março 21, 2015

244º Aniversário da Cidade de Castelo Branco - veja como foi

A assinatura de um Protocolo entre a Câmara Municipal de Castelo Branco e a Câmara Municipal do Fundão e a presença de uma comitiva da cidade Polaca de Pulawy, na Sessão Solene, marcaram as comemorações do 244º Aniversário da Elevação de Castelo Branco a Cidade.
 

O programa iniciou-se sexta feira, dia 20, às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com um apontamento musical da Orquestra de Violas Beiroas, após o que teve lugar a Sessão Solene.
Imediatamente depois, foi assinado um Protocolo entre a Câmara Municipal de Castelo Branco e a Câmara Municipal do Fundão.
A noite foi reservada para as actividades culturais e recreativas.
O Cine-Teatro Avenida apresentou, às 21h30, o espectáculo Amato, uma peça de teatro com vários momentos musicais.
A entrada foi gratuita e o espectáculo é uma criação de Marcos Barbosa, com música original de Manuel Fúria e os Náufragos.
Estiveram em cena os grupos Váatão e Tramédia, bem como a Banda Filarmónica e o Conservatório Regional de Castelo Branco.
As comemorações do Dia da Cidade encerraram às 22h30, na Devesa, com um espectáculo de VideoMapping.
O edifício do ex-Quartel de Cavalaria serviu de tela para um espectáculo que nos conduziu no tempo, desde a criação da cidade até à actualidade. Música, cor e imagens que ficarão na retina de todos.

Há dias que ficamos zangados mas sem razão

Rio Ave 2 - 1 Benfica
Nacional 1 - Porto 1


foto de IOL.pt

1 - Quando vi o jogo do Benfica em Penafiel e a forma como perdeu por 2-1, não fiquei triste, fiquei zangado. O Benfica tinha a obrigação de ganhar para ser campeão. A zanga diminuiu quando vi que o Porto não foi além do empata (1-1) na Choupana (madeira) com o Nacional. Ficaram distanciados agora por 3 pontos, mas poderia ter ficado com muitas probabilidades de chegar à final  - ao jogo com o Futebol Clube do Porto - com pontos suficientes para poder até perder. Mas não foi assim... e vêm aí ainda mais oito jornadas.
2 - Nova zanga a seguir. Fui a um hipermercado e levaram-me os famigerados 10 cêntimos pelo saco. Ainda não me tinha acontecido porque evito completamente. Paguei, enfim, culpa minha, mas quando cheguei ao carro vi que o saco tinha publicidade. Então eu pago um saco com publicidade? Se querem fazer publicidade à minha custa que me paguem. Não me apanham mais...

março 20, 2015

Ter amigos assim é sentir a alma cheia

Num domingo em que desfilava o pior dos Carnavais que vi em Oleiros (2015), estive à conversa com grandes amigos de longa data. Amigos que muito considero e isso posso partilhar com todos. Eles ainda são familiares entre si e trata-se de Fernando Alves, Presidente da Junta de Freguesias do Mosteiro e o mestre Mário Antunes, o verdadeiro artista de trabalhos manuais em diferentes madeiras e que não tem quem queira seguir esta profissão (era carpinteiro mas a certa altura da sua vida passou a executar peças únicas a nível nacional). Ambos estão acompanhados das suas amáveis e dinâmicas esposas.
Falámos daquele carnaval ali à nossa frente, do "desaparecimento" do Rancho do Mosteiro e as razões que levaram a tal, das madeiras e das peças do amigo Mário Antunes, dos trabalhos primorosos da sua esposa que têm vindo a estar expostos no Posto de Turismo.
Não se perdem esperanças mas assiste-se ao emagrecimento do número de munícipes oleirenses. Um abraço a todos.

Oleiros com Bolsas de Estudo Medicina



Município de Oleiros atribui Bolsas de Estudo-Empréstimo a Estudantes de Medicina
Atualmente Centro de Saúde de Oleiros
 
Com o objetivo de reforçar a fixação de médicos na área do concelho de Oleiros, nomeadamente jovens, o Município acaba de criar um regime excecional de atribuição de bolsas de estudo-empréstimo para estudantes de Medicina. As bolsas serão atribuídas tanto a alunos a estudar em Portugal como no estrangeiro e implicam, desde logo, um compromisso de honra de prestarem serviços e fixarem residência permanente no concelho, após a conclusão do curso.

