janeiro 31, 2013

Benfica vai à final da Taça de Portugal

2       -       0
Desporto: Taça de Portugal

O Benfica disputou a primeira mão das meias-finais com o Paços de Ferreira e, como se sabe, foi vencer por 0-2. A segunda mão disputar-se-á só a 17 de Abril, na Luz. 

Os dois encontros entre o  Belenenses  e o Vitória de Guimarães estão marcados para 27 de março e 17 de abril.

Se não houver nenhuma surpresa na Luz (e já teria de ser grande mas nunca impossível em futebol), o Benfica irá à final com uma das duas equipas: Belenenses ou Guimarães. Parece ser desta vez que os encarnados estarão presentes numa final no Jamor (já há alguns anos que não estão), um dos fortes objetivos assumidos desde início da temporada. Está prevista uma boa festa para esse dia, dados os clubes envolvidos e também casa cheia.

Baile dos finalista Escola Padre António de Andrade em Oleiros

A mensagem chega assim de Oleiros:

"No dia 16/02/2013 irá realizar-se, pelas 22h30 o Baile de Finalistas da turma do 12º ano da Escola Básica e Secundaria Padre António de Andrade. O artista será o conhecido e conceituado Miguel Agostinho. Haverá muita bebida e diversão!! Não faltes"
 
No último eu estive e gostei. Mais pessoas amigas gostaram também. A diversão acontece no enorme armazém disponível da Santa Casa da Misericórdia, por baixo do edifício onde está instalada a Repartição de Finanças de Oleiros.  Estes bailes contam com muitos dos pais que também aproveitam para "beber uns copos" e divertirem-se. Colaboram na receita (que é um dos principais objetivos). Desejo-vos o maior êxito.

Sertã - HidroCarnaval dia 8

Não esqueça o adereço! A água está garantidamente  a uma boa temperatura. DIVIRTA-SE!

No próximo dia 8 de fevereiro, a partir das 20h30m, à semelhança de anos anteriores, a Piscina Municipal da Sertã assinala a quadra carnavalesca com a iniciativa “HidroCarnaval”. Trata-se de uma aula de hidroginástica e hidrodeep, recheada de movimento, novas coreografias onde não faltarão surpresas, animação e exercício físico.
Nesta iniciativa, os professores da Piscina Municipal prometem surpreender os participantes com os seus disfarces originais.
A entrada é gratuita e aberta a toda a população: todos os participantes poderão experimentar e praticar as modalidades de hidroginástica disponíveis na piscina. Para o efeito, é apenas necessário fazer-se acompanhar de fato de banho, touca de natação, chinelos e um adereço carnavalesco (máscara, peruca, nariz de palhaço, entre outros).

Rastreio Pulmonar na Pampilhosa da Serra


V.N.Barquinha preocupa-se com os namorados

Serão com Ciência
A ciência do amor

No dia dos namorados

pela Professora Maria Filomena Rodrigues
Teixeira


"A professora nasceu em Cambulo, Angola, em 15 de Novembro de 1959.
Docente na Escola Superior de Educação de Coimbra, é Doutorada em Didáctica pela Universidade de Aveiro.
É desde 2011 membro da equipa de peritos da Comissão de Avaliação Externa - Educação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Coordena desde 2010 o Mestrado em Educação para a Saúde de Escola Superior de Educação de Coimbra e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. É também coordenadora, desde 2010, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1ºCEB da Escola Superior de Educação de Coimbra.

É autora e/ou co-autora de programas das unidades curriculares do 1º ou do 2º ciclo de formação, lecionadas na área científica de “Ciências Experimentais, do Ambiente e da Saúde” da ESEC.
Participa em diversos projectos de investigação quer como coordenadora, quer como membro de equipa. É desde Junho de 2006, membro efectivo do Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro.

