dezembro 27, 2013

Presidente da Câmara de Vila de Rei ao "Olhar Oleiros"




Na sequência de pequenas entrevistas aos nossos autarcas e outros dirigentes apresentamos, desta vez, as respostas do Dr. Ricardo Aires atual Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei e ficou com os

Pelouros:
  • Finanças e Aprovisionamento;
  • Obras municipais por administração directa;
  • Protecção Civil;
  • Educação;
  • Acção Social e Saúde;
  • Apoio à dinamização da actividade económica.
  • Administrativa e Recursos Humanos;
  • Desporto e tempos livres;
  • Parque automóvel;
  • Juntas de Freguesia.
Perguntas - Respostas

Na qualidade de Presidente da Câmara é a primeira vez que apresenta um Plano e Orçamento. Como estamos a entrar no novo ano económico e porque a crise atinge quase todos, até que ponto ela se manifesta no Plano 2014?

Gostaria, como é óbvio, de apresentar um outro Plano, onde este tivesse mais obras e mais serviços em prol dos Vilarregenses, de modo a que houvesse ainda mais qualidade de vida em Vila de Rei. Mas, mesmo assim, conseguimos manter o mesmo orçamento do Plano do ano passado. Isto quer dizer que iremos conseguir manter todos os apoios que temos dado aos Vilarregenses e projectar algumas obras que temos intenção de realizar em futuras candidaturas.

Já no âmbito social, o que conseguiu meter no sapatinho dos munícipes?

No âmbito social, iremos manter todos os apoios do mandato anterior, como por exemplo: Creche e Jardim-de-Infância gratuitos, actividades de tempos livres e férias desportivas gratuitas, explicações gratuitas, transporte escolar gratuito em todo o Concelho, transporte intra-concelhio gratuito, Cartão Jovem Municipal, Cartão do Idoso, Cartão Idade Activa, desconto na tarifa de água para famílias mais numerosas, Formação Parental, apoio à promoção de emprego e empreendedorismo, Apoio Jurídico Familiar, Apoio ao Imigrante, Apoio ao Munícipe, Apoio Psicossocial, Projecto “Um Amanhã + Humano”, Serviço de Teleassistência Domiciliária, Oficina Doméstica, Lotes a custos controlados, Apoio à fixação da população (nascimentos e casamento), Loja Social, Banco de Material Ortopédico Gratuito, passeios lúdicos, rastreios/despistagem de doenças e Tratamentos Termais.
Para além disto, iremos também implementar as iniciativas de Consultas de Oftalmologia gratuitas para agregados familiares mais carenciados, Acções de Sensibilização direccionadas à população local e um Banco Local de Voluntariado.
Há ainda outras medidas que estamos a estudar e a verificar o seu peso no nosso orçamento, tendo em vista a sua viabilidade.

Considera que 2013 pode ser considerado um ano positivo para o concelho, já que tem pleno conhecimento de tudo o que foi feito por ter sido Vereador e ainda Presidente neste ano?

Penso que podemos considerar um ano positivo. Mesmo com a crise que se tem instalado no nosso país, o nosso Concelho conseguiu que não houvesse um aumento significativo da taxa de desemprego.
Em termos de obras particulares estamos a manter os mesmos níveis de anos anteriores, o que nos dá um sinal de sermos um Concelho em crescimento.
Com isto, a economia local tem-se conseguido estabilizar, gerando, mesmo assim, criação de riqueza.

Nota – Este jovem Presidente o que tem feito na vida (curriculum)?

                                                                      

Casa do Benfica de Oleiros foi a ALCARIA e venceu por 5-2

Depois de alguns dias de merecidas férias para gozar o Natal em família, regresso para colocar a escrita em dia e, nalguns casos, com dois ou três dias de atraso. Para já aqui fica um resumo do último jogo da equipa de Futsal da Casa do Benfica de Oleiros.