A medida pretende colmatar a falta de médicos, sobretudo médicos de família, que permitam dar resposta às necessidades de cuidados de saúde de uma população maioritariamente idosa. No caso particular do concelho de Oleiros, verifica-se que há mais de trinta anos nenhum médico fixou residência no concelho.

Por outro lado, pretende-se impulsionar o desenvolvimento socioeconómico do concelho, diminuindo as assimetrias sociais existentes, ao mesmo tempo que se pretende apoiar os jovens oriundos de famílias mais carenciadas no prosseguimento de estudos no ensino superior.

O Projeto de Regulamento para Atribuição Excecional de Bolsas de Estudo-Empréstimo a Estudantes de Medicina foi publicado no passado dia 18 de março em Diário da República. No futuro, caso o Município se venha a deparar com a falta de outros quadros qualificados para responder às necessidades da população, poderão vir a ser criadas novas bolsas de estudo, através da aprovação de Regulamento Municipal no qual serão estabelecidas as condições para a atribuição das bolsas aos estudantes, atendendo às especificidades de cada curso.

março 17, 2015

CCD Sertã conquistou pódios, tacs e recorde - um exemplo no Interior

"Dada a informação da página web do município, O CCD da Sertã participou este fim de semana nos Campeonatos Regionais de Piscina de 25 metros que se realizaram na cidade de Ponte de Sor. A prova contou com a presença de mais de 220 nadadores em representação das Associações de Natação do Interior Centro e do Alentejo. No total estiveram presentes 18 clubes."
E a informação continua e especifica "a Equipa da Sertã participou com cerca 21 nadadores, 12 femininos e nove masculinos, dos escalões de infantis, juvenis e juniores, tendo sido um dos clubes com mais participantes, nesta que é a prova mais importante da primeira metade da época a nível regional. Quanto aos resultados, foram muito positivos tendo-se verificado uma forte atitude competitiva e uma boa qualidade no desempenho.
A Equipa da Sertã conquistou um total de 76 medalhas, 28 de primeiro lugar, 26 de segundo e 22 de terceiro. Subiram ao lugar mais alto do pódio os seguintes nadadores:

março 16, 2015

Pormenores em ruas de Albufeira - Algarve


Albufeira uma cidade de todo o mundo

Já passou, este fim de semana maravilhoso em Albufeira. Menos pessoas, tudo a evoluir, preparação
para o próximo verão em cheio e quem não goste dos encontrões da super multidão em ruas cheias de animação, bares, casas cheias de tudo virado para o turismo.
Nessa altura prefiro o dia no hotel e piscina e, à noite, viver essa "confusão". É um mundo diferente. Uma cidade feita mundo. 
Mesmo assim, neste período é bom ir ao Algarve.
Deixo umas em fotos.

DESTA VEZ ESTÁ COMPLETO "12º Rock em Vila de Rei"

A décima segunda edição do Festival Rock na Vila chega a Vila de Rei nos próximos dias 5 e 6 de Junho. Organizado pela Câmara Municipal de Vila de Rei, o evento vai, uma vez mais, contar com alguns dos principais nomes do panorama musical nacional.
Capicua e The Black Mamba serão os cabeças-de-cartaz do palco principal do Festival. Os DJs Diego Miranda e Fernando Alvim são, também eles, nomes sonantes que prometem animar a tenda eletrónica do Festival pela madrugada dentro.
O Festival terá lugar no Parque de Feiras de Vila de Rei, junto ao edifício dos Paços do Concelho, com o seguinte programa:
5 de Junho – Soul Brothers Empire; Capicua; DJ Diego Miranda; DJ Hugo Rafael;
6 de Junho – Checkpoint Charlie; Caelum’s Edge; The Black Mamba; DJ Fernando Alvim
As entradas para o 12º Festival Rock na Vila serão gratuitas, assim como a ocupação da área anexa que a Câmara Municipal disponibiliza para quem quiser acampar e usufruir deste evento em toda a sua plenitude.
Acompanha todas as novidades do teu festival em https://www.facebook.com/festivalrocknavila.
12º Festival Rock na Vila nos dias 5 e 6 de Junho!

