre a evolução política e económica do país entre 1933 e 1975.
Coube ao vereador da cultura, João Manso, fazer a apresentação da iniciativa, que além de celebrar a revolução recupera um antigo hábito de organização regular de tertúlias no âmbito da comunidade escolar local. Procurou-se recriar, no bar do Hotel das Amoras, um ambiente de proximidade que permitisse a participação dos presentes. O objetivo foi conseguido, com um leque alargado de intervenções e questões.
António Manuel Silva recordou que a chegada a Lisboa, a 10 de outubro de 1972, coincidiu com um período de turbulência no meio académico. Apenas dois dias depois, a 12 de outubro, um colega foi morto pela PIDE numa reunião de estudantes e “a academia entrou em polvorosa”. Educado “na escola maoista”, participou depois na distribuição de propaganda – panfletos fotocopiados e distribuídos entre colegas, em greves e manifestações.
Como grande parte da população que estava em Lisboa, também o então estudante universitário foi para as ruas a 25 de abril e durante três dias não pôs os pés em casa. “Vi o 25, o 26 e o 27 de abril”, brincou. As disparidades entre o litoral e o interior do país, as diferentes forças ideológicas em disputa e o contexto cultural que justificava a falta de consciência política de grande parte da população foram alguns dos tópicos focados durante o serão. O próximo tema, a 20 de março, irá centrar-se nos dias da revolução e a forma como foram vividos em Proença-a-Nova.

V. Sernache continua 1º classificado. É uma grande equipa!

Disputou-se neste domingo, 23 de fevereiro, a 15ª Jornada de futebol da Distrital de Castelo Branco não havendo surpresas a salientar. 

Oleiros empata em casa com o Belmonte (2-2) e continua no meio ta tabela classificativa; Proença bateu em casa o Teixonense por (2-0) e continua em 3º classificado; Em Alcains houve sete golos (4-3) Atalaia a ser derrotado o que deixou a forte equipa de Alcains em 2º lugar e a um ponto do primeiro, que continua a ser o V. Sernache (equipa muito regular e difícil de vencer - 34 pontos) indo, nesta jornada, a Vila Velha de Ródão vencer por (1-2). Já o Pedrógão de S. Pedro, perdeu em casa (1-2) com o Estação e continua em último lugar, somente 6 pontos conseguidos neste campeonato.
Será bom notar que V. Sernache, Estação, Oleiros e Fundão, têm menos um jogo que os restantes.

fevereiro 23, 2014

Sorteio para a fase de Grupos - Europeu 2016


Sorteio dos Grupos
Datas dos jogos de Portugal

Portugal, como se sabia, era cabeça de grupo e coube-lhe, em sorteio, jogar com equipas de países nórdicos. A fase final será em França e, por isso mesmo, a seleção francesa já está apurada para essa fase.
Quanto ao apuramento nesta fase de grupos será a seguinte: 23 serão apurados entre os 53 participantes. Estão já formados os nove grupos: oito com seis equipas e um com cinco. Os dois primeiros de cada grupo garantem apuramento direto, bem como o melhor dos terceiros classificados. Os restantes terceiros discutem as quatro vagas restantes num play-off a duas mãos, em novembro de 2015.
Grupo A
Holanda - Cazaquistão- Islândia - Letónia - Turquia - República Checa

Grupo B 
Bósnia - Andorra - Chipre - País de Gales - Israel - Bélgica

Grupo C 
Espanha - Luxemburgo - Macedónia - Bielorrússia - Eslováquia - Ucrânia

Grupo D
Alemanha - Gibraltar - Geórgia - Escócia - Polónia - Irlanda

Grupo E
Inglaterra - San Marino - Lituânia - Estónia - Eslovénia - Suíça

Grupo F
Grécia - Ilhas Faroe - Irlanda do Norte - Finlândia - Roménia - Hungria

Grupo G
Rússia - Liechtenstein - Moldávia - Montenegro - Áustria - Suécia

Grupo H
Itália - Malta - Azerbaijão - Bulgária - Noruega - Croácia 

Grupo I
Portugal - Albânia - Arménia - Sérvia - Dinamarca

Veja as datas dos jogos da nossa seleção são as seguintes:

A 7 de setembro de 2014 a seleção recebe a Albânia
A 14 de Outubro vai à Dinamarca
Um mês depois recebe a Arménia
Vai também receber a Sérvia a 29 de março de 2015
Mas a 13 de junho vai fora defrontar a Arménia
AS 7 de setembro 2015 vai à Albânia
Um mês depois, 7 de outubro, recebe a seleção Dinamarquesa
e logo a 11 do mesmo mês termina na Sérvia.

Executivo de Proença aprovou moção a favor dos doentes oncológicos

Em defesa do acesso equitativo dos doentes oncológicos a terapêuticas inovadoras, o executivo camarário de Proença-a-Nova aprovou uma moção que reivindica a anulação do despacho que limita o pedido de Autorização Excecional de medicamentos aos institutos de oncologia de Lisboa, Coimbra e Porto. O Município está a proceder, em articulação com as autoridades de saúde, a um levantamento do número de doentes oncológicos do concelho, para avaliar a melhor forma de disponibilizar transporte para aquelas unidades especializadas.

