janeiro 10, 2014

Município de Oleiros abdica da receita de 5% do IRS

O Município de Oleiros, dando continuidade à 

estratégia definida no ano

2007 pela aplicação do artigo 20º da Lei das

 Finanças Locais (Lei n.º 2/2007, de 15 de janeiro), volta a prescindir de 5% 

da receita de IRS (a taxa máxima aplicável) em benefício dos contribuintes

residentes em Oleiros, num montante abdicado de 67109 euros.
 
Seguindo o bom exemplo Oleirense que se tem refletido na prática nos bolsos

dos contribuintes residentes no concelho nas últimas quatro liquidações de

IRS, este ano o número de municípios a adotar esta medida aumentou,

sendo que na Região Centro esta taxa será apenas aplicada em 4 concelhos.
 
Esta é uma medida que pretende melhorar as condições de vida da população

residente em Oleiros e assim atrair potenciais habitantes, através de um

benefício no resultado final da nota de liquidação de IRS na ordem dos

5% do imposto liquidado pelo Estado aos sujeitos passivos com domicílio

fiscal no concelho. 

Segue-se o mapa com a indicação dos municípios que prescindem, ou não, da

receita de IRS e em que percentagem.

 

janeiro 09, 2014

Ranking IFFHS: Benfica foi o 10º melhor clube do mundo em 2013


A notícia seguinte pertence TVI/24 online

O Sporting não aparece nos primeiros 200 lugares

"O Benfica está no 10º lugar no ranking de melhores clubes do mundo em 2013, elaborado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). O F.C. Porto surge no 97º posto e o Sporting não figura entre os 200 primeiros.

O Estoril, colocado na 119ª posição, e o V. Guimarães, em 169, completam a representação portuguesa no top-200.

O ranking é liderado, pela primeira vez, por uma equipa alemã, o Bayern Munique. O Real Madrid tirou o segundo lugar ao Chelsea, que surge agora no terceiro lugar.

1 - Bayern Munique, 370 pontos
2 - Real Madrid, 290 pontos
3 - Chelsea, 273
4 - At. Madrid, 251
5 - Barcelona, 247
6 - Paris Saint-Germain, 240
7 - Basileia, 239
8 - Atlético Mineiro, 238
9 - Tottenham, 238
10 - Benfica, 232
(...)
97 - F.C. Porto, 127,5
119 -  Estoril, 117
169 - V. Guimarães, 99"

...

Os prémios nas raspadinha em Proença atingiram 5.365 euros em prémios

O concurso do comércio tradicional, que decorreu em dezembro em 82 estabelecimentos do concelho, atribuiu um total de 5.365 euros em prémios. No conjunto de lojas aderentes, foram utilizados 18.619 bilhetes e ficaram por atribuir apenas 635 euros. Por freguesias, como seria de esperar atendendo à distribuição do comércio, Proença-a-Nova concentra o maior número de bilhetes e prémios, mas curiosamente é na Sobreira Formosa que se situa o campeão dos prémios atribuídos: o Minimercado Ribeiro.

Promovido pelo Município, o concurso atribuiu prémios entre 5 e 250 euros e as pessoas contempladas usufruíram dos valores em compras no próprio estabelecimento em que saiu o bilhete premiado. A lista completa de estabelecimentos e respetivos prémios pode ser consultada aqui.

Nos últimos anos têm vindo a realizar-se diversas iniciativas que dinamizar o comércio local, incluindo sorteios. O formato das raspadinhas permite uma maior distribuição de prémios, ao mesmo tempo que apoia duplamente o comércio do concelho: além do estímulo à população para que faça compras a nível local, as lojas são diretamente beneficiárias dos valores atribuídos.

O regulamento previa a atribuição de raspadinhas em compras superiores a 10 euros, em número variável consoante o montante, sendo as únicas exceções a restauração – com um mínimo de 30 euros – e as grandes superfícies, em que foi estabelecido o patamar mínimo de 80 euros. Para controlo da distribuição de bilhetes, a cada raspadinha teria de ser associado o respetivo talão de compras.

A fábrica em Oleiros vai mesmo abrir!

foto do "SOL"
Notícia atualizada - Importante
 
 De acordo com a informação do "Jornal de Oleiros"

 "Fernando Jorge, Presidente da Câmara de Oleiros reuniu ontem com a Administração da nova fábrica de Oleiros ( Mr. Constantino, Presidente do Conselho de Administração) e com o CMDT da Protecção Civil do Distrito e foi decidido que dia 30 serão apresentados os produtos a produzir na nova fábrica.