Grupo de Escuteiros de Proença-a-Nova participa em Missão Ambiente

"Os escuteiros de Proença-a-Nova estão a participar na Missão Ambiente, promovida pela Valormed, no âmbito do qual o agrupamento que reunir mais embalagens vazias e medicamentos fora de uso nas farmácias recebe uma carrinha de transporte. Para tal, qualquer pessoa pode entregar os seus resíduos nas farmácias aderentes, dando apenas a indicação de que o faz em nome do Agrupamento 157 – Proença-a-Nova. O grupo de escuteiros proencense já recolheu mais de 270 quilos de materiais (incluindo cartonagens, folhetos, frascos, colheres, copos, seringas de medida ou conta gotas).
O prazo para entrega dos resíduos nas farmácias termina a 3 de abril e a lista das farmácias aderentes à Missão Ambiente está disponível emwww.missaoambiente.pt/participantes. No total, estão em competição 589 agrupamentos de escuteiros de todo o país que já recolheram 168.898,09 kg (média de 286,75 kg por agrupamento).
Com esta Missão Ambiente, a Valormed pretende “alertar para a importância e necessidade da entrega regular das embalagens vazias e dos medicamentos fora de uso na farmácia. Esta ação pretende chegar a toda a sociedade, mas sobretudo junto dos mais novos, educando-os para o futuro. Deste modo, é evitada a deposição destes resíduos no lixo doméstico ou o vazamento dos restos de medicamentos nos esgotos domésticos, com consequente contaminação das águas e solos”, esclarece a Sociedade Gestora de Resíduos e Embalagens e Medicamentos."

Férias desportivas dos 6 aos 17 anos em Oleiros


É já amanhã a sessão de esclarecimento sobre ARU em Oleiros


março 13, 2015

Vila de Rei mantém o seu festival de bacalhau e azeite

Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite de regresso!

Os melhores pratos confecionados com Bacalhau e Azeite voltam a ser figuras de destaque nas ementas Vilarregenses durante a semana que antecede as celebrações da Páscoa.
A oitava edição do Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite regressa assim aos restaurantes aderentes de 21 a 29 de Março.
Organizado pela Câmara Municipal de Vila de Rei, o certame contará este ano com a participação de cinco restaurantes do Concelho – Albergaria D. Dinis – Vila de Rei, Churrasqueira Central – Vila de Rei, O Cobra – Vila de Rei, O Eléctrico – Relva e O Paraíso do Zêzere – Zaboeira – que esperam voltar a contar com várias “casas cheias” durante os nove dias do Festival.
Paulo César Luís, Vice-Presidente da Autarquia de Vila de Rei, refere que “ao longo dos últimos anos, o património gastronómico Vilarregense tem sido bastante valorizado com a realização dos nossos Festivais Gastronómicos. As largas centenas de visitantes de cada edição dos Festivais têm agora, com a realização do VIII Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite, uma nova oportunidade para comprovar a elevada qualidade dos restaurantes do Concelho de Vila de Rei.”
De 21 a 29 de Março, não deixe de participar no VIII Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite e delicie-se com o melhor da gastronomia de Vila de Rei.
- Município

Viv´Arte em Oleiros nos dias 28 e 29 de março a não perder

OLEIROS ALIANDO AVENTURA, DESPORTO E CULTURA
 
No âmbito da inauguração do Trilho Internacional dos Apalaches português, nos dias 28 e 29 de março, a companhia de teatro Viv´Arte apresenta uma representação histórica do período Neolítico. “Na pegada do recolector nómada, sugere-se o rasto até à sua fixação sedentária, aprendendo com ele a petiscar pedras no crepitar da fagulha, a secar peles, a fazer anzóis com ossos, a domesticar animais, a descobrir os segredos da agricultura. A resistência aos vizinhos e invasores, argamassando coragens onde o bom senso manda recuar e a recriação do espírito castrejo, desabrochando de novo em flor montesinha, agreste e rijamente firme no seu posto altaneiro”.

março 11, 2015

Quintais do Pinhal estiveram em Oleiros mas voltas a mudar de local

fotos cedida pelos Serviços da CMO
"O Mercado Municipal de Oleiros acolheu no passado domingo, dia 8 de março, mais uma edição dos Quintais nas Praças do Pinhal. Durante o dia, bastante solarengo, foram vários os visitantes - incluindo uma excursão vinda de Lisboa propositadamente para este evento -, que se deslocaram àquela infraestrutura municipal. Recorde-se que o local está a ser alvo de uma importante requalificação que pretende tornar aquele espaço mais cómodo e atraente para os seus utentes, aproximando a população e permitindo um novo aproveitamento do espaço.
Ao todo, participaram nesta edição cerca de meia centena de produtores, entre hortofruticultores, transformadores e artesãos, não tendo faltado argumentos para visitar aquele novo local que possui 4 espaços para tasquinhas e uma agradável esplanada. A animação foi outra constante, conseguida através da participação do grupo Seca Adegas e da importante nota de humor a cargo do Grupo de Teatro dos Amigos da Casa da Cultura com a sua “Epopeia Agrícola”.