É investigadora responsável do projecto intitulado "Sexualidade e género no discurso dos media: implicações sócio-educacionais e desenvolvimento de uma estratégia alternativa na formação de professores/as", em curso no CIDTFF.
É autora de vários artigos publicados em revistas nacionais, assim como comunicações orais em conferências nacionais e internacionais."
- município

CORTEJO CARNAVALESCO EM PAMPILHOSA DA SERRA SAI À RUA DIA 10

"Nos últimos anos, o carnaval de Pampilhosa da Serra tornou-se um dos mais expressivos e atrativos eventos do calendário festivo do concelho de Pampilhosa da Serra.
 
O desejo é dar continuidade a uma festa que se tornou grandiosa e importante no seio da comunidade Pampilhosense.
 
Desta forma, não perca o desfile do corso carnavalesco, já no próximo dia 10 de fevereiro, a partir das 15h00.
 
Os festejos do carnaval atingem o seu auge com o desfile do corso carnavalesco pelas ruas da Vila de Pampilhosa da Serra, com cerca de 30 carros alegóricos, representando as instituições do concelho e grupos anónimos, tendo como objetivo atrair pessoas à sede de concelho e dinamizar o comércio local."

As terras das Beiras, festejam sempre o Carnaval e, agora, mais que nunca. Porque estes momentos significam criação paulatinamente de hábitos que se traduzem em turismo no interior de Portugal. 

janeiro 30, 2013

Colheita de Sangue e de Medula Óssea em Vila de Rei


Autarcas dão o exemplo

 O Município de Vila de Rei, em colaboração com a Autoridade para os Serviços de Sangue e com o Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra, organizou, na tarde de 25 de Janeiro, mais uma Colheita de Sangue e de Medula Óssea (inscrição na base de dados nacional).
Uma vez mais, os Vilarregenses voltaram a comparecer em grande número, registando-se a participação de 60 pessoas, o que resultou em 49 dádivas de sangue e em 34 novas inscrições para a base de dados nacional de dadores de medula óssea.
 
Esta foi já a 20ª Colheita de Sangue e a 2ª de Medula Óssea, numa iniciativa que, para a Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Irene Barata, “comprova, uma vez mais, o enorme sentido cívico e de solidariedade dos habitantes do nosso Concelho.”

A próxima colheita de sangue está já agendada para o período da Feira de Enchidos, Queijo e Mel, no verão.

janeiro 29, 2013

A artista Rosa Afonso pinta Natal e vence concurso

 A artista Rosa Afonso de Oleiros, com Atelier aberto nesta Vila, veio a ser a premiada com o 1º lugar do concurso de montras com presépios levado a efeito pela Junta de Freguesia de Oleiros. A artista puxou pela sua veia artística e pintou em pedras de xisto o "seu" presépio lindo, obra prima, valiosa e para quem o viu, dava-lhe  favoritismo natural. E aconteceu. Ficaram assim classificadas todas as montras:

Concurso de Montras Presépios de 2013
1º - Atelier Rosa Afonso
2º - Café Boaventura
3º - Sapataria Central (em 2011 foi 1º)

Foram ainda atribuídas as seguintes Menções Honrosas:

Restaurante Regional
Casa Peixoto
A Serrana


no entanto, participaram outros estabelecimentos como: restaurante Ideal - Perfumaria Prestígio -  Farmácia Guerra - Hotel Santa Margarida, Florista Ramalhal e Casa Agrícola (que costuma ter sempre também uma boa montra)

Já quanto ao concurso de árvores de Natal o júri decidiu:

1º lugar – a turma do 3.º ano da EB1 de Oleiros
2º lugar - a do Agrupamento 1080 CNE Oleiros
3º lugar - a do Infantário Maria Augusta da Silva

Menções honrosas atribuídas:

> Jardim de Infância de Oleiros
> Turma 4.º ano EB1 Oleiros
> Sociedade Filarmónica Oleirense

Outras entidades participaram também no concurso como,  a Casa do Benfica de Oleiros. Pinhal Total, a ARCO e os 1º e 7º anos do  o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, mais propriamente os 1º e 7º anos.

Composição do júri :

O júri constituído pelo Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, José Santos Marques, Presidente da Junta de Freguesia de Oleiros, Alfredo Martins e Professora Ana Maria Martins




Veja qual é seu ordenado no simulador da TVI24

Esta notícia interessa-lhe

"Já foi publicado esta segunda-feira, em Diário da República, o diploma que aprova a repartição de metade dos subsídios, no privado, pelos 12 meses do ano.