FUTSAL

“ A casa do Benfica em Oleiros, deslocou-se este fim de semana a Alcaria, para disputar mais um jogo referente á 7ª jornada do Campeonato Distrital de Seniores de Futsal da Associação de Futebol de Castelo Branco. O resultado final foi uma vitória para a CBO por 5-2. A equipa da CBO não entrou muito bem no jogo, tendo sido o Alcaria a 1ª equipa a marcar, apesar de a 1ª oportunidade de golo ter pertencido á CBO, com um remate de António Pedro ao poste. A perder por 1-0, a CBO, começou a subir as suas linhas, tendo rapidamente chegado ao empate, até ao intervalo ainda houve mais dois golos para a CBO. O intervalo fechava com o resultado em 3-1, para a CBO.

Na 2ª parte a CBO marcou mais 2 golos e o Alcaria um golo, quando a CBO, estava a jogar com menos 1 jogador, por expulsão de Simão. Uma expulsão muito injusta, pois foi o G. Redes do Alcaria que provocou toda a situação, no lance do 5 golo, um penalty claríssimo sobre Simão, tendo o G. redes reagido muito mal e apertado o pescoço a Simão. O árbitro mostrou vermelho aos dois jogadores, contudo Simão, não fez nada, para merecer esse cartão vermelho. De salientar ainda neste jogo, que na 2ª parte aos 5 minutos de jogo, já a CBO, tinha 5 faltas, 3 deles que só o árbitro do lado da bancada as viu. Devido ao exagero do árbitro houve 3 livres de 10 metros contra a CBO, tendo os mesmo sido todos defendidos em grande nível por Carlitos. Os golos da CBO foram marcados por Norberto (4) e Simão (1). A CBO com esta vitória leva 4 vitórias seguidas, 3 para o campeonato e 1 para taça de Honra. Atualmente encontra-se em 3º lugar a 1 ponto da 2ª classificada, que é o Ladoeiro e a 6 do 1º classificado o Caria, equipa que ainda não perdeu esta época. Na próxima jornada dia 4-01-2013, a CBO recebe o Penamacor e disputa-se também o jogo entre o 1º e 2º classificado (Ladoeiro – Caria). Aproveite e venha apoiar a equipa do nosso concelho.”

dezembro 22, 2013

NATAL 2013 DA FILARMÓNICA OLEIRENSE




Neste dia 22 de dezembro realizou-se o jantar de Natal da Filarmónica – Órgãos diretivos, Maestro, executantes e familiares - no restaurante “Maria Pinha” em Oleiros, seguindo-se, como estava previsto, um concerto de Natal da Banda no auditório da sua nova sede. 


1 – No restaurante


O salão estava cheio com a “família principal da Filarmónica”. E, digo principal, porque a família é muito mais alargada contando com os sócios, evidentemente. Mas este tipo de jantar é sempre para a que eu chamo de principal, como deve ser. Ali conviveram, mais uma vez, e a satisfação era bem visível nos rostos de todos mas tenho de salientar a dos muitos jovens que são executantes e familiares. Em resumo, mais um jantar de Natal onde reinou a boa harmonia, aquele cheirinho de ambiente a estas festas natalícias.


2 – O concerto na sede

Com o auditório completamente cheio e algumas pessoas ainda pelos corredores, a Banda ofereceu a todos o seu concerto de Natal. É evidente que, com estas excelentes condições acústicas, foi bom estar presente e assistir a um reportório de músicas que, nem sempre com aquele espírito natalício que nos hipermercados chega a maçar, mas que deu para mostrar a todos os presentes a força de uma das nossas maiores referências culturais.

Durante o concerto, tivemos honras de apresentação de todos os números que iam sendo executados o que facilitou muitos dos presentes. Algumas músicas foram acompanhadas pelas pessoas a cantarem e, no final, a Banda teve que voltar “ao palco” para tocar ainda mais. Um dos pormenores engraçadas e que fez rir todos foi o facto de os executantes e o maestro colocarem os tradicionais bonés vermelhos e bolinha branca, tipo pai Natal. Parabéns a todos e BOAS FESTAS.

dezembro 20, 2013

"Filhoses e Rabanadas" na Pampilhosa da Serra

CICLO DE TEATRO MISE EN SCÈNE “FILHOSES E RABANADAS”


No próximo dia 27 de dezembro, pelas 21h30 o Ciclo Mise en Scène celebra o Natal com a peça "Filhoses e Rabanadas", uma produção do Grupo de Teatro VicenTeatro. Esta peça realiza-se no Auditório Municipal do Edifício Monsenhor Nunes Pereira, na Vila de Pampilhosa da Serra e tem entrada livre.
 