Nesta reunião estarão também todos os CMDT dos Bombeiros dos Concelhos que integram o Distrito de Castelo Branco e outras entidades ligadas ao sector.

A apresentação de produtos é importante, mas, mais importante ainda, a apresentação da certificação dos mesmos vai ser feita nesta oportunidade, momento decisivo para o Concelho de Oleiros.

A próxima semana marca ainda a aceleração das entrevistas a candidatos que irão trabalhar na fábrica..."
 __________
Já posteriormente surgiram declarações do Presidente da Câmara à LUSA/jornal SOL que "a empresa russa NGCR, SA vai contratar até Março 30 pessoas para a sua fábrica de Oleiros e no dia 30 apresenta a todos os comandantes das corporações de bombeiros do distrito os produtos que ali irá produzir, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Oleiros.

"A criação de cerca de uma centena de postos de trabalho num concelho cuja população ronda os 6.000 habitantes é extraordinária, numa altura de muito desemprego. Este é um investimento muito bem-vindo", referiu Fernando Marques Jorge.

Pode continuar a ler a notícia alongada em SOL

janeiro 08, 2014

"Viva a Bandalheira" - Na Casa da Comarca da Sertã


Está patente ao público, até ao dia 22 de janeiro, na Casa da Comarca da Sertã, em Lisboa, a exposição de fotografia “Viva a bandalheira 2010”, da autoria de João Nuno Reis. A mostra retrata uma tradição da Isna, uma das mais típicas aldeias concelho de Oleiros, na qual em todas as segundas feiras da festa anual na Isna, se reúne um grupo de tocadores de instrumentos musicais (amadores e profissionais) que conjuntamente com todos aqueles que se quiserem associar, percorrem todas as casas isnenses que abrem as suas adegas para receber os músicos e o extenso grupo de convivas que os acompanham.

“Provas de vinhos, bolos típicos da Isna, a tradicional broa de milho e outros acepipes são servidos a todos, durante toda a tarde e parte da noite, tudo temperado com muito convívio salutar entre todos (facilitado pela “alma” do vinho)”. Esta é, sem dúvida, uma boa forma de enriquecer e fortalecer a comunidade Isnense e uma exposição a visitar. “Viva a Bandalheira!" "

CIMBB REUNE EM OLEIROS DIA 9

Realiza-se na próxima quinta-feira, dia 9 de janeiro, pelas 10H00, no edifício dos Paços do Concelho, em Oleiros, a reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBIS) referente ao mês de janeiro de 2014. O Dr. Fernando Jorge, Presidente da Câmara de Oleiros, será o anfitrião desta reunião e nela estarão presentes todos os Presidentes de Câmara que integram o CIMBB, assim como o seu Secretário-Geral Executivo, Joaquim Morão.

Recorde-se que desta Comissão fazem parte os municípios de
Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova,
Vila Velha de Ródão e Penamacor." - CMO
Da Ordem de Trabalhos nada foi adiantado, mas estão a dar-se os primeiros passos de organização

"Um Povo sem Cultura não se levanta. Ajoelha-se" - Agenda cultural Oleiros

Foi já editada a Agenda Cultural do Município de Oleiros, uma publicação em papel e em PDF (online) que muito tem contribuído para a divulgação do que se tem feito e fará especialmente neste concelho.  Neste primeiro número de 2014 o Editorial é assinado, naturalmente, pelo Presidente da Câmara, Fernando Marques Jorge que, abordar matéria importante atrevemo-nos a transcrevê-lo para aqui.

Diz ele: "Ao escrever as minhas primeiras palavras para a Agenda Cultural do Concelho de Oleiros, num momento de sérias dificuldades económicas e financeira do País que levam a cortes de verbas em todas as áreas, é a Cultura muitas vezes das mais sacrificadas.
Em Oleiros trabalharemos para contrariar este desiderato, pois tal como dizia alguém: "Um Povo sem Cultura não se levanta. Ajoelha-se". Talvez por isso os ditadores ao longo da História têm privilegiado a ignorância das populações para poderem perpetuar-se no Poder e diria mesmo que temem a Cultura por ela trazer sabedoria ao Povo.
E um Povo sábio é um Povo que sabe traçar o seu Futuro, que sabe o que quer e para onde quer ir, que evita o desperdício e cria riqueza.
A cultura é o âmago do conhecimento e envolve desde a música, o teatro, a dança, a culinária, o folclore, a pintura até um não mais acabar de saberes.
A Autarquia Oleirense vai continuar a apoiar a Cultura, reforçando as verbas sempre que possível, pois acreditamos que desta forma contribuímos para o desenvolvimento do nosso Concelho e para o engrandecimento das nossas gentes.
..."
                                        

Destaques que faço da Agenda:
- Registos Arqueológicos do concelho de Oleiros
- A arte rupestre em Oleiros
- A importância das gravuras rupestres em Oleiros
- Um auroque em Oleiros?
- Depois, e porque S. Sebastião se festeja em janeiro, destaque para a capela deste santo
- A Diabetes - prevenção estilos de vida e dia mundial da diabetes são um bom destaque 
- e a agenda, propriamente dita, dos acontecimentos previstas para o primeiro trimestre 2014.

