fevereiro 29, 2012

eReNet - Sertã com reunião deste projeto internacional

Nos dias 5 e 6 de Março, estarão reunidos na Sertã os parceiros do eReNet “Rural Web Energy Learning Network for Action”, que integra o programa Intelligent Energy for Europe.

 Nestes dois dias decorrerá a segunda reunião deste projecto. Os parceiros que constituem o eReNet são a National Technical University of Athens – NTUA, Energy Agency Upper Styria – EAO, North West Croatia Regional Energy Agency – REGEA, Black Sea Energy Research Center – BSERC e IrRADIARE - Science for evolution®.

O eReNet, que teve início a 1 de Julho de 2011, tem como objetivo potenciar o valor acrescentado de ações locais em comunidades rurais, colocando em rede um conjunto de comunidades, na rede “Rural Web Energy Learning Network for Action” (eReNet). Deste modo, apoia as comunidades rurais no desenvolvimento, implementação e monitorização dos seus Planos de Ação para a Energia Sustentável (PAES) e promove atividades relacionadas com as energias renováveis e a eficiência energética, através da transferência de conhecimentos entre comunidades.

Os municípios que integram o eReNet são o Município de Amyntaio, Município de Judenburg, Município de Asenovgrad, Município da Sertã, Comunidades Rurais de Dugo Selo e Sveta Nedelja e Cidade de Neumarkt.

No âmbito do eReNet foi já realizada a “kick-off meeting” nas instalações da Câmara Municipal de Amyntaio, Grécia com o apoio do Município e do seu Presidente, Loakeim Losifidis, nos dias 12 e 13 de Setembro de 2011, com o objetivo de lançar o eReNet e iniciar a sua disseminação.
Inf. site do Município

Dia da Mulher no restaurante Maria Pinha

O restaurante "Maria Pinha" em Oleiros, vai proporcionar a celebração do "dia da mulher" que se verifica a 8 de Março, com a ementa que o cartaz abaixo indica.

Nota: Como nunca recebemos qualquer informações de outros restaurantes em Oleiros, ou de outros concelhos, é a razão porque nos referimos ao Maria Pinha várias vezes. Tenho todo o gosto em divulgar festas nos diversos restaurantes que existem na nossa zona.

Clube da Sertã - Concerto com ZUKUNFT


 "No próximo dia 3 de março (Sábado), a partir das 23 horas, o Clube da Sertã recebe o grupo Zukunft para um concerto de angariação de fundos para aquela coletividade sertaginense.
Oriundos de Tomar, os Zukunft formaram-se no final dos anos 80. A sua música é um processo de fusão entre o discurso melódico, jazz, rock e urbanismo eletrónico. O concerto será acompanhado de projeções de vídeo."
Uma iniciativa que merece ser apoiada. Basta participar e, desta forma, estará a ajudar o Clube da Sertã.

Os Bombeiros para além dos incêndios


 Por vezes parece que avaliamos o trabalho/ajuda dos bombeiros voluntários quando ouvimos as suas sirenes e carros vermelhos num enorme desejo de chegarem o mais rapidamente possível ao incêndio ou ao desastre. Nesta zona de pinhal, os incêndios são o nosso pavor, mas confiamos na coragem, na voluntariedade destes homens e mulheres que, devidamente treinados, correm para dominar o inimigo.
Sabemos distinguir o som das ambulâncias das dos carros. Vivemos em comunhão e quando várias sirenes se ouvem, todos vamos à rua, às janelas ver onde há fumo. Tentamos ir ao quartel saber onde é o incêndio, telefonamos, vivemos a angústia de quem vê os seus bens a serem devorados (quando não somos nós!...) que, em pouco tempo, se pode reduzir a nada. 
São os bombeiros que nos dão a  segurança possível, mas acreditamos muito neles. Mas, nem sempre nos apercebemos dos diversos serviços  que prestam continuamente. 
Hoje, deixo aqui um resumo do trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Oleiros no período de 1 a 27 de Fevereiro. Este trabalho multiplica-se em exponencial nos meses de verão, como se sabe.