A peça levada a cena tem sob mote o Natal e as suas tradições.
 
"Entre elas estão as famosas "Filhoses e Rabanadas", mas a sua confeção requer alguns cuidados. Afinal de contas o seu fabrico envolve meios que manuseados sem o devido cuidado podem ser bastante perigosos. Aproveitamos para fazer um apelo à seleção cuidadosa das árvores a serem abatidas, tendo em atenção a conservação e bom desenvolvimento da floresta. Os "madeiros" pontos de comunhão tão presentes nas nossas aldeias, também requerem os seus cuidados. O Bombeiro Gaspar, que se gaba de ter o mesmo nome de um dos Reis Magos, não se cansa de dizer qual o seu significado: aquele que vai inspecionar, salva a D Amália Cadente, como a famosa estrela, de perigos eminentes causados pelas mais variadas imprudências. Uma frigideira mal utilizada ou a colocação de uma toalha molhada em cima de um aquecedor pode ser a destruição daquela que se pretende que venha a ser uma das mais festivas datas do ano. Mas aqui tudo acaba bem e o natal mais uma vez vai ser uma festa e das grandes."

Lurdes Breda apresenta livro na Casa de Goa e obtém êxito


 

No passado dia 14 de Dezembro 2013 foi feita a apresentação do livro"O Pinguim Pingalim e o Leão Tião" de Lurdes Breda no auditório da Casa de Goa, em Lisboa, tendo-se respirado, do princípio ao fim, cultura, mas acentuadamente numa das suas formas mais ricas, a interculturalidade.


A ilustradora do bonito livro foi Manuela Rocha cujo trabalho representa a sua defesa de tese de mestrado, mostrando inclusivamente os originais de todos os desenhos incluídos no livro. Explicou como conseguiu o binómio Manuela Rocha/Lurdes Breda e como as duas acabaram por produzir uma obra que não se confina à escrita e ilustração já que João Conde musicou e concebeu, muito bem o audiolivro que vem integrado no próprio livro.


Lurdes Breda, escritora de vários livros já editados, desdobrava-se de forma impressionante pela Casa e nas alternadas intervenções explicativas para que tudo corresse bem.  Parecia que tudo decorria informal, mas as adaptações que tiveram de ser feitas (por razões de cumprimento de horários dos vários amigos da Lurdes) até parecia que tudo teria sido assim combinado. Mas a Lurdes foi explicando tudo e conseguiu reunir ali um conjunto de pessoas os “amigos da Lurdes” que garantiram uma tarde maravilhosa a quem esteve presente.


A abrir, o Grupo Musical Gâmât ,  jovens da própria Casa de Goa  e da Academia, brindaram a plateia com canções de Goa e portuguesas arrebatando os justos aplausos. Boa exibição.


O poeta e muito premiado Delmar Gonçalves  fez uma intervenção que elevou os valores da amizade, do amor, do respeito, liberdade, democracia, coragem e interculturalidade. Uma muito boa intervenção a dedicar dois versos seus, originais, à Lurdes Breda e a sugeriu que este livro fosse incluído no plano nacional de leitura. Mereceu longas palmas porque tudo o que leu e disse foi mesmo bom. Delmar Gonçalves é escritor e Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora. É animador cultural, declamador e contadores de histórias africanas. Uma pessoa que se tem prazer nas suas intervenções.


Do Brasil “veio à pressa”, ainda cansada mas não quis deixar de estar presente e cantar a conhecida cantora angolana, Isabel Ferreira, acompanhada por outro grande músico e cantor Chalo Correia. Seguidamente, também este atuou cantando ao som da sua própria viola. Excelente, maravilhoso.