A próxima edição deste acontecimento em Oleiros será, como habitualmente, no segundo domingo do mês, a 9 de agosto, no Jardim Municipal. Esta coincidirá com a realização simultânea da Festa de Santa Margarida e da Feira do Pinhal."

Trilho Internacional dos Apalaches inauguração do GR38 Oleiros


Sertã: VERÃO NA UNIVERSIDADE

- PRÉ-INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 30 DE ABRIL

Após o sucesso registado nas edições anteriores, a Câmara Municipal da Sertã promove, pelo quinto ano consecutivo, vários programas de verão em ambiente académico universitário, cujas pré-inscrições estão já a decorrer. Trata-se da iniciativa "Verão na Universidade" composta por modalidades que abrangem três estabelecimentos de ensino superior: Universidade de Aveiro (Academia de Verão), Universidade de Coimbra (Universidade de Verão) e Universidade do Porto (Universidade Júnior).

A "Academia de Verão" realizar-se-á de 5 a 10 de junho e de 12 a 17 de junho, sendo dirigida a alunos do 10.º ao 12.º ano de escolaridade. A inscrição para cada semana de atividades é de 75€ (não inclui alojamento) e de 150€ (com alojamento).
A "Universidade de Verão" decorrerá de 19 a 24 de julho, tendo como público-alvo alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade. A inscrição tem o valor de 120€ (sem alojamento) e de 175€ (com alojamento).
A "Universidade Júnior" dirige-se a alunos do 5.º ao 11.º ano de escolaridade com programas diferenciados para os vários níveis de ensino e decorrerá de 29 de junho a 24 de julho. A inscrição para cada semana de atividades tem o valor de 75€ (sem alojamento) e 180€ (com alojamento).
Pelo retorno extremamente positivo verificado nas edições anteriores, a Câmara Municipal da Sertã decidiu apostar novamente nesta iniciativa: a autarquia apoia os alunos que pretendam inscrever-se, disponibilizando transporte para os que se inscreverem com alojamento. O "Verão na Universidade" tem como principal objetivo despertar nos alunos o gosto pelo conhecimento nas diversas áreas do saber e contribuir para que explorem as suas potencialidades, a nível técnico e académico, tendo a oportunidade de experienciar o ambiente académico ao nível universitário. 

SILVAPA (Oleiros, Madeirã) ganhou o prémio dos melhores licores

"O “Licor de Medronho Silvapa”, produzido pela empresa Silvapa, Lda., sedeada na Madeirã, concelho de Oleiros, foi considerado o “Melhor dos Melhores” no 4º Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses. O acontecimento teve lugar no passado dia 26 de fevereiro, no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, realizado em conjunto com a QUALIFICA.

Esta distinção máxima representa um orgulho para o concelho de Oleiros e segundo a empresa, “a motivação para continuar a desenvolver produtos de excelência”. Recorde-se que a Silvapa Lda. também produz uma afamada aguardente de medronho e uma deliciosa compota de medronho. Todos os produtos são comercializados em lojas gourmet no país inteiro e exportados para o mercado internacional, verificando-se anualmente um aumento da procura."
fonte: Município.
Este é um dos casos muito bem sucedido quando o nosso amigo não desistiu de fabricar e engarrafar aguardente de medronho da zona de Oleiros e a tem divulgado paulatinamente. Surge agora com este produto que foi premiado e pode ser encontrado no Posto de Turismo de Oleiros. SILVAPA é uma marca bem conhecida e os seus produtos são de enorme categoria.