A moção agora aprovada por unanimidade, e que será submetida à Assembleia Municipal, resulta de uma iniciativa da Câmara Municipal de Elvas, que desafiou as autarquias a associarem-se numa posição conjunta. Apoiada num documento do Colégio de Oncologia da Ordem dos Médicos, a moção considera que o despacho do governo “é discriminatório para com os doentes afastados dos grandes centros médicos” e “gerador de profundas desigualdades regionais, afastando os doentes do interior do país da acessibilidade a potenciais terapêuticas”.

Lembrando que as autorizações excecionais de terapêuticas inovadoras são autorizadas pelo Infarmed e baseadas na fundamentação técnica e científica, o documento do Colégio de Oncologia (igualmente subscrito por médicos da especialidade) sublinha que esses princípios garantem o rigor na aprovação de tratamentos diferenciados e defende que existem “muitos centros de excelência no tratamento de doenças oftalmológicas e oncológicas fora dos três grandes centros do país”.

A moção foi divulgada junto de todas as câmaras, assembleias municipais e freguesias do país, tendo igualmente sido dado conhecimento, pela Câmara de Elvas, aos diversos órgãos de soberania, ao bastonário da Ordem dos Médicos e associações de defesa dos doentes oncológicos.

fevereiro 22, 2014

"NEM LOUCO, NEM MORTO!" - Teatro em Pampilhosa da Serra

CICLO DE TEATRO MISE EN SCÈNE

No próximo dia 28 de fevereiro, pelas 21h30, o Auditório Municipal do Edifício Monsenhor Nunes Pereira vai receber a comédia "Nem Louco, Nem Morto!", da autoria do Teatro Olimpo. Esta peça insere-se no Ciclo Mise en Scène.
 
"Trata-se de uma farsa construída a partir de "O Doido e a Morte", peça de Raúl Brandão, cujo enredo gira em torno de um Governador Civil, símbolo do poder balofo e burocrático que afinal nada governa, frontalmente ridicularizado pelas restantes personagens. Assim, num rotineiro dia que até poderia ser igual a tantos outros, quando está a tentar escrever mais uma das suas fastidiosas poesias, criadas durante o horário de expediente, um Governador Civil recebe a visita de uma genial cientista, portadora de uma poderosa bomba, capaz de destruir tudo e todos, arrastando o político/poeta para uma verdadeira espiral de loucura..."

Castelo Branco - NO CCCCB Festival de Guitarra abre dia 27

O Festival de Guitarra de Castelo Branco é a concretizaçăo de um desejo antigo dos docentes de guitarra do Conservatório Regional de Música.

Na definiçăo do modelo existiram duas prioridades: por um lado, proporcionar aos alunos do Conservatório mais do que as actividades lectivas regulares, enriquecendo a sua formaçăo e tornando-os actores centrais do próprio festival e, por outro, transformar essa experiência e o próprio Festival num acontecimento de partilha com toda a comunidade.
 
Com este objectivo, o Festival desdobra-se numa série de concertos, recitais e master classes (cursos de aperfeiçoamento). Este ano, na sua segunda ediçăo, o Festival tem uma componente mais internacional sem, contudo, deixar de incluir em cartaz músicos portugueses. Reforçou também a sua componente formativa com a oferta de duas master classes.

De assinalar que o Festival é patrocinado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, para além de contar com outros parceiros, nomeadamente nos locais de apresentaçăo dos vários concertos.

É o caso do Centro de Cultura Contemporânea, onde decorrerá o concerto de abertura, no dia 27 de Fevereiro, às 21h30.

E sendo o Festival uma produçăo do Conservatório, terá um momento musical protagonizado por estudantes de guitarra da nossa cidade.

As portas do Centro de Cultura Contemporânea abrem às 21h15, para a entrada dos espectadores, e encerram às 21h45, um quarto de hora após a hora marcada para o início do concerto.

“Caça aos Gambuzinos” - peça de teatro que decorreu em Oleiros



"Realizou-se no passado dia 19 de fevereiro, nas instalações do lar da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, mais uma Hora do Conto mensal dinamizada pela Casa da Cultura. Com o aproximar das comemorações carnavalescas, a conversa centrou-se sobre uma antiga partida de que eram alvo os rapazes mais novos das aldeias do concelho: a “Caça aos Gambuzinos”. Este foi um tema que suscitou a participação de todos os intervenientes, numa conversa bastante animada.

A atividade baseou-se em textos do historiador Luís Mesquita, segundo o qual a ideia sobre a forma e a constituição destes “animais” dependia única e exclusivamente do imaginário de cada um, uma vez que estes seres não existem. O convite para a caça aos gambuzinos não era mais do que uma partida destinada aos homens mais novos, fazendo-os esperar por aquilo que não existe. Como era uma partida de Carnaval, ninguém levava a mal."