maio 26, 2016

Oleiros - Trajes Medievais voltam a estar na moda



No dia 4 de junho pelas 21 horas, realiza-se um concurso de trajes integrado no Mercado Medieval. Os trajes medievais a concurso serão avaliados através de um desfile, cujos critérios de avaliação passam pela criatividade, originalidade e estética. As inscrições decorrem até ao dia 1 de junho no Posto de Turismo. 
Os vencedores poderão ganhar um voucher de refeição na restauração local para o máximo de 4 pessoas (1ºprémio), um jantar medieval (2ºprémio), ou um cabaz medieval (3ºprémio).
O Mercado Medieval acontece nos dias 3, 4 e 5 de junho, numa parceria entre o Município de Oleiros e o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade. No Centro Histórico, a Vila de Oleiros vai regressar ao século XIV e à figura do Santo Condestável, D. Nuno Álvares Pereira, originário desta região. 

GAIO representa Oleiros em Saint Doulchard



O Grupo de Danças e Cantares do GAIO, participa no 42º Festival de Folclore no próximo domingo, dia 29, em Saint Doulchard, França.
O Centro Socio-Cultural de St Doulchard vai receber neste dia, além do grupo do Orvalho, outros grupos como "Nossa Terra" de Romoratin, "Alegria do Minho" de Vierzon, "Flores do Lima" de St Doulchard, "Les Arcandiers" de St Doulchard e "Zés Pereiras" de St Doulchard. Na passagem por França, o Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho (GAIO) atuará ainda na Câmara Municipal de Saint Doulchard, no dia 28 de manhã.
A boa relação entre os dois Municípios oficializou-se a 9 de abril deste ano, com a assinatura do Protocolo de Geminação que veio cimentar parcerias nomeadamente nas áreas social, educacional, desportiva, cultural e económica. O intercâmbio e acolhimento em feiras e festivais já aconteceu na edição passada do Festival de Folclore, com a presença da Sociedade Filarmónica Oleirense, em 2015.

Jornal "A Comarca da Sertã" está de parabéns. 80 anos é uma vida



O jornal “a Comarca da Sertã” está a festejar 80 anos de existência. Nasceu em 1936 por Eduardo Barata da Silva Corrêa e agora é seu Diretor o seu neto João Miguel Martins que, com toda a dedicação e trabalho produz um jornal que - primeiramente teve edição semanal e agora chega a casa dos seus assinantes quinzenalmente.
80 anos é quase um século em que cada edição é esperada com notícias e informações que todos querem ler no seu jornal. Para muitos é uma carta que lhe chega à caixa do correio vinda da sua terra natal ou região. E, como me dizia uma pessoa a residir em Lisboa e assinante, “sabe, admiro imenso pessoas como o Diretor deste jornal que devem lidar com poucas palmadinhas nas costas mas várias críticas. Sempre gostei da forma aberta como inclui participações de outras pessoas e o cuidado como vai acompanhando especialmente as coisas da Câmara, da Assembleia e das Freguesias. Imagino que nem sempre, alguns deles, apreciem o que fica escrito por este senhor mas estou certo que o que é escrito corresponde à verdade e, muito raramente, vejo algum desmentido. E um jornal destes, regional e já com mais idade que eu, é obra!”
E assim é. Com mais ou menos apreciação – já ouvi na Sertã quem lance aplausos mas também quem deseje sempre mais – a verdade é que todos esperam sim as notícias, as chamadas de atenção para algumas questões ou problemas existentes no concelho. Por mim, que já tive responsabilidades em vários jornais regionais e citadinos, confesso que admiro a determinação deste “jovem” Diretor.
E mais, foi-me enviada a versão online desta edição o que demonstra atualização nos tempos de hoje e não se deixa ficar somente pela tal carta tão desejada por muitos. E, a prova de que estar na net é a possibilidade de ser mundial, de ter milhares de leitores, de levar a Sertã e os concelhos vizinhos às casas (computadores e outros) de quem queira saber mais sobre esta região muito bonita é que todas as Câmaras e até Juntas de Freguesias têm as suas próprias páginas e, desta forma, todos podemos continuar a divulgar e a dinamizar a nossa zona tão rica em valores, em especificidades e com abertura crescente nas áreas do turismo.
O Blog “Olhar Oleiros” presta aqui publicamente uma homenagem ao Diretor do jornal aniversariante, a todos os seus colaboradores e assinantes, endereçando-lhes um forte abraço de parabéns.

maio 24, 2016

"Pinhal Total" Oleiros participou em várias provas. Uma Associação sempre envolvida em acções