      Mais uma produção de um bom trabalho que merece ser lida.

Vila de Rei colabora na recolha de sangue

 
                                                        


A iniciativa é da Câmara Municipal e o C.S.T.C.


 Um exemplo que se repete em muitas associações e autarquias mas não tantas vezes quantas as que seriam necessário para que os Hospitais - as pessoas - tenham as gotas de sangue para a sua vida
 

Escritor Valter Hugo Mãe apresenta "A Desumanização" na Sertã

No próximo dia 17 de janeiro vai decorrer um Encontro com o escritor Valter Hugo Mãe, na Sertã, mais propriamente dito na Capela do Convento de Santo António, às 21h00. Nesse Encontro será feita a apresentação do seu livro "A Desumanização".
Com uma excelente e convincente participação recentemente em televisão aqui fica um resumo de quem é este homem das artes e letras:

janeiro 07, 2014

CIMT - Sessão de Apresentação do Enquadramento Geral do Programa ERASMUS+

No Convento de São Francisco em Tomar

"Médio Tejo" a apresentar trabalho de interesse

 



A Comunidade Intermunicipal Médio Tejo vai proporciornar uma Conferência com o Conselheiro Ernesto Cunha, Juiz do Tribunal de Contas cujo  tema é "Contas certas po0r direito certo e Poder Local: A accountability no Poder Local". 
Estaremos, então, a 25 de janeiro pelas 15H30 no Auditório do Centro Cultural de Ferreira do Zêzere.

Filarmónica Pedroguense e GAPA foram êxito em Oleiros


De acordo com a informação do Município oleirense. 


Concerto Bandas Sonoras Disney foi um êxito
Realizou-se no passado domingo, dia 5 de janeiro, pelas 16H30, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros o Concerto de Bandas Sonoras da Disney promovido pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, com o apoio da autarquia local. Com execução a cargo da Sociedade Filarmónica Pedroguense e encenação do grupo GAPA, de Castanheira de Pêra, o evento que marcou o arranque de 2014 revelou-se um enorme sucesso, para satisfação de todos os presentes. Esta foi também uma merecida homenagem a Walt Disney, na qual foram executadas as mais belas bandas sonoras de consagrados filmes de banda desenhada.

janeiro 06, 2014

11º Rock na Vila de Rei com data marcada

 

Programado a tempo para que nada falhe
 
A data de realização da décima primeira edição do Festival Rock na Vila já está marcada: dias 6 e 7 de Junho, o Parque de Feiras de Vila de Rei volta a receber alguns dos mais importantes nomes da música nacional.

Nos próximos dias começarão a ser anunciados as bandas presentes na edição de 2014. Fica atento à página oficial do Festival Rock na Vila no Facebook, em https://www.facebook.com/festivalrocknavila?fref=ts, e fica a conhecer todas as novidades do teu Festival em primeira mão!

O Festival Rock na Vila é, cada vez mais, um nome de referência do panorama musical português, tendo a sua edição de 2013 sido, inclusive, nomeada para os Portugal Festival Awards nas categorias de “Melhor Festival de Pequena Dimensão”, “Melhor Festival urbano”, “Melhor Cabeça de Cartaz”, Melhores WCs” e “Melhor Campismo”.

Rancho Folclórico de Oleiros no hotel Santa Margarida



No passado 4, sábado, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, realizou, com êxito, o seu concerto de ano novo e não deixou de "pedir as janeiras" como tem sido habitual. Um dos locais a que foram foi ao hotel de Santa Margarida momento que foi registado na foto que abaixo se edita.

janeiro 05, 2014

Morreu Eusébio um símbolo do desporto nacional

Eusébio da Silva Ferreira

Ainda há poucos meses Eusébio esteve em situação periclitante no hospital. Nessa altura já se temia o pior, mas desta vez, o pantera negra, o enorme jogador do Benfica e de Portugal, não conseguiu resistu à paragem cardiorrespiratória que o atingiu. Morreu aos 71 anos de idade. O seu corpo estará no estádio da Luz desde as 17H30 de hoje até à hora do funeral, amanhã.