Passeio TT Rota do Cabrito Estonado no Estreito

Na sequência da realização do 7.º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, vai ter lugar no próximo dia 11 de abril o Passeio TT Rota do Cabrito Estonado promovido pela associação Trilhos do Estreito. Não perca esta aventura gastronómica que alia a adrenalina de um passeio TT à gastronomia genuína de uma região. Informações em www.trilhosdoestreito.pt, geral@trilhosdoestreito.pt ou 964303969. Os interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 6 de abril em www.trilhosdoestreito.pt. As inscrições são limitadas a 25 veículos.

março 09, 2015

Faleceu Manuel Cunha de Sendinho

Faleceu na noite passada em Lisboa, Manuel Cunha, com 86 anos de idade feitos no dia de Natal. Foi sempre um grande oleirense e regionalista na Casa da Comarca da Sertã Era muito conhecido em Oleiros pelo Cunha de Sendinho. Era natural de Lagares, Felgueiras, mas como casou a sua falecida esposa de Sendinho da Senhora, sempre dedicou a sua vida a tudo quanto fosse para bem de Oleiros. No entanto, nunca deixou de visitar também a sua família no norte e, mesmo no dia de Natal lhe dei os parabéns dos anos quando ele me respondeu que estava nesse momento com a família reunida na sua terra natal.
Deixa dois filhos, João Mateus, casado e também Ana Cunha, igualmente casada com o TOZÉ da Tapadona (é assim que é mais conhecido). O primeiro casal deu três netos ao  Cunha e o segundo tem um menino.
O Manuel Cunha lutava recentemente com um linfoma agressivo que o veio a vitimar. Está a ser velado na Basílica da Estrela em Lisboa e será celebrada missa pelas 21 horas de hoje, dia 9. O funeral será realizado amanhã (dia 10) pelas 14h30 no cemitério da Amieira.
De lembrar que este grande homem foi Presidente da Direção da Casa da Comarca da Sertã e era, atualmente, representante de Oleiros no Conselho Regional desta Casa. Tinha sido também Presidente do Conselho Fiscal no mandato 1991/92 Todos perdemos um grande homem. Família, amigos e munícipes dos concelhos que pertencem à "Casa"

Enquanto grande amigo e membro do Conselho Fiscal da Casa da Comarca da Sertã apresento a toda a família, amigos e tantos quantos estimavam esta pessoa maravilhosa as mais sentidas condolências.
Paz à sua alma. 

Programa Centro 2020 cria oportunidades de financiamento

CIMBB - e o Programa 2014-2020
Presidente da Câmara

"Sensibilizar o maior número de pessoas para as oportunidades de financiamento criadas no âmbito do Programa Operacional da região Centro para o período 2014-2020 foi o principal objetivo da sessão de divulgação que se realizou esta quarta-feira, 5 de março, no auditório da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Promovida pela Comissão Diretiva do Centro 2020 e pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – CIMBB, a sessão de trabalho contou com a presença de cerca de duas centenas de pessoas, individualmente ou em representação de empresas e instituições.
Para além da apresentação do programa Centro 2020, dos seus objetivos e regras, a sessão contou ainda com um painel dedicado especificamente aos apoios dirigidos às empresas. “Este Quadro Comunitário está muito vocacionado para a transmissão do conhecimento produzido no Ensino Superior para as empresas. Para que isso aconteça, é fundamental que tanto as instituições com as empresas tenham uma postura proactiva que se traduza na apresentação de candidaturas mais competitivas, tanto a nível nacional como internacional”, considera João Paulo Catarino, presidente da Câmara de Proença-a-Nova e da CIMBB.
Com o programa, a Região Centro terá como prioridades precisamente sustentar e reforçar a criação de valor e a transferência de conhecimento, promover um tecido económico responsável, industrializado e exportador, captar e reter talento qualificado e inovador, reforçar a coesão territorial, estruturar uma rede policêntrica de cidades de média dimensão, dar vida e sustentabilidade a infraestruturas existentes e consolidar a capacitação institucional.
Nesta sessão de divulgação, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa apresentou também a sua Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial (EIDT) para a região da Beira Baixa no período 2014-2020, que materializa para esta região a estratégia e as prioridades do Período de Programação 2014-2020 de Fundos Comunitários."