"A Associação Pinhal Total Oleiros Aventura fez-se representar no passado sábado, dia 21 de maio, com a participação de três atletas no RUN LEIRIA. A emocionante corrida noturna contou com 2.000 atletas. 
 Para além da corrida, os atletas da Pinhal Total não pararam e no dia seguinte, pelas 9 horas, o BTT foi rei. Num domingo desportivo e saudável, cinco representantes marcaram presença no 7.º Passeio dos Cremalheiras Empenados, na Pampilhosa da Serra. A prova contou com 42 km e um acumulado de 1.205 m positivos." 
Oleiros tem várias Associações de muito mérito e esta é uma delas.

maio 23, 2016

Secretário de Estado da Educação na visita ao CIEC na Barquinha

"As pessoas vão-se cansar de me ouvir falar
 daquilo que vi hoje"
 
"João Costa, Secretário de Estado da Educação visitou esta quinta-feira o evento “Barquinha de Experiências, Barquinha de Vivências” que decorreu durante dois dias na Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha, que integra o espaço do CIEC e contou também com a visita do Diretor Geral de Educação, José Vitor Pedroso.
 
O Secretário de Estado da Educação falou aos jornalistas presentes e não se cansou de elogiar o espaço que tinha acabado de visitar. “Fala-se muito na Finlândia, mas em Portugal existem muitas Finlândias”, afirmou João Costa que se mostrou deslumbrado com a escola, um conceito inovador que junta às condições excecionais do moderno estabelecimento a existência de um dos mais recentes centros de divulgação da ciência no país (CIEC), que tem como público-alvo as crianças, funciona no seio da escola, podendo ser utilizado pela Comunidade nos períodos não letivos.
 
O evento teve como objetivo dar a conhecer este projeto pioneiro em Portugal – uma escola que integra no mesmo espaço um centro de ciência.
 
Visitas guiadas à escola e ao CIEC, aulas abertas no laboratório e conferências foram algumas das atividades que fizeram parte do programa, resultante da parceria da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Agrupamento de Escolas e Universidade de Aveiro.
 
O espaço está organizado em cinco áreas temáticas com módulos interativos contextualizados na história e cultura local – “Embarca com a Ciência”, “Explorando o Castelo”, “Explorando a Barquinha”, “Explorando o Tejo” e “Explorando o Voo”- através dos quais os visitantes podem explorar conteúdos e fenómenos científicos e tecnológicos."
 
Fonte: EOL - ENTRONCAMENT ONLINE
Visite este importante jornal
http://www.entroncamentoonline.pt/portal/artigo/%E2%80%9C-pessoas-v%C3%A3o-se-cansar-de-me-ouvir-falar-d#.Vz5VcgeEEvI.facebook

maio 20, 2016

Formação de Fotografia dá origem a Exposição em Oleiros



Decorreu no passado fim de semana em Oleiros, uma formação de Iniciação à Fotografia Digital, orientada pelo formador e fotógrafo profissional, Pedro Martins. No próximo mês de junho, os melhores trabalhos de todos os formandos serão expostos no Posto de Turismo, informa o setor da Informação do Município.
E logo a seguir adinta: a atividade organizada e financiada pelo Município de Oleiros, teve um total de 20 horas e dividiu-se em componente teórica e prática. Os conteúdos passaram pelos princípios básicos da fotografia, a revolução digital na fotografia, conhecer o equipamento fotográfico, a máquina fotográfica, o modo manual, as objetivas, o flash, o tripé, monopé e cabeças, os filtros, a luz e a exposição, desenhar imagens, a composição, técnicas de fotografia e notas de aprendizagem.
A ação prática dividiu-se em dois locais e temáticas: Oleiros, num registo mais urbano; e Orvalho, num registo de natureza. A zona urbana antiga de Oleiros serviu de pano de fundo para exercícios, nomeadamente o adro e a própria Igreja Matriz, com desafios de luz e enquadramento para os formandos. O dia de domingo foi dedicado à Natureza na Fraga de Água d'Alta onde a água serviu de mote ao esclarecimento de muitas dúvidas e a Natureza ofereceu oportunidades para uma manhã longa de muitas fotografias. A tarde desenrolou-se a 660 metros de altitude no Parque de Merendas do Mosqueiro que oferece a vista perfeita para fotografias panorâmicas, com a Serra da Estrela no horizonte.
A formação teve inscrições limitadas ao máximo de 15 participantes, com prioridade à população residente no concelho. Devido à forte procura e interesse dos Oleirenses por esta temática, o formador voltará até ao fim do ano para um Passeio Fotográfico por paisagens concelhias.
Pedro Martins é fotógrafo profissional há 15 anos e colaborador de revistas como a National Geographic Portugal, Notícias Magazine e jornais como Público, Diário de Notícias, Jornal do Fundão e El Mundo. No seu percurso profissional conta com inúmeras formações, workshops e passeios fotográficos e é ainda autor das imagens do livro "Geopark Naturtejo - 600 milhões de anos em imagens", algumas das quais captadas no nosso concelho.