A lei entra em vigor amanhã e prevê o pagamento de 50% de cada um dos subsídios em duodécimos. Quer isto dizer que os trabalhadores - que não quiserem receber os subsídios de férias e de Natal repartidos pelos 12 meses - têm agora cinco dias para informar a entidade patronal da opção que fizeram. Mas, como prazo termina num domingo, transita para segunda-feira, dia 4 de fevereiro.

A TVI24 tem um simulador de salário líquido para o ajudar a fazer as contas e disponibiliza-lhe também os mais recentes simuladores da consultora Price Waterhouse Coopers (PWC), para os trabalhadores da função pública, do setor privado e também para os pensionistas. Aqui pode simular quanto vai receber após o aumento dos impostos, e com os duodécimos, para poder fazer a melhor opção no que toca ao seu caso."

leia toda a notícia  completa.

Eduardo Rêgo, exposição e "sabor da Beira" o fim de semana do Hotel de Santa Margarida



 Neste fim de semana de 26 a 27.01 o  Hotel Santa Margarida em Oleiros contou com a presença de Eduardo Rêgo e várias outras pessoas que puderam ouvi-lo, no auditório do hotel, sobre   uma das suas paixões “ A vida selvagem ”

Ter uma personalidade destas em Oleiros havia que participar e aproveitar a sua disponibilidade e mostrou uma outra sua faceta ao dar voz aos cânticos no aprazível restaurante (do hotel), Callum, momentos sempre marcantes e mostrando as grandes possibilidades  que uma unidade hoteleira, como esta, pode fazer por Oleiros e esta região, como temos dito repetidamente.

Tendo em conta que está patente a exposição do nosso amigo Augusto de Matos aproveitou-se para que a mesma fosse apresentada pela Comissária da obra Srª Drª Isabel de Bessa Garcia que, segundo nos afirmam, "conseguiu  através de uma descrição apaixonante cativar os presentes".


“ O Sabor da Beira ”
 O fim de semana terminou com uma prova gastronómica dedicada a Álvaro, em que o achigã e o sável fizeram as delícias de quem teve o privilégio de estar presente na mesa do restaurante CALLUM.



"O Hobbit: Uma Jornada Inesperada" no Tasso da Sertã

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” é o título do filme que será exibido no próximo sábado, 2 de fevereiro, no Cineteatro Tasso do Clube da Sertã, a partir das 21h15m.

Este filme descreve a aventura de Bilbo Baggins para recuperar o Reino dos Anões de Erebor que está na posse do temível Smaug. Numa jornada épica, Bilbo consegue superar o seu engenho e coragem, apoderando-se do precioso anel de Gollum que lhe dará poderes inesperados…

Do mesmo realizador da trilogia “O Senhor dos Anéis”, Peter Jackson, “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” conta com as participações de Elijah Wood, Cate Blanchett, Hugo Weaving e Orlando Bloom, entre outros.
As sessões de cinema decorrem aos sábados a partir das 21h15m, no Cineteatro Tasso do Clube da Sertã. O preço dos bilhetes varia entre os 3 € (Sócios) e os 4 € (Não Sócios). Trata-se de uma iniciativa apoiada pelo Município da Sertã.

janeiro 28, 2013

Sertã é um dos "5 Concelhos, 5 Sentidos" em Madrid


 De 31 de janeiro a 2 de fevereiro, a Sertã é mais um dos nossos concelhos a marcar presença na Fitur – Feira Internacional de Turismo en Espanha, uma das maiores feiras internacionais de turismo, onde todos os anos são apresentadas novas estratégias, produtos e destinos turísticos.


A presença do Concelho da Sertã surge integrada na participação conjunta de todos os municípios que constituem a Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul (Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila de Rei e Mação), num único pavilhão. Naquele espaço decorrerá a degustação de produtos gastronómicos (Maranho, Bucho, Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim e vinhos do Concelho) assim como animação musical com um dueto de acordeonistas que leva consigo temas da Beira Baixa.

