outubro 31, 2013

Histórias virtuais em Pampilhosa iniciativa do Espaço Internet

HISTÓRIAS VIRTUAIS

O Município de Pampilhosa da Serra, através do seu Espaço Internet vai realizar mais uma atividade, no âmbito do seu plano anual de atividades.
 
Assim, e nos próximos dias 6, 13, 20 e 27 de novembro, o Espaço de Internet vai proporcionar às crianças da Ludoteca "Pampilho" que entrem no mundo da fantasia. Esta atividade consiste no visionamento de histórias virtuais, e seguidamente cada criança pinta, online, um desenho alusivo ao tema, dando asas à imaginação para colorirem o seu trabalho

Pampilhosa "Conversa com Avós" e o S. Martinho

DIA DE SÃO MARTINHO - 11 DE NOVEMBRO

O Programa Conversa de Avós promovido pelo Município de Pampilhosa da Serra, em parceria com todas as Juntas de Freguesia, irão organizar em todas as freguesias um magusto convívio, no âmbito das Comemorações do Dia de São Martinho.
Estes irão decorrer ao longo de duas semanas, onde não faltarão as castanhas assadas, a água-pé e jeropiga, para além da indispensável animação musical, a cargo dos participantes e da respetiva Junta de Freguesia.
 
Dia 04/11- Dornelas do Zêzere (15h00/17h00);
Dia 05/11- Unhais-o-Velho (15h00/17h00);
Dia 07/11- Janeiro de Baixo (15h00/17h00);
Dia 08/11 - Machio (15h00/17h00);
Dia 11/11- Cabril (15h00/17h00);
Dia 12/11 - Vidual e Fajão (15h00/17h00);
Dia 13/11 - Pessegueiro (15h00/17h00);
Dia 15/11 - Portela do Fojo (15h00/17h00).
Dia 17/11 - Pampilhosa da Serra (15h00/17h00).

VII MOSTRA DO MEDRONHO E DA CASTANHA EM OLEIROS

Miguel Agostinho, Tiago Silva e Abílio Alves animam  este fim de semana a  "Mostra do Medronho e da Castanha"

PROGRAMA                                                 

1 de novembro (sexta-feira)

Feira Anual dos Santos

10H00 – Abertura da Mostra de Produtos Locais; Início da atuação do acordeonista Abílio Alves;
10H30 – Peça de teatro “Viagem na casca de um ouriço” promovida pela Casa da Cultura de Oleiros – Hora do Conto Infantil;
15H00 – Atuação do acordeonista Abílio Alves;
22H00 – Encerramento da Mostra de Produtos Locais.

2 de novembro (sábado)

10H00 – Abertura da Mostra de Produtos Locais; Início da atuação do artista Tiago Silva;
12H00 – VII Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha nos restaurantes aderentes;
15H00 – Atuação do artista Tiago Silva;
16H00 - Peça de teatro “Viagem na casca de um ouriço” promovida pela Casa da Cultura de Oleiros;
19H00 – VII Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha nos restaurantes aderentes;
20H00 - Atuação do artista Tiago Silva;
22H00 – Encerramento da Mostra de Produtos Locais.

3 de novembro (domingo)

09H00 - VII Maratona de BTT “Rota do Medronho” organizada pela Associação Pinhal Total;
09H00 – III Caminhada “Rota da Castanha” organizada pelo Gabinete de Desporto do Município de Oleiros;
10H00 - Abertura da Mostra de Produtos Locais; Início da atuação do acordeonista Miguel Agostinho;
12H00 – VII Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha nos restaurantes aderentes;
15H00 – Atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Oleirense, contemplando o 119.º aniversário da coletividade;
16H00 – Atuação do acordeonista Miguel Agostinho;
19H00 – VII Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha nos restaurantes aderentes;
20H00 – Encerramento da Mostra de Produtos Locais.

Dia de bruxas, dia de Halloween

Hoje é dia de Halloween. No meu tempo seria o dia das bruxas, mas nós não o celebrávamos. Não havia esta forma de celebração que tem mais a ver com o mercado - parece o dia de Carnaval - do que qualquer simbologia que mereça, em Portugal a celebração. O mesmo não se passa com a zona espanhola da Galiza onde, em muitos dos estabelecimentos comerciais, há bruxas (bonecas com nariz comprido, varinha e vestes de todos os tipos. Há mesmo as que falam).