TRABALHO DESENVOLVIDO

57 Emergências, das quais: 48 súbitas, 8 traumatismos/quedas; e 1 Queimado.
6 Incêndios.


03-02-2012
Apoio ao Concelho de Fundão no combate a um incêndio em povoamento florestal em Caravelas. Meios: 1 viatura com 5 bombeiros.
05-02-2012
Prevenção a evento desportivo BTT, promovido pela Juvebombeiro.
11-02-2012
Combate a um incêndio em povoamento florestal, na localidade de Isna, área ardida de cerca de 8200 m2 de Pinhal. Meios: 6 viaturas com 17 bombeiros.
13-02-2012
Combate a incêndio em povoamento florestal, na localidade de Estorneiros, área ardida de cerca de 2000 m2 de Pinhal de regeneração. Meios: 6 viaturas com 19 bombeiros.

fevereiro 28, 2012

Paixão pelos Bombeiros (Oleiros)

No próximo dia 1 de Março de 2012 vai decorrer na antiga FIL, na Junqueira em Lisboa, uma cerimónia com o fim de distinguir os bombeiros que mais tempo tiveram de entrega/permanência em 2012. Em Oleiros, o bombeiro a ser distinguido é Marcelo João Nunes Esteves, um apaixonado pelos Bombeiros Voluntários de Oleiros. O Marcelo, sempre lutou para ser bombeiro. Era a sua paixão. Quando conseguiu atingir esse objetivo foi uma das maiores realizações da sua vida. Um jovem que encontrou nesta prestigiada Corporação uma casa, um apoio de tantos amigos, nomeadamente do Comandante e que foram altamente importantes em momentos decisivos da sua vida.
Até recentemente ainda estudava em Pedrógão Grande num curso que acabou por trocar pelo de Proteção Civil, no mesmo estabelecimento de ensino. Mesmo assim, ao fim de ano e meio acabou também por desistir e dedicar-se somente aos bombeiros.
É meu familiar e conheço bem a vida dele e logicamente de todos os familiares. Por isso, para além desta e outras distinções de que venha a ser alvo, o Marcelo deveria continuar os seus estudos. Já não falta tudo e com mais algum esforço, ele consegue, pois já demonstrou ter inteligência e capacidade para tirar o curso.
Se possível, estarei nesta cerimónia, mas também gostava de estar na de final de curso num  qualquer dia de um futuro próximo.
Parabéns pela dedicação e distinção. Os Bombeiros precisam de pessoas que adorem sê-lo e, este simpático e humilde jovem, é um dos casos.

Premiados no concurso de fotografia em VN Barquinha

Já foram atribuídos os 1º, 2º e 3º classificados no I Concurso de fotografia - Imagens do concelho da Vila Nova da Barquinha. Foram os seguintes os premiados:

1º Prémio de fotografia - Isabel Clara "Brumas da manhã" (Castelo de Almourol)
2º prémio - António Ramos - Portal e menção honrosa com Raízes da terra (Jardim público de VNBarquinha)
3º prémio em simultâneo Jacinto Leite Santos - Exposição (atelier de Pintura de VNBarquinha)
 e José Manuel Neves com Gente do Tejo (pesca da lampreia no Tejo).

fevereiro 27, 2012

Igreja pode arrastar o fim dos 2 feriados religiosos para 2013

De acordo com a Lusa e a TVI24, os dois feriados religiosos, Corpo de Deus (este ano a 15 de Junho) e Ascensão de Nossa Senhora (15 de agosto), dada a sua proximidade, pode ser um obstáculo, afirmou o padre Manuel Morujão. Embora o processo tenha sido entregue à Santa Sé recentemente demora sempre algum tempo pela sua complexidade e estarmos somente a quase dois meses da celebração do dia de Corpo de Deus. Tudo indica que, a mudança da datas destes feriados, ou mesmo o seu final, só terão efeito no próximo ano.
Não deixa de ser relevante a afirmação do padre Manuel Morujão «é verdade que para o Corpo de Deus faltam cerca de dois meses», disse, frisando que para além das questões pastorais há outros elementos a ter em conta e que vão desde as marcações em hotéis, restaurantes e demais programações turísticas.
Possivelmente estes dois feriados constarão, como dantes, no calendário de 2012.