Proença - Semana da Prevenção e combate à obesidade

Durante a semana de 9 a 14 de março, o Município de Proença-a-Nova organiza a Semana da Prevenção e Combate à Obesidade, com o objetivo de promover a prática de exercício físico. Nesta segunda-feira de manhã, foram várias as pessoas que se deslocaram ao ginásio municipal para um treino com acompanhamento de um elemento do Grupo de Desporto e que, antes da atividade propriamente dita, fizeram uma avaliação da sua condição física.
Com o apoio da Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova, realizam-se medições da tensão arterial, pulsação, glicémia e colesterol aos participantes das várias atividades agendadas. Além disso, está disponível uma balança de avaliação corporal que apresenta valores como o índice de massa corporal, a percentagem de massa gorda (que dá indicações sobre o nível físico, permitindo preparar um programa de bem-estar/desportivo adequado), o índice de metabolismo basal (que indica o número de calorias que o corpo precisa quando está em repouso), a idade metabólica (a idade do corpo da pessoa, que pode ser superior ou inferior à idade real) e ainda a gordura visceral do organismo.
Durante esta semana, as atividades disponíveis são ginásio com acompanhamento, hidro sénior, aeróbica, ginástica sénior, hidroginástica e natação para adultos, todas de participação livre. A avaliação física, também gratuita, pode ser feita todos os dias desta semana entre as 9h00 e as 13h00 ou das 16h30 às 20h00 (no gabinete junto ao ginásio). Consulte os horários:
 Segunda, 9Terça, 10Quarta, 11Quinta, 12Sexta, 13Sábado, 14
Ginásio com acompanhamento09:00 - 12:00
17:30 - 19:15
09:00 - 12:00
17:30 - 20:00
09:00 - 12:00
17:30 - 19:15
09:00 - 12:00
17:30 - 20:00
09:00 - 12:00
16:00 - 20:00
09:00 - 10:30
Hidro Sénior 09:00 - 09:50
09:50 - 10:40
 09:00 - 09:50
09:50 - 10:40
  
Aeróbica18:45 - 19:45 18:45 - 19:45   
Ginástica Sénior 09:00 - 09:50
18:30 - 19:30
 09:00 - 09:50
11:00 - 12:00
18:30 - 19:30
  
Hidroginástica20:15 - 21:05 20:15 - 21:05  10:30 - 11:20
Natação: adultos19:15 - 20:0518:30 - 19:1519:15 - 20:0518:30 - 19:15  
A encerrar a Semana de Prevenção e Combate à Obesidade, realiza-se um almoço na Cafetaria Municipal no sábado, 14 de Março (presença facultativa, valor de 10 € com inscrição prévia).

Pampilhosa: Oficina do Artesão - Exposição “Teias a Aconchegos”

A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra irá promover, mais uma " A Oficina do Artesão", um espaço dedicado à promoção e divulgação de trabalhos realizados pelos artesãos locais.

 
Deste modo, o Posto de Turismo irá acolher de 11 de março a 6 de abril, a exposição "Teias a Aconchegos", da artesã Lurdes Luan.
 
Uma exposição onde serão apresentados diversos trabalhos elaborados no tear manual, uma arte milenar, reproduzida aqui de uma forma moderna e original.
 
A abertura da exposição, está marcada para o dia 11 de março pelas 18h00 e poderá ser visitada todos os dias durante o horário de funcionamento do Posto de Turismo.

março 07, 2015

Oleiros acolhe primeira prova do Campeonato Nacional de Navegação

Tendo por base a informação que nos chegou do município local, no próximo dia 21 de março realiza-se em Oleiros a primeira prova do Campeonato Nacional de Navegação (CNN), a qual será organizada pela Trilhos do Estreito. Ao todo, prevê-se a participação e 15 equipas de navegadores que disputarão 6 etapas do Campeonato.

Sessão de Reabilitação Urbana em Oleiros


"Vai ter lugar no próximo dia 17 de março, pelas 10 horas, no auditório da Casa da Cultura, uma sessão de esclarecimento sobre a Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Oleiros. Este é um projeto que pretende contrariar o estado de degradação do espaço urbano, através do incentivo à sua requalificação por intermédio de alguns benefícios fiscais que irão ser concedidos. Pretende-se assim promover e valorizar do espaço urbano de forma integrada, com o consequente incremento da qualidade de vida da população, através de uma Operação de Reabilitação Urbana (ORU) que será apresentada nesta sessão à população.