Sob a temática “5 Concelhos, 5 Sentidos”, serão apresentados diversos pontos de interesse: passeios pedestres, praias fluviais e desportos náuticos, gastronomia, tradições, sem esquecer as principais iniciativas de 2013: Festival de Gastronomia, Grande Romaria São Nuno de Santa Maria, entre outros.

A participação na Fitur reveste-se de elevada importância e a comprová-lo estão os números da edição anterior (2012): 9506 expositores de 167 países, 119322 visitantes profissionais, 91555 visitantes (público em geral) e 6313 jornalistas, oriundos de 54 países realizaram a cobertura do evento em 2012. Refira-se ainda que Espanha constitui o principal mercado de Portugal já que, em média, o nosso país recebe 5,7 milhões de turistas espanhóis, por ano.

Oleiros empatou no Estreito 0-0

Disputou-se mais uma jornada da Taça de Honra - Sul,  José Farromba tendo os resultado sido os seguintes:

Águias 0 - Oleiros 0
Proença 2 - Alcains 1

Classificação atual:
Águias, 13 pontos- Alcains 9  -  Oleiros 7  -  Proença 6  -  VV Ródão  0

Trabalhadores só têm até à próxima 2ª feira para optarem

Esta Notícia interessa a todos. Leia e faça a simulação.

 "Já foi publicado esta segunda-feira, em Diário da República, o diploma que aprova a repartição de metade dos subsídios, no privado, pelos 12 meses do ano.

A lei entra em vigor amanhã e prevê o pagamento de 50% de cada um dos subsídios em duodécimos. Quer isto dizer que os trabalhadores - que não quiserem receber os subsídios de férias e de Natal repartidos pelos 12 meses - têm agora cinco dias para informar a entidade patronal da opção que fizeram. Mas, como prazo termina num domingo, transita para segunda-feira, dia 4 de fevereiro.

A TVI24 tem um simulador de salário líquido para o ajudar a fazer as contas e disponibiliza-lhe também os mais recentes simuladores da consultora Price Waterhouse Coopers (PWC), para os trabalhadores da função pública, do setor privado e também para os pensionistas. Aqui pode simular quanto vai receber após o aumento dos impostos, e com os duodécimos, para poder fazer a melhor opção no que toca ao seu caso.

Já os que optarem por receber em duodécimos, ...

Futsal da Distrital de Castelo Branco. Resultados. Classificação


O Futsal é bonito especialmente pela técnica e rapidez de construir ataques e contra-ataques. Outra das razões de sentirmos os pavilhões a vibrar é a comemoração dos golos e, nalguns jogos, várias vezes.
Nesta jornada foi um desses casos. Dezassete golos num jogo que à partida não apontaria para isso mas a verdade é que o Caria 10 - Casal Formoso 7, mostra bem a festa do golo. Basta dar um olhadela aos resultados e esses exemplos vão-se repetindo.
A Casa do Benfica de Oleiros ganhou em casa ao Ladoeiro, jogo equilibrado mas com a vitória a fazer subir os três pontos a CBO. Com 19 pontos está numa posição já confortada, embora o desejo fosse de estar mais no cimo da tabela, logicamente. Eis então os resultados e classificação:

janeiro 27, 2013

Incêndio em sala noturna mata quase 250 jovens

Esta manhã estávamos com os olhos postos nos ecrans das televisões e tudo parecia irreal. Pelo menos não queríamos acreditar (ou seria melhor não o fazer mesmo) porque a tragédia numa "boite Kiss" em Santa Maria, Rio Grande do Sul estava a ser terrível e na Sertã, em Portugal também outra tragédia. No Brasil, todos os jovens encontravam-se numa animação coletiva quando, um segundo virou-lhes completamente a vida desta juventude. A GLOBO.com  adianta os números de mortos e feridos e são de fazer arrepiar qualquer pessoa: 233 mortes, 120 homens e 113 mulheres. Ficaram ainda feridos 116 pessoas. Á hora em que escrevemos, ainda só estavam identificadas 182 vítimas e cuja lista pode ser consultada na Globo

Os corpos dos que não tiveram qualquer sorte e faleceram foram levados para o Ginásio do Centro Centro Desportivo Municipal.