Mas não ficou por aqui a riqueza desta excelente pois tivemos a atuação do Teatro Ibisco que apresentou a peça “Murkur, Murkur” . Os jovens foram ali a demonstração de como se pode trabalhar saudavelmente em bairros identificados como problemáticos. A plateia participou e aplaudiu porque eles conseguiram interagir com todas as pessoas.


E se tudo foi bom até ali, João Conde tocou e cantou o poema que compôs para este  livro. E, todos de livro na mão cantaram em conjunto uma bonita canção. Os mais novos apreciaram tudo. Era também para eles que tudo se fazia, que tudo acontecia.

Fica a sugestão. Adquira o livro porque vale a pena.

Com uma canção de Natal pelo grupo Gâmât e lanche para os jovens oferecido pela Direção da Casa de Goa, assim se deu por terminada esta tarde memorável.


E, quanto à Lurdes Breda, ela anda por aí criando momentos como este. Continuando a escrever e a sabê-lo fazer muito bem.  Escreve para jovens e menos jovens. A sua poesia é encantadora, por vezes até entusiasmante, desafiante. Mas nem só de poesia

 se pode ler esta escritora.

Município de Oleiros distribui livros aos alunos do concelho



Com este gesto, o município pretende promover a leitura e a cultura entre todos os Oleirenses, dos mais jovens aos mais idosos, numa altura em que a crise não permite que as pessoas invistam tanto quanto desejariam nas suas leituras de lazer.

Oleiros - Hora do Conto Infantil e Sénior com Votos de Boas Festas


Realizou-se, hoje, dia 17 de dezembro, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, mais uma Hora do Conto partilhada pelas crianças do Infantário Maria Augusta da Silva, do Jardim de Infância de Oleiros e pelos idosos daquela instituição. A dramatização da atividade foi baseada na história “A Estrela de Prata”, da autoria de António Torrado, a qual fala de uma estrela que enfeitava uma árvore de Natal e ambicionava transformar-se numa estrela cadente e iluminar durante todo o ano toda a gente.
No final, a mensagem que ficou foi que cada um pode fazer com que o ambiente de união, partilha e carinho que se vive nesta quadra se mantenha vivo durante cada da do novo ano que se aproxima. A atividade terminou com os idosos a cantarem versos de Natal para as crianças, as quais responderam com a entoação de votos de Boas Festas para todos.
Informação da CMO

Concertos de Natal em Oleiros a não perder



O próximo fim-de-semana ficará marcado pela realização de dois sugestivos Concertos de Natal. O primeiro será no sábado à noite (dia 21), pelas 21H, no auditório da sede da Sociedade Filarmónica Oleirense (SFO). Trata-se de uma realização inédita daquela que é a coletividade mais antiga do distrito. O concerto será executado pelos elementos que integram a banda da SFO e será dirigido pelo Maestro José Mateus. Do alinhamento fazem parte nove conhecidos temas de Natal, havendo ainda espaço para o acompanhamento de algumas músicas com as vozes do público.

Na tarde de domingo (dia 22), será a vez do Concerto de natal promovido pela Junta de Freguesia de Estreito/Vilar Barroco, o qual terá lugar na Igreja Matriz de Estreito, pelas 17H30. Em período de advento, o Grupo Coral de Proença-a-Nova e a Orquestra Típica de Alcains antecipam a chegada do Menino Jesus e deixam no sapatinho da população do Estreito um presente musical. Os dois grupos, juntamente com a soprano Mariana Sousa e com a direção do Maestro Carlos Gama,  irão interpretar cânticos de Natal, romarias da Beira Baixa, polifonia sacra e "clássicos de Natal".
Por todos os motivos estes serão, certamente, dois acontecimentos a não perder.

dezembro 19, 2013

Jornal de Oleiros passa novamente a ser mensal

O Jornal de Oleiros está a ser distribuído e a chegar pelo correio aos assinantes. Uma boa notícia para os leitores e assinantes é que este órgão da comunicação social regional voltará a ser mensal já em 2014, segundo se afirma no próprio jornal. 