Esta medida surgiu em articulação com o Quadro de Referência Estratégica Nacional (2014-2020) pretendendo contrariar o estado de degradação dos centros urbanos (edifícios, infraestruturas e espaços exteriores), fruto do envelhecimento, da sobrecarga de usos, da escassez de recursos económicos para novos investimentos e para manutenção ou do desajustamento dos desenhos aos novos modos de vida, ao mesmo tempo que pretende fomentar a qualidade de vida das comunidades. "
Nota: Uma medida que pode vir a incentivar, como em muitos lados, o corte com a degradação urbana a que se verifica dia após dia. Em Oleiros existem vários prédios (casas) que têm mesmo que ser reparadas. Algumas estão num estado absolutamente vergonhoso e até perigoso. Prefiro não dar exemplos porque todos os conhecemos. Veremos se , agora, alguns recorrem a esta possibilidade para que e, desta forma, colaborarem no melhoramento que se deseja e pode rejuvenescer a Vila ou ou outros Centros.

Sessão distrital do Parlamento dos Jovens em Oleiros

 debate em Oleiros “O (In)Sucesso Escolar” 
Alunos do ensino básico de 12 escolas do distrito de Castelo Branco reuniram-se no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, no passado dia 3 de março, na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens destinada ao ensino básico. Numa iniciativa que tem por finalidade a promoção do interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade, a sessão foi promovida pela Assembleia da República (AR), em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) do Ministério de Educação e Ciência (MEC) e contou com o apoio do Instituto Português da Juventude (IPJ), do Município de Oleiros e do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade.
Na sessão que teve por tema o (In)Sucesso Escolar e foi monitorizada pela Comissão Parlamentar de Educação e Ciência (segundo um modelo comum ao ensino básico e secundário),  participaram os 51deputados eleitos em todas as escolas do círculo eleitoral (48+3 da mesa do Parlamento), a deputada da A. R Hortense Martins, os professores e diretores das escolas a que pertencem os deputados e os representantes e Assembleia da República, da DGEstE, do IPJ, do executivo da Câmara Municipal de Oleiros e do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade.
No final, foram eleitas as escolas que irão representar os jovens do distrito na Sessão Nacional e foram aprovadas três recomendações deste círculo eleitoral que serão apresentadas naquela sessão: a alteração da legislação sobre a constituição das turmas no que se regere ao número de alunos, a criação de centros de estudo nos edifícios escolares e a implementação se sessões de presença voluntária, em horário pós-laboral ou aos fins-de-semana, com a participação de especialistas, para esclarecimento de pais e encarregados de educação sobre a melhor forma de acompanhar o estudo dos seus educandos.

março 06, 2015

Perdi mais um amigo tendo morte de acidente

Faleceu Vitor do Monte Fundeiro - Oleiros
Amanhã, dia 7 de março de 2015, vai a enterrar o corpo de o meu grande amigo Vitor do Monte Fundeiro, Oleiros. Faleceu ontem à tardinha, quando terminava de carregar a sua camioneta de madeira. Depois de já ter até dito aos empregados que poderiam já ir embora, o Vitor acabou por cair de cima da carrada da madeira e veio a falecer. Quer o INEM e os bombeiros da Sertã (porque trabalhavam cerca da Ermida) compareceram ao local mas de nada serviu. O Vitor faleceu mesmo e está neste momento que escrevo a ser velado na igreja da Santa Casa da Misericórdia local. Oito dias depois dele mesmo ali estar no velório do meu cunhado Martins dos Reis e de o ter visitado várias vezes enquanto doente, é hoje que está a ser velado. 
Quando recebi o telefonema, ontem à noite, nem tive coragem de noticiar esta tragédia. Fica, agora, os pêsames à família, esposa, os dois filhos e outras pessoas que choram a sua partida. O seu enterro acontecerá ás 15h00 de amanhã, desde a igreja matriz até ao cemitério.
Paz à tua alma. Adeus amigo!

Festival do cabrito estonado e maranho já tem cartaz


Turistas em Oleiros em 2014 foram o dobro

"No ano de 2014 foram registadas cerca de 10.000 dormidas nas unidades de alojamento turístico do concelho de Oleiros, o dobro das verificadas no ano de 2013, cerca de 5.000, entre estabelecimentos hoteleiros, alojamento local e turismo em espaço rural (TER). Este aumento significativo traduz-se em receitas geradas no concelho, estimando-se que este número venha a aumentar, resultado da evolução da atividade turística, o que potencia um aumento de riqueza no território. Atualmente existem 9 unidades de alojamento e prevê-se no final do mês de março a abertura de nova unidade TER, nas imediações da vila de Oleiros.
A par deste incremento na oferta turística, com a criação de novos produtos e pacotes turísticos ou com o aparecimento de novas unidades, os indicadores do turismo no concelho de Oleiros começam a representar muito da economia local, não só para o setor do alojamento, mas também para a restauração e comércio que cada vez mais encaram o aumento da procura por parte de turistas e visitantes como uma oportunidade", informação fornecida pelo município.