Desde o Presidente da República que lamentou a sua morte, até aos grandes companheiros de Eusébio, aos nomes sonantes do futebol nacional e estrangeiro, todos se expressam com mensagem de reconhecimento, de lembrança, de mérito e exemplo que foi Eusébio no mundo do futebol. Sempre foi um nosso excelente embaixador e levou a todo o mundo o nome de Portugal associado ao seu nome, às suas proezas e à sua grande humildade.

A morte e funeral foi completamente original, juntou cores e clubes, futebolistas, artistas e mexeu com quase todo o mundo. A "última" homenagem ao mito que quase todos se associaram de várias maneiras.
Que sua alma descanse em paz.

Porto, Benfica e Estoril goleiam e seguem para os quartos de final

PORTO VENCE ATLÉTICO POR 6-0
BENFICA MARCA 5 GOLOS SEM RESPOSTA AO GIL VICENTE
E ESTORIL GANHA POR 5-1 AO LEIXÕES

Para o F.C.  Porto, Benfica e Estoril foi tudo muito fácil. O resultado espelha isso mesmo e não há muito que comentar a não ser que os "grandes" até deu para jogar tendo em vista já o próximo jogo grande. Hoje, eram jogos para a Taça de Portugal, com  importância sim mas relativa já que pouco se passa para além de ganharem a própria Taça e algum dinheiro.Mas é Taça, onde vão a jogo pequenos e grandes. O Rio Ave apurou-se pela margem mínima mas fez também o seu trabalho de casa. No entanto, o Estoril Praia foi a Leixões e, estes clubes nortenhos gostam muito de querer estar na final. 
Os restantes jogos efetuaram-se neste domingo e com algumas surpresas, nomeadamente o Marítimo ser eliminado em casa pelo Penafiel.
Veja todos os resultados no cimo da coluna do lado direito deste Blog.

janeiro 03, 2014

Álvaro vai celebrar aos 500 anos da atribuição do Foral Manuelino

De acordo com informação do Município de Oleiros, o ano de 2014 vai ficar marcado pelo 500.º aniversário da outorga do Foral Manuelino à Vila de Álvaro, situada no concelho de Oleiros. O foral novo que sucedeu ao foral anteriormente atribuído por D. Sancho I em 1194, foi concedido por D. Manuel I a 4 de agosto de 1514. Assim, em menos de um ano, o concelho volta a assinalar os 500 anos de atribuição de um foral manuelino, desta feita à mui nobre villa de Álvaro, considerada uma emblemática “Aldeia” de Xisto que tem a particularidade de ser envolvida pelos Meandros do Zêzere, com o reconhecimento da UNESCO.

Em Proença-a-Nova Loja online estuda venda de maranho

Ervas aromáticas, licores, doces e compotas, queijo e vinho são alguns dos novos produtos que preparam a adesão à marca Proença-a-Nova Origem. Está igualmente a ser estudada a possibilidade de colocar o maranho na loja online, com perspetivas positivas ao nível do embalamento – o fator mais crítico para assegurar que a qualidade do produto se mantém intacta. Um ano depois do lançamento, a marca comprova ter sido decisiva a impulsionar os produtos locais, com um total de 11 500 visitas ao site e cerca de 200 produtos vendidos.
Cerca de 88% das visitas à loja online são feitas em território nacional, mas há uma curiosidade significativa do outro lado do Atlântico: 4,21% dos acessos vêm do Brasil. Suíça, Estados Unidos, França e Alemanha são os países que se seguem nas visitas ao site da marca, que contempla produtos e serviços exclusivamente do concelho. Embora o artesanato e o alojamento sejam os produtos mais visualizados, no momento de comprar destacam-se a charcutaria (23%), pão e bolos (15%) e o vinho (14%).
A apresentação da primeira edição do manual que apoia os produtores no acesso à marca decorreu a 8 de janeiro de 2013 e um ano depois será lançada uma segunda edição que incorpora alterações na legislação. A par das vendas propriamente ditas, a marca tem-se revelado um incentivo ao licenciamento, sendo dado apoio a todos os interessados através do Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor. Foram também aprovadas as cartas de três artesãos – um processo demorado, mas que agora permite a sua participação em feiras em qualquer ponto do país.
Mais difícil de medir é o impacto que a marca teve no mercado dos produtos associados, já que foram abertas portas através da participação em feiras, como foi o caso da Feira dos Vinhos e Sabores, em Lisboa. O site permitiu ainda dar visibilidade a produtores que isoladamente não tinham canais de promoção. Apesar de o Google ser a principal via de acesso à loja online, destacam-se encaminhamentos a partir de sites como o do Centro Ciência Viva da Floresta, havendo igualmente alguma procura gerada por parceiros da marca.