No meu tempo de moço o nosso imaginário era ceio de contos ou histórias sobre bruxas. Medos que sucessivamente nos eram contados por muita gente mas na sua maioria em casa à luz da candeia que tão pouco iluminava. O escuro nas outras divisões era normal. Não havia eletricidade e, quando surgiu em Oleiros ficou na Vila mas nenhuma povoação teve direito à iluminação.
Então, para quem vivia com noites escuras e onde qualquer ruído significava "um medo", um arrepio na pele, não era nada apetecível deslocarmo-nos de localidade para localidades. E, quando o fazíamos, o cair de uma pinha no imenso escuro era novo arrepio certo e o coração a bater e nem sequer olhávamos para trás - conselho dos mais velhos.

Bruxas, para nós, era o terror, a par de alguns lobos - que existiam mesmo - e lobisomens servidos nos contos de primeiros livros que consegui ler, à noite e em voz alta para todos ouvirem e conseguia-os, por empréstimo, numa biblioteca ambulante que nessa altura visitava Oleiros. O curioso é que esses livros pertenciam a uma grande coleção de "Histórias Maravilhosas ....".

Também me lembro que várias histórias reais, algumas vivi-as pessoalmente e assustaram uma grande família como a minha e outras. Mas o relato dessas fica para outros momentos. Hoje, era só para dizer que, "os medos" quase que terminaram com a eletricidade nas casas e a iluminação pública. Mas, se alguém, no escuro, chega em silêncio e faz alguma malandrice... tudo volta às sensações que perpassaram e perpassam por quase todos. 

Bom dia de bruxas. Bom dia de Halloween. E, de noite, sem estar acompanhado(a) evite caminhos escuros porque, muitas vezes, "os medos" existem mesmo, é que sempre houve pessoas más!

Os jovens nas escolas já não falam de bruxas mas de Halloween. Fazem disto uma festa. Foi importada esta celebração.

Mas... doçura ou travessura?  Prefiro o pão de Deus

outubro 30, 2013

Decorreu o Encontro de Land Rovers em Oleiros



"A pouco mais de um mês do já mítico passeio turístico TT “Trilho Estreito”, agendado para o dia 23 de novembro, realizou-se no passado dia 26 de outubro, em Oleiros, um encontro de Land Rovers destinado a sócios do Clube Landmania de Portugal. Com um total de 36 viaturas e 108 participantes, a iniciativa intitulada “Rota LandGeossítios” teve o apoio da Associação Trilhos do Estreito.

O percurso do passeio, orientado por GPS e caravana, incluiu a passagem por alguns pontos de interesse do concelho, nomeadamente os geossítios do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional (Fraga da água d’Alta, Miradouro do Mosqueiro, Meandros do rio Zêzere) e as aldeias de xisto. A gastronomia foi outro dos pontos altos do programa e houve ainda espaço para a prova de aguardente de medronho e vinho Callum, proveniente de uma casta de uvas exclusiva do concelho."

Ação de Micologia em Oleiros a 30 de novembro



"Vai realizar-se no próximo dia 30 de novembro uma Ação de Micologia orientada pelo Eng.º José Gravito, na freguesia do Estreito-Vilar Barroco, Oleiros. A concentração está prevista para as 9H30, em frente ao edifício daquela Junta de Freguesia e os participantes devem trazer roupa e calçado apropriado, cesto, faca e boa disposição. O programa inclui saída de campo, regresso ao local e entrega de cogumelos apanhados, almoço, exposição de cogumelos colhidos e caraterização e identificação das espécies coletadas.


A ação é da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) e tem a colaboração do Município de Oleiros, Junta de Freguesia do Estreito e Associação Florestal de Alvélos e Moradal (APFAM). As inscrições decorrem até ao dia 26 de novembro através da DRAPC – Núcleo da Sertã 274 601 785, Gabinete Técnico do Município de Oleiros 272 680 130 e APFAM 272 682 383."
- Município

Instalado o Conselho Intermunicipal da Comunidade Médio Tejo

Reunião de Instalação do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Esta Comunidade é formada, como se sabe,  pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém,  Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Esta reunião teve lugar no dia 28 de outubro  na qual tomaram posse os 13 Presidentes das Câmaras Municipais dos Municípios que compõem esta Comunidade.

Foi eleito por unanimidade, de entre os seus membros,  e por meio de lista única:



- Presidente do Conselho Intermunicipal:

 Maria do Céu Albuquerque (Presidente CM Abrantes);



- Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal:

 Júlia Gonçalves Amorim (Presidente CM Constância);



- Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal – José Farinha Nunes (Presidente CM Sertã).