Desenvolvimento da notícia em

V.N.Barquinha com noite cultural a 10 de Março


PINHAL TOTAL OBTEVE ÊXITO ABSOLUTO COM TT

A "PINHAL TOTAL" LEVOU A EFEITO MAIS UM PASSEIO TURÍSTICO
 TT E O RESULTADO FOI BRILHANTE.
A ORGANIZAÇÃO DA PROVA E A BELEZA DOS LOCAIS DO PASSEIO
 MOSTRAM BEM A CAPACIDADE DESTA ASSOCIAÇÃO PARA
 ORGANIZAR PROVAS DESTA ENVERGADURA

-  foto de Jorge Cordeiro Rodrigues -

"É já o quinto ano consecutivo que o concelho de Oleiros é presenteado pelo Passeio Turístico Pinhal Total, que ano após ano alcança cada vez mais o merecido destaque a nível nacional. Prova disso mesmo é o número de participantes que tem mostrado tendência a aumentar.
Após a habitual concentração de jipes e motos no largo junto à Câmara Municipal de Oleiros, os participantes procederam ao acto de inscrição que teve lugar na sede da “Pinhal Total” a escassos metros do lugar onde estavam estacionados os veículos. Antes da partida, foi entregue a cada condutor um Road Book excelente, com grande precisão e pormenor, contemplando ainda diversos detalhes culturais. Mas a partida só fica completa quando todos os veículos passam por um obstáculo que já é presença habitual neste certame. Dada a partida, seguiu-se o pequeno-almoço no recinto de festas da Serra surpreendendo todos pela sua riqueza.

- foto de Eduarda Barata -

O sol que raiava forte logo pela manhã, fazia adivinhar um dia sem complicações. De facto, o 5º Passeio Turístico Pinhal Total decorreu sem contratempos de maior, excepto claro, as habituais avarias. É certo que o tempo seco “facilitou” o passeio aos condutores de jipes mas apesar disso os condutores de motos viram o seu percurso dificultado pela existência de bastante pó. O período de seca vigente no nosso país tornou até as alternativas radicais mais acessíveis relativamente a anos anteriores mas ainda assim, as ribeiras e “charcas” do concelho vieram dar o ar da sua graça oferecendo grandes desafios e diversões.

Cabrito estonado e maranho 31 Março, 1, 7 e 8 de Abril

 4.º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado
 e do Maranho em 8 restaurantes aderentes


A quarta edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, o qual tem atraído anualmente, até Oleiros, um número crescente de comensais, está agendado para os dias 31 de março, 1, 7 e 8 de abril. O Festival decorrerá nos moldes das edições anteriores, em 8 restaurantes aderentes. São eles:

Casa Peixoto 272 682 250, 
Encosta do Sol (Orvalho) 936 105 106, 
Ideal 272 682 350,
Maria Pinha 965 720 287,
O Carteiro 272 682 596 
Prontinho 272 682 338, 
Regional 962 511 429 e 
Slide (Ponte de Cambas) 965 720 287.

fevereiro 26, 2012

Futebol da 1ª Divisão Distrital de Castelo Branco - resultados

Já se disputou a 19ª jornada de futebol a nível distrital tendo-se verificado os seguintes resultados:

Belmonte 4 - Oleiros 2
Águias do Moradal 1 - Atalaia do Campo 0
Villarregense 0 - Estação 4
Alcains 1 - Teinonense 0
V. Sernache 8 - Sertanense B 0
Pedrogão de S. Pedro 0 - Proença-a-Nova 1

Folgou o V.V. de Rodão
______________________
Classificação após os jogos disputados até hoje:

Portanto, em 1º lugar continua o V. Sernache com 47 pontos, mais 3 que Atalaia do Campo. As Águias têm 40; Proença 31; Estação 31; Belmonte 27; Oleiros 23; Vilarregense 21; Alcains 21; Teixonense 13; VV Ródão 8; Sertanense B 7 e Pedrógão de S. Pedro 5.
___________________________
Nota: Oleiros já jogou com o novo treinador, David Facucho, que acumula as funções de treinador/jogador tendo substituído João Paulo Natário. Que seja dado todo o apoio ao David porque ele é um bom elemento.

Benfica não conseguiu vencer a Académica

O BENFICA EMPATOU 0-0 COM A ACADÉMICA EM COIMBRA
 E DEITOU POR TERRA A VANTAGEM SOBRE
 O 2º CLASSIFICADO, FUTEBOL CLUBE DO PORTO

O Benfica não se deu nada bem com a estratégia que o treinador da Académica colocou no terreno. Bastou não dar espaço aos jogadores encarnados e tudo se tornou uma enorme dificuldade. Na primeira parte então não parecia nada o Benfica. Incapaz de ter a dinâmica de jogo que muitas vezes lhe temos visto neste campeonato e até parecia que o tempo jogaria a seu favor e que lá mesmo para o fim conseguiria vencer.