janeiro 02, 2014

Concerto de Ano Novo na Sertã

Neste sábado, 4 de janeiro 2014,vai haver Concerto de Ano Novo no auditório da Casa da Cultura da Sertã. O concerto tem início às 21H30 e no palco estará a Filarmónica União Sertaginense e o músico convidado Miguel Calhaz. Prevista casa cheia, como é habitual neste tipo de concertos na Casa da Cultura. Não deixe de marcar presença porque vai valer a pena.

Oleiros assinala o Ano Internacional da Agricultura Familiar

A pequena propriedade, característica da nossa zona a merecer destaque na importância que pode ter na produção alimentar.

O Município de Oleiros assume:

"Em 2014 comemora-se o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), uma celebração que pretende aumentar a visibilidade deste tipo de agricultura (dita de pequena escala) levada a cabo pelos pequenos agricultores. Esta é uma comemoração que vem também focar a atenção mundial para o seu importante contributo na erradicação da fome e pobreza, na provisão da segurança alimentar e nutricional, na melhoria dos meios de subsistência, na gestão dos recursos naturais, na proteção do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável das áreas rurais. O município de Oleiros associa-se a esta efeméride e para além do destaque dado no último número da Agenda Cultural, estão previstas diversas iniciativas como o concurso e a exposição de espantalhos ou o mercado de produtos provenientes dos pequenos agricultores da região."

Passeio TT em Vila de Rei dia 4 de janeiro 2014

O 8º Passeio TT de Vila de Rei, organizado pela Associação Esganados TT, com o apoio da Autarquia de Vila de Rei, terá lugar já no próximo dia 4 de Janeiro.

A edição deste ano contará com seis Zonas Espectáculo, onde o público interessado se poderá concentrar, na maior segurança, para assistir à prova.
As Zonas Espectáculo são as seguintes:
10h00 – Cabeça do Poço (Travessia de estrada de asfalto)
11h00 – Praia Fluvial do Bostelim (Picada de grau médio/baixo)
11h30 – Estrada N244 (Trialeira, Túnel com 65m, Picada de grau médio/alto)
13h45 – Vale da Urra (Travessia de estrada de asfalto)
14h30 – Entre as localidades de Borreiros e Boafarinha (Trialeira de grau médio/alto)
15h00 – Centro Geodésico de Portugal (Picada de grau médio/alto)

No início do Passeio, as motas participantes irão passar, em coluna, pelo centro de Vila de Rei (09h30 para motas de duas rodas e 09h40 para motos 4).

A organização solicita aos interessados em assistir que deixem sempre as suas viaturas longe da passagem dos participantes.

Os interessados em participar no 8º Passeio TT de Vila de Rei poderão ainda realizar a pré-inscrição até ao dia 30 de Dezembro em http://esganados.2rodas.com/.

Pedrógão Grande - Homenagem a José Costa dos Santos

"O Município de Pedrógão Grande e um grupo de amigos e antigos colegas do José Costa dos Santos, do Instituto Vaz Serra na década de 1960, uniram-se para homenagear José Costa dos Santos, o nosso saudoso “Costinha”.
Desta forma, e contando com a vossa pronta e estimada presença, vimos divulgar a merecida homenagem a José Costa dos Santos, no dia 11 de Janeiro de 2014, na Casa da Municipal da Cultura de Pedrógão Grande, que terá início pelas 9h, para receção e visita à exposição do autor. De seguida teremos um momento de dissertações por forma a honrar a memória do homenageado. Pelas 12h irá decorrer na Igreja Matriz de Pedrógão Grande uma eucaristia pelo nosso “Costinha” e de seguida irá ser depositada uma coroa de flores no cemitério.
  
Como forma de convívio entre os amigos e demais participantes na homenagem a José Costa dos Santos, terá lugar pelas 13h30m o almoço, no Hotel da Montanha, com um valor de 15€ por pessoa.
  
Convidamos à participação, manifestando o nosso apreço e reconhecimento pelo estudo, investigação e trabalho em prol da história do nosso Concelho.
Se pretender dissertar, testemunhar, evocar José Costa dos Santos dê-nos conhecimento dessa pretensão."
  
Contatos para inscrição no almoço (até dia 6 de janeiro de 2014) e demais informações: 236480156 ou gappres@cm-pedrogaogrande.pt