De todos os autarcas que compõem  CIM Médio Tejo espera-se um excelente em prol dos seus municípios, da reunião em geral e, por fim, de Portugal. Este tipo de organização vai possibilitar candidaturas e projetos de uma envergadura bastante notória, com escala para ser mais considerado pelas instâncias superior. Bom trabalho, amigos!

outubro 29, 2013

Magustos do Rancho e dos Bombeiros em Oleiros e outros

O vinho ainda ferve, as castanhas já caem dos castanheiros e estão a reunir-se as condições para a realização dos vários magustos que, nalguns casos são já verdadeiros eventos da região. Hoje venho informar os dois primeiros que tenho conhecimento.

No próximo dia 10, (dia antes do S. Martinho), vão realizar-se o do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros (para o qual estão convidados dos os elementos e sócios) e o dos Bombeiros Voluntários de Oleiros estando também convidados bombeiros e respetivos sócios.

Do Rancho veio o seguinte convite:
 
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros irá realizar o seu magusto anual dia 10 de Novembro pelas 15 horas, no qual pretendemos reunir os atuais executantes, os ex-executantes, corpos sociais e sócios.
Pelo que, muito nos honraria a presença de Vª.Ex.ª motivo pelo qual o convidamos a estar presente na sede da nossa associação.
Com os nossos sinceros agradecimentos, aguardamos a sua presença pois só com a família desta associação toda reunida poderemos ter um verdadeiro convívio.
                                                                  A Direção
___________________________
Mas outros já podem ser indicados tendo por base a informação disponibilizada pela autarquia. São os conhecidos até agora. Espera-se é que esses dias e convívios sejam excelentes para organizadores e participantes.


Outros magustos previstos e entidades que os realizam

2 Nov
Grupo dos Amigos Incondicionais do Orvalho GAIO)
Instalações do Grupo
9 Nov
Casa do Convívio do Pião e Vale da Figueira
Pião (Estreito)
9 Nov
Associação “Os Amigos da Póvoa de Cambas”
Póvoa de Cambas
9 Nov
Isna  Sport Clube e Alvéolos
Isna
10 Nov
Santa Casa da Misericórdia de Álvaro
Álvaro
10 Nov
Grupo de Amigos da Freguesia da Madeirã
Madeirã
10 Nov
ARCVASO
Vale Souto
10 Nov
Grupo Maltez Desportivo do Mosteiro
Mosteiro
16 Nov
Família Escuta (Agrupamento 1080 CNE Oleiros)
Sede do Agrupamento
23 Nov
Grupo Desportivo e Recreativo “União do Roqueiro”
Sede - Roqueiro
23 Nov
Grupo Desportivo e Recreativo do Milrico
Sede - Milrico
1 Dez
Sociedade Filarmónica Oleirense
Oleiros (local do costume)
  


Também já foram realizados:

Dia 19/10 o da Associação dos "Amigos da Bafareira"
Dia 26/10 o da LAFA - Liga dos Amigos da Freguesia da Amieira

Miguel Agostinho no Centre Franco Portugais

Dia 30 de novembro
 
Informa-nos  o nosso amigo Miguel Agostinho, artista que dinamiza bailes e festas, que mais uma vez se vai deslocar a França, mais propriamente a Bourges (18) no último dia de novembro. De vez em quando sabemos das suas deslocações até junto das nossas comunidades espalhadas pela Europa.
E vai, porque quando actua brilha, desdobra alegria, anima os convívios, as festas de modo a não ser mais esquecidos. O Miguel é daquele tipo que, está praticamente sempre ocupado , mais no verão que no inverno, é certo, mas estas deslocações são muito úteis no seu currículo e leva muito desta nossa terra até aos locais onde estão esses nossos conterrâneos. 
Que o espetáculo seja mais uma vez o que todos desejam. O cartaz aqui fica que, está divulgado no Facebook com a autoria de David Brandão Lourenço / Miguel Agostinho.

Blatter, Presidente da FIFA envolvido em polémica de que é culpado

Por vezes vimos e ouvimos declarações de responsáveis, ao mais alto nível, que nos deixam um pouco perplexo. Do que falo hoje é das declarações do Presidente da FIFA que de uma forma pouco condizente com o cargo que ocupa se dispôs a comparar Messi com Ronaldo, de forma pouco elegante mas afirmando que são os dois bons mas que escolheria Messi para a Bola de Ouro. A forma como os comparou seria para um dos nossos mais conhecidos comediantes. No momento em que arranca o processo para a eleição, até Janeiro, de votação para os melhores atletas e treinadores, não foram felizes estas declarações. Mas enfim, cada vez mais me convenço que Mourinho tem razão quando prefere não ir à cerimónia pelas razões que tem avançado.

