maio 31, 2014

“Confidencial/Desclassificado” - exposição fotográfica na Barquinha


19 setembro a 31 dezembro
Exposição de fotografia “Confidencial/Desclassificado”, de Manuel Botelho
CONFIDENCIAL/DESCLASSIFICADO consta de um conjunto articulado de três exposições nas quais Manuel Botelho

A beleza e a vida do mercado ribeirinho na Barquinha

12, 13 e 14 setembro
Mercado Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha

Mercado de produtos locais, workshops temáticos, degustação de iguarias, animação, cinema ao ar livre, dj e vj são algumas das actividades que compõem o festival.
O objectivo da iniciativa é valorizar a identidade cultural das comunidades que vivem em torno do Tejo, o rio e as suas potencialidades económicas e turísticas, dinamizando as zonas ribeirinhas.

Teatro “Viriato” em Almourol em julho

5, 12 e 19 julho
 A peça “Viriato” está em cena desde 1999, há 14 anos, e é apresentada uma vez por ano em Vila Nova da Barquinha. O palco não pode ser mais monumental, com o castelo de Almourol e o rio Tejo como pano de fundo.
A peça é baseada no livro “A voz dos deuses” e narra as nossas origens como povo.
Participam dezenas de atores e figurantes e inclui a entrada em cena de grupos de cavaleiros a galope. O público é convidado de honra no banquete do casamento do Viriato. Um banquete à imagem dos da época dos romanos, com carne assada pão, vinho e fruta da época, tudo servido pelos mesmos atores e participantes.
Este ano nos dias 5,12 e 19 de Julho, pelas 19h19min, após a conclusão das obras de intervenção na torre de menagem do Castelo de Almourol e beneficiação das muralhas e interiores.
Entrada: 22,22€, incluindo refeição.

Mais informações em http://www.fatiasdeca.net/



Filme: www.youtube.com/watch?v=kmfIMaW7wyI



Pampilhosa da Serra - 7º aniversário do Ciclo Mise en Scène


O Ciclo Mise en Scène de Pampilhosa da Serra comemorou no passado dia 25 de maio o seu 7.º aniversário. 

Muitos são os esforços que este Município tem vindo a fazer ao longo dos anos para elevar a qualidade de vida e bem-estar dos Pampilhosenses, proporcionando cada vez mais equipamentos de recreação e lazer.
Este ciclo é um bom exemplo disso, com inicio a 25 de maio de 2007, tem vindo a realizar-se desde essa data todas as últimas sextas-feiras de cada mês, pelas 21h30 no Auditório Municipal, com entrada gratuita.

Durante estes 7 (sete) anos de existência, o ciclo mise en scène, tem vindo a revelar-se um grande sucesso, prova disso são os mais de 5000 mil espetadores que passaram pelo Auditório Municipal, para assistirem às 75 peças de teatro trazidas pelas 60 Companhias de Teatro Profissional e Amador.

Peças de grande renome nacional, tais como as: "Separações", do Teatro Váatão de Castelo Branco; As Filhós e Rabanada do VicenTeatro Duas na Mão e Uma a Voar"; "O Meu Menino"; "As Calcinhas Amarelas"; "Ó Zé Põe-te em Pé!"; "Pijama para 6" da TZM - Tozé Martinho Produções e " Tonecas& Cª, entre outras, já passaram por este Auditório.

Com este ciclo o Município de Pampilhosa da Serra procura oferecer uma programação variada, com diferentes estilos teatrais de grande qualidade, que vá ao encontro dos gostos e preferências dos vários públicos.

Pretendendo assinalar esta data sobe ao palco do Auditório Municipal,neste  dia 30 de maio, pelas 21h30 esteve a peça de teatro "Raio dos Tempos". Uma produção do Teatro de Carnide com textos de Álvaro Campos, José Régio e Raul Brandão, que retrata a história de dois jovens que procuram entender a literatura através das emoções.

TARDE CULTURAL NO HOTEL SANTA MARGARIDA EM OLEIROS

A 31 de maio (neste sábado) vão  decorrer dois importantes acontecimentos no hotel de Santa Margarida em Oleiros

Às 17:30h - Inauguração da exposição de pintura "As cores da Natureza" - Fernando Marçal

Estará patente até 27 de junho
 

18:00h - “Callum de honra” 

Às 18:30hPalestra “A ponte grande sobre a ribeira de Oleiros" 

– Dr. Leonel Azevedo


Participe nesta tarde cultural.

maio 29, 2014

As marchas populares em Oleiros a 21 de junho

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, em parceria com o Município de Oleiros, vai organizar pelo quarto ano consecutivo, no próximo dia 21 de junho, as Marchas Populares, as quais terão lugar após a missa, nas imediações do edifício da Câmara Municipal, junto às instalações da Segurança Social. Sabendo do êxito das últimas edições, do envolvimento e da aceitação pela comunidade Oleirense, este é um evento que se estende a todas as associações, lares, freguesias, escolas e outras instituições que queiram participar, as quais deverão dar indicação da sua participação até ao próximo dia 30 de maio.

Programa das férias desportivas de verão em Oleiros



 O Município de Oleiros volta a promover as Férias Desportivas de Verão, as quais decorrem durante 3 semanas, de 16 de junho a 4 de julho. A iniciativa destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 17 anos e tem como principais atividades a ida à praia marítima Osso da Baleia e às praias fluviais Açude Pinto e Álvaro, no concelho de Oleiros, assim como a realização de desportos coletivos, de jogos aquáticos, acampamento, concurso de construção e corrida de carrinhos de rolamentos.
A participação nas Férias Desportivas Verão 2014 tem o custo total de 15 euros (o qual inclui seguro, acampamento, jantar e almoço no acampamento e ida à praia). Opcionalmente, os interessados poderão participar no programa aventura de 1 dia no campo aventura My Camp, na Quinta da Broeira, Cartaxo, com o custo adicional de 30 euros.
As inscrições decorrem até ao dia 12 de junho na receção das Piscinas Municipais.

Câmara de Oleiros atribui verbas às Freguesias e a Associações



Numa política de descentralizar e continuar a apoiar as diversas freguesias e associações do concelho, o executivo da Câmara Municipal deliberou na última Reunião de Câmara de 23 de maio de 2014 atribuir verbas a essas autarquias e coletividades locais, num montante total de 54.243,06 euros.

Desse montante, as juntas de freguesias receberam 80.535,06 euros e às restantes instituições foi atribuído o montante global de 26.292 euros. São elas: Associação Grupo Desportivo e Recreativo do Milrico, Associação Progresso do Vidigal, Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia da Madeirã, Fábrica da Paróquia de Oleiros, Grupo de Amigos da Freguesia da Madeirã, Grupo Desportivo Águias do Moradal, Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros e Santa Casa da Misericórdia de Álvaro.