Nos dias que correm, esta tomada de posição é, no mínimo, arrojada. No entanto, Paulino Fernandes "faz do fígado coração" para que o jornal "tenha cada vez mais saúde financeira" e aceitabilidade junto das pessoas.

dezembro 18, 2013

Assembleia Intermunicipal do Médio Tejo aprova Plano e Orçamento

 
Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, 
 Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha

Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo aprova os Estatutos e as Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2014

Realizou-se ontem, 17 de dezembro, pelas 21h00, na sede da CIMT em Tomar, a 2.ª reunião da Assembleia Intermunicipal.
Na presente reunião, foram aprovados os Estatutos desta Comunidade Intermunicipal que ajustam a CIMT ao seu novo território de intervenção, bem como, harmonizam os seus órgãos  e as suas competências de acordo com a nova legislação.

Um outro documento aprovado, por unanimidade, diz respeito às Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2014. Importa salientar que o ano de 2014 vai ser um ano de consolidação de projetos intermunicipais que se encontram em execução no âmbito do QREN, estando prevista a conclusão da grande maioria, nomeadamente, os projetos aprovados no âmbito da Contratualização, e outros projetos aprovados em outros programas operacionais como é o caso do POVT e POPH. Por outro lado, será também, o inicio pleno de projetos ligados à modernização administrativa da CIMT e seus municípios, dado que a aprovação apenas ocorreu no final do ano transato, destacando-se o projeto Médio Tejo Online.
Perante a estratégia futura do Médio Tejo 2014-2020, os objetivos de médio prazo da CIMT, assentam em 5 orientações estratégicas:
1.    Valorizar os recursos endógenos e do potencial turístico, que visa o desenvolvimento de atuações dirigidas à valorização económica do potencial da região, através de iniciativas organizadas e mobilizadas em função de objetivos de promoção regional e marketing territorial. O Turismo é uma aposta na definição da estratégia de desenvolvimento turístico do território do Médio Tejo;
                                                                      
2.   Incorporar o valor na atividade empresarial, através da continuidade de ações de promoção do empreendedorismo na região, no sentido de criar mecanismos que vão ao encontro de futuras iniciativas empresariais, mais dinâmicas e empreendedoras e orientadas para o mercado;

3.   Promover a coesão e a qualidade de vida, na região que deverá resultar em intervenções de Regeneração Urbana nos centros históricos e nos centros urbanos das vilas e cidades do Médio Tejo através da aplicação de instrumentos de política pública  no domínio da regeneração e reabilitação urbana, promovendo-se para o efeito a análise da viabilidade da constituição de um Fundo de Imobiliário dinamizado pela CIMT;

4.   Consolidar a massa crítica urbana, que visa a valorização dos modelos urbanos de vivência perfeitamente integrados na envolvente natural do Médio Tejo, de modo a promover uma maior coesão territorial. Continuarão a ser uma prioridade para a região a Mobilidade de Transportes e a definição e implementação de Planos de Acessibilidade.

5.   Governar de forma inteligente e multidimensional, dando-se continuidade à modernização administrativa da CIMT e dos municípios associados, incentivando a aplicação de modelos  organizativos que fomentem uma maior agilização de procedimentos e intercâmbios de informação com vista a fomentar a mudança organizacional, e por conseguinte a qualidade dos serviços.
Em termos globais o valor do orçamento quer ao nível da despesa quer ao nível da receita sofreu um pequeno decréscimo relativamente ao ano de 2013, prevendo-se que o valor global para o ano de 2014 seja de 3.058,061,00€.
Desde 2008 que a quota mensal dos municípios não sofre qualquer tipo de alteração.
Apesar dos vários constrangimentos financeiros a nível nacional que se repercutem também a nível regional, o valor da contribuição dos municípios para a quota mensal em termos globais sofreu um ligeiro aumento, fruto da introdução dos dois novos municípios (Sertã e Vila de Rei).
O peso da quota por município sofreu uma redução, tendo em consideração que este ano por parte do Orçamento do Estado, os municípios vão sofrer uma redução em cerca de 3% das verbas que eram transferidas, conforme acontecia em anos anteriores.