Eu, caro Presidente da FIFA, quero crer que o fez numa atitude de boa disposição, mas que foi de mau gosto, foi. A prova é que são já muitíssimas as críticas que se podem ler na comunicação social e redes sociais. Melhor é brincar com os netos. Porque, se o objetivo era ser capa de jornais e revistas desportivas, isso conseguiu.

"Ataque ao Poder" - o filme desta semana no Tasso da Sertã

O cinema voltou a uma das salas  mais tradicionais da cultura Sertanense o Cineteatro Tasso do Clube da Sertã e que, a partir desta semana, a exibição de cinema realiza-se às quintas-feiras. Assim, esta quinta-feira, a partir das 21h15m, estará em exibição o filme “Assalto ao Poder”, do realizador Roland Emmerich.
Nestes tempos em que todos têm vários recursos audiovisuais e "ofertas" para se assistir a filmes escolhidos individualmente sentados no conforto do sofá, há que dar mérito aos responsáveis e à autarquia para se continuar a insistir na tradicional oferta coletiva. É bom que seja assim.

Pedrógão Grande - Exposição de Pintura “ITINERESTELLAE”

De 17 de outubro a 31 de dezembro de 2013

Durante este período estará patente, no Centro de Interpretação Turística de Pedrógão Grande a exposição “ITINERESTELLAE” (Estrela Itinerante).
 
Esta exposição organizada pela Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesas (AAAGP) em colaboração com Conselleria de Cultura e Turismo e a Dirección Xeral de Promoción e Difusión a Cultura, é composta por 60 visões, maioritariamente pinturas, do “Caminho de Santiago”.

Visite, porque se trata de uma iniciativa cultural de muito interesse.

outubro 28, 2013

Vila de Rei - Grande aposta no teatro (cultura)


O Auditório Municipal Monsenhor Dr. José Maria Félix, em Vila de Rei, vai voltar a receber, nas noites de 16, 23 e 30 de Novembro, todas as emoções das artes teatrais, com a realização da IX Quinzena do Teatro.

As sessões terão início pelas 21:00 horas, com entrada solidária (entrega de um género alimentício para apoio às famílias Vilarregenses mais carenciadas).

Durante três noites de espectáculos, Vila de Rei vai revestir-se de pequenas histórias e cenários, numa iniciativa que conta com o seguinte programa:

16 de Novembro:
 “Diz que é tipo Magazine”, Grupo de Teatro “Dupla Personalidade”, de Arraiolos
23 de Novembro:
 “O Sarrilho do Príncipe Matraquilho, Teatro Amador de Pombal
30 de Novembro:
 “É preciso ir”, Grupo de Teatro Váatão

Organizada pela Autarquia de Vila de Rei, a iniciativa, que vai já para a sua nona edição, tem contado sempre com bastante público que não resiste às gargalhadas geradas pelos actores em cena.

De 16 a 30 de Novembro junte-se a esta plateia e tenha um serão de rir e chorar por mais!

Proença - Pedalar de forma solidária

   
"Pedalar de forma solidária, contribuindo para a recolha de bens alimentares, foi o objetivo de um passeio que ontem juntou cerca de 30 participantes. Promovido pelo clube Os Pênêvês, em colaboração com o Agrupamento de Escuteiros, o passeio de BTT uniu Proença-a-Nova e Sobral Fernando e convidou os participantes a entregarem géneros, a título de inscrição. No total foram recolhidos 118,65 quilos de alimentos, que reverteram para o Banco Solidário.

O programa do passeio incluiu uma visita ao Núcleo Museológico Linho e Tecelagem, na aldeia de Foz do Cobrão, assim como um lanche e transporte de regresso ao ponto inicial, no parque urbano. A quantidade de produtos a entregar ficou ao critério de cada participante e foi também possível o contributo de quem, mesmo não querendo fazer o trajeto em bicicleta, se quis juntar à iniciativa.

O Banco Solidário, com loja de atendimento na rua comendador Sebastião Alves, tem vindo a apoiar regularmente mais de meia centena de famílias, graças ao envolvimento de particulares que doam bens, iniciativas pontuais como a agora desenvolvida pelo clube Os Pênêvês e apoios como o do supermercado Intermarché de Proença-a-Nova, que oferece mensalmente alimentos.