A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos virava assim em tragédia, porque ninguém conseguia encontrar com a porta de emergência pois o fumo era muito. Muitas das mortes aconteceram por intoxicação.

 A presidente Dilma Roussef, que se encontrava no Chile, prometeu toda a ajuda necessária e falou bastante emocionada quando se dirigiu às famílias, aos feridos e a todos os brasileiros. O Brasil está de luto. Uma tragédia.

Prefeito de Florianópolis decretou sete dias de luto.

Pessoalmente somente posso associar-me ao desgosto e luto destas famílias.

 

Acidente no IC8 na Sertã é tragédia nacional

- A foto pertence à página online da TVI24 -

Atualização no dia 3 de fevereiro: Nesta data ainda se encontram 11 feridos internados o que mostra a gravidade do estado em que ficaram muitos deles.

A notícia:
O acidente de um autocarro com 44 pessoas vindas da zona de Portalegre e com o objetivo de irem ver o presépio ao vivo em Vila da Feira, verificou-se no IC8, perto do cruzamento junto ao nó do Carvalhal e, verificou-se, aparentemente, razões bem vivas para acontecer. Morreram 11 pessoas (uma já no hospital de Coimbra) e fez 32 feridos. Um relato do que aconteceu pode ser visto em vídeo na TVI24 com a mulher do condutor que só ficou ligeiramente ferida e a filha com braço partido. A Sertã e o país acordou com a notícia deste trágico acidente que foi acompanhado em direto por algumas estações de televisão e jornais.

à família dos falecidos, o responsável deste Blogue apresenta condolências. Pelo que ouviu e viu, os meios que estiveram envolvidos no local do acidente e depois nos hospitais estiveram com alto grau de prontidão. Castelo Branco recebeu 17 feridos e também os cadáveres para serem autopsiados já amanhã e no hospital está montada um grande equipa de apoio aos familiares nomeadamente vários psicólogos.

Presidente de Oleiros a negociar abertura de nova fábrica

Foi o próprio Presidente da Câmara, José Santos Marques que, numa pequena intervenção na Comarca da Sertã afirmou que estava em Lisboa, não só pela cerimónia que se verificava ali, mas porque tinha reuniões com Ministérios na tentativa (decisão quase certa) de conseguir a abertura de uma nova fábrica em Oleiros.
Confirmou que a Steiff vai fechar, como já se sabia a 15 de março e havia que tomar iniciativas. 

Algumas pessoas em Oleiros já afirmavam que o Presidente faria tudo o que estivesse ao seu alcance para que isto acontecesse. Oleiros e a região só ganhará com esta iniciativa e decisão, se a mesma vier a ser concretizada. Pelo menos vi um Presidente animado ao falar desta deste problema.

O Presidente teve outras reuniões, nomeadamente com a já divulgada onde se decidiu que Oleiros passará a integrar a Comunidade Intermunicipal Beira Baixa e não a do Médio Tejo

Benfica vence em Braga por 1-2 e volta a estar em primeiro

O Benfica foi ao campo do Braga vencer neste Sábado por 1-2, passando provisoriamente para primeiro na tabela classificativa. O Porto, jogando em casa 2ª feira 28, com o Gil Vicente, à partida é favorito. Já o Sporting recebeu em casa o Vitória de Guimarães e o empate 1-1 deu um ponto a cada equipa.Quanto à classificação, como Sporting, Paços de Ferreira, Marítimo e Guimarães conseguiram somente um ponto voltam a fica muito próximos na tabela classificativa, contando também já com a Académica. Já o Rio Ave passou a 5º e continua a ser a equipa sensação do campeonato. A goleada do Paços em casa do Moreirense por 0-5, mostra que há ali ainda muito fôlego e que quer disputar o acesso à Europa.
Já na 2ª feira o FC Porto goleou o Gil Vicente nas Antas por 5-0 e volta ao primeiro lugar e o Olhanense foi empatar ao Estoril.