Páscoa na águas das piscinas municipais de Oleiros


Médio Tejo e Autarquia de Oleiros apoiam os munícipes analisando a fatura elétrica


março 02, 2015

BTL 2015 conseguiu apresentar novas propostas turísticas

Decorreu neste fim de semana mais uma edição da BTL (Feira de Turismo de Lisboa) que, por passaram mais de 70 mil visitantes. Decorreu nos pavilhões da FIL, Parque das Nações e, para quem tem sido visitante assíduo posso afirmar que já houve certames melhores. Não deixou de ser importante mas os tempos de crise e com as autarquias representadas pelas suas Comunidades Municipais diminuiu, o impacto de certos concelhos e mesmo as regiões, na minha ótica, não fizeram o furor de outros tempos.
Houve exceções nítidas como o enorme espaço ocupado pela representação da Ilha da Madeira, sempre belíssima na sua ornamentação e a chamar a atenção para eventos como "o dia da flor" que decorrerá já em abril.
No entanto, novas ofertas de turismo estavam ali representadas e em grande parte dos stands era bem visível o recurso à grande e apurada tecnologia de ponta. Por vezes, até parecia que estávamos a visitar a própria região e bem documentados.
Na zona de restaurantes e afins mal se metia um pé, muito embora o serviço fosse rápido. Os doces e licores das mais diversas origens chamavam a atenção de todos. Ficou já o apetite para a próxima feira porque nesta já se recolheram boas sugestões de férias e visitas.
As fotos são do pavilhão da Madeira.




março 01, 2015

Oleiros com sabores mediterrâneos - cabrito estonado e maranhos

Sabores do Mediterrâneo
Património Imaterial da Humanidade em destaque na Páscoa
em Oleiros
As populações que ao longo dos séculos se fixaram na região da Beira Interior, em grande parte dominada por zonas de montanha e de floresta, pouco propícias à agricultura, perceberam desde cedo a importância da criação de gado caprino e ovino para o seu equilíbrio alimentar. Os beirões sempre aproveitaram, o melhor possível, as carnes do gado miúdo, dando-lhes um lugar de destaque nas mesas de festa e preservando, nalguns casos, saberes dos antigos povos do Mediterrâneo. Nos fins-de-semana da Páscoa, nos dias 28 e 29 de março e 4 e 5 de abril, 9 restaurantes do concelho* vestem-se de festa e participam na sétima edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, no qual a carne de caprinos marca o mote.

Os Maranhos, receita beirã, mais precisamente do Pinhal Interior, são preparados com o bucho da cabra, sendo uma espécie de enchido fresco recheado com carne de caprinos e alguns produtos do fumeiro, arroz e uma quantidade apreciável de ervas aromáticas, sobretudo hortelã. A sua receita é semelhante a outras que se fazem em países do Mediterrâneo (como a Espanha, a França, o Líbano e a Turquia), o que nos faz pensar numa matriz culinária comum.

Receita exclusiva de Oleiros, o Cabrito Estonado tem a particularidade de não ser esfolado, mas sim estonado. Ou seja, é assado com a pele em forno de lenha, mantendo a sua pele que fica estaladiça. O cabrito não perde gordura e a sua carne ganha em suculência e sabor. Curiosamente, um livro de culinária do Al-andaluz medieval fala de um borrego estonado com óleo e Alexandre Dumas descreve, deliciado, a experiência de comer um borrego preparado à moda do deserto, na Tunísia, também assado com a pele.

Estes dois pratos nobres, genuínos Sabores do Mediterrâneo – Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, faziam parte das ementas dos casamentos e dos batizados, das festas de aldeia e das celebrações do calendário litúrgico. Assim, na Páscoa, aproveite e vá até Oleiros deliciar-se com a mais autêntica gastronomia nacional.


*Os estabelecimentos aderentes ao Festival Gastronómico são, em Oleiros: Callum (272 680 010), Casa Peixoto (272 682 250), Ideal (272 682 350), Maria Pinha (965 586 477), Prontinho (272 682 338), Regional (272 682 309), Salina (961 258 844), em Orvalho: Pérola do Orvalho (272 746 119) e em Ponte de Cambas: Slide (965 720 287).