Todas as famílias que recebem bens inscrevem-se previamente no Gabinete de Ação Social do Município. Com atendimento regular tanto a quem está interessado em doar bens como a quem necessita de os receber, a loja funciona num espaço cedido pela Junta de Freguesia de Proença-a-Nova e conta com uma equipa de voluntárias que assegura a abertura ao público. Qualquer bem com condições para (re)utilização pode ser oferecido, como vestuário, brinquedos, peças para a casa ou material de construção."
- Município

Pampilhosa da Serra : TROFÉU RALLY REGIONAL CENTRO

A 6ª prova do Trofeu de Rally Regional Centro 2013 vai disputar-se em Pampilhosa da Serra, nos dias 16 e 17 de novembro.

 É uma prova que marca o regresso da velocidade e adrenalina dos míticos troços do Mundial de Rallys às estradas de Pampilhosa da Serra.
 

Na edição que se adivinha a mais disputada de sempre, com muitas equipas a imprimir ritmos bastante fortes em todas as classes, é de esperar uma edição do TRRC 2013 bastante disputada.
 
Esta é uma prova da responsabilidade do "Penela Race Events Club", que conta com o apoio incondicional do Município de Pampilhosa da Serra, Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra e do Villa Pampilhosa Hotel.

outubro 24, 2013

Presidente de Proença-a-Nova responde aos munícipes no Facebook

"O Facebook é o mais recente canal de ligação entre o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e os munícipes. A partir de novembro, na primeira segunda-feira de cada mês João Paulo Catarino irá conversar e responder às questões dos interessados nesta rede social. Os horários serão oportunamente confirmados.

O objetivo deste novo canal, que não substitui os períodos de atendimento presencial nem dispensa as deslocações aos serviços nos casos em que venha a revelar-se necessário, é abrir uma oportunidade de diálogo que permita, de forma simples, esclarecer pequenas dúvidas ou reforçar a informação disponível sobre a atividade do Município e prioridades na gestão.

A iniciativa insere-se numa estratégia de modernização e simplificação que tem procurado criar alternativas à deslocação da população aos serviços, sendo atualmente disponibilizados requerimentos e formulários online. Antecipando-se a mudanças em curso nalguns serviços da Administração Central, o Município permite já aos munícipes e empresas que muitos dos procedimentos necessários no dia-a-dia sejam feitos no site. "

Uma prática que não é muito comum por este país fora. Há presidentes que se afirmam info-excluídos. Em nada os abona, porque essa "resistência" às comunicações atuais que tanto podem ajudar, a divulgar e a ter um diálogo direto com os seus  munícipes. Um aplauso para si, Presidente João Paulo Catarino, não esperava outra coisa de si.

Sertã distinguiu personalidades e instituições durante cerimónias 500 anos do Foral

As Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino registaram o seu ponto alto no passado domingo, 20 de outubro, dia em que se assinalou a efeméride. O programa de comemorações teve início às 15 horas com o descerramento de placa comemorativa, no edifício dos Paços do Concelho da Sertã.

Mais tarde, na Capela do Convento de Santo António da Sertã, decorreu a cerimónia de reconhecimento público a áreas de atividade com relevo na criação de riqueza e emprego no Concelho da Sertã, valorizando-se ao mesmo tempo o fator humano e o envolvimento pessoal de todos os seus intervenientes. Este reconhecimento público a áreas que estão na vanguarda da atividade económica, tiveram também a intenção de sinalizar sucessos e bons exemplos, mostrando que mesmo no interior, com parcos recursos à disposição, é possível ultrapassar as dificuldades e fazer mais e melhor.
Atribuíram-se cinco distinções a cinco diferentes áreas: no setor primário distinguiu-se a floresta e a agricultura, no setor secundário a indústria, no setor terciário o turismo e o comércio. Com este gesto o Município pretende contribuir ainda para se suscitarem atenções, lembrando-se principalmente aos jovens que empreender pode ser a solução para uma vida com melhores horizontes. Porque a atividade humana é realizada pelo Homem e porque instituições e empresas terem rosto, quis o Município personificar este reconhecimento público distinguindo como representante alguém que simbolizasse cada setor. Assim, no sector primário recebeu a distinção em representação deste setor Fernando Lopes Farinha Martins. No sector secundário, distinguindo-se a indústria, esteve a representar o setor António Figueiredo Fernandes, e no sector terciário, onde se situam o turismo e comércio, recebeu a distinção atribuída a esta área Carlos Alberto Pedro Marçal.