Na segunda parte, muito mais acutilante, criando mesmo várias oportunidades, mas a Académica continuava a fazer o seu papel e com a garra de quem quer, pelo menos um ponto, tudo fez para que o Benfica não marcasse. 

Já lá vão três jogos sem ganhar (2 derrotas e um empate) consecutivos e não foi a melhor altura porque vem aí o clássico Benfica-Porto.  Pinto da Costa bem que sorria durante o jogo em que foi humilhado pelo Manchester City, mas sabe Deus o que ía lá naquele verdadeiro amor ao seu Porto. Por cá, as suas intervenções tinham perdido aquela acutilância nas referências ao seu rival Benfica mas, agora, que vê o Porto lado a lado com o Benfica, já começou com as afirmações de entusiasmo para a mobilização para o jogo na luz. O sorriso voltou e a única esperança de ganhar algo este ano, o campeonato, volta a estar perfeitamente ao seu alcance, como os homens de Jesus.

fevereiro 25, 2012

Inaugurada a nova Creche em Oleiros


O Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, visitou no dia 24 a vila de Oleiros. O governante inaugurou a nova Creche da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, um equipamento com capacidade para 33 crianças e o qual vem responder a uma necessidade ao nível do apoio pedagógico e cuidados prestados a crianças com idade até aos 3 anos, ao mesmo tempo que aumenta a taxa de cobertura de Ensino na chamada 1.ª infância.
- site da CMO (Inês Martins) 

Em conversa com João Mateus, Provedor da Santa Casa da Misericórdia, este mostrou-se bastante satisfeito com a forma como decorreu a cerimónia frisando que foi importante a presença do senhor Ministro na inauguração desta obra que faltava em Oleiros e vem completar uma série delas que procuram o bem estar das pessoas. dar respostas aos que necessitam de colocar ali os seus bebés,  pelas mais diversas razões.
Durante a cerimónia, usaram da palavra o Ministro, o Presidente da Câmara, José Santos Marques e o Provedor. Foi enaltecida a importância de obras desta natureza e reconhecida a importância da Santa Casa da Misericórdia nestas e noutras áreas.

Oleiros fica com mais e melhores respostas e João Mateus, bem como toda a Direção, estão de parabéns.

Seguiu-se um lanche aberto a todas as pessoas que estiveram presentes e "nestas organizações de vindas de entidades desta natureza, é sempre alvo de preocupação para que tudo corra bem e pelo melhor", adiantou-me João Mateus.

Vereador Vitor Antunes distingue-se pelo trabalho e humildade

O Vereador Vitor Antunes, a tempo inteiro na CM Oleiros, afirmou-nos que o domingo gordo era a melhor data para se efetuarem em Oleiros os desfiles de carnaval nesta Vila. Mostrou-se animado com a organização, que coordenava superiormente, embora algo entristecido pelo facto de haver "algumas faltas" de associações ao desfile. Aparentemente não se via razões para isso, mas, reconheceu, pode ter havido aqui algum contratempo que desconheço nesta hora (antes do desfile).
Vitor Antunes, como se sabe, desempenhou muitos anos funções na Repartição de Finanças de Oleiros tendo então passado a fazer parte da lista do PSD à Câmara Municipal, sendo eleito Vereador, cargo que desempenha há alguns anos. A sua dedicação, relacionamento e sensibilidade para as questões que estão a seu cargo fazem dele um autarca estimado pela população em geral. Está sempre presente onde se deseja que esteja e é necessário e tem mostrado que não é o desempenho desta função (a quem quase todos colocam problemas ou questões) que o afasta da sua simplicidade natural. São assim os verdadeiros responsáveis.

Já não consigo entender que outro vereador da CMO, José Alves Rente,raramente seja visto em cerimónias relativas à cultura e educação e que pertencem ao seu Pelouro. Este autarca não é vereador com tempo atribuído. Posso até, com esta nota, estar a ser menos justo com o vereador, mas são as informações de que disponho.

A decisão da Câmara Municipal em não vender os edifícios das escolas do 1º ciclo, as escolas primárias, como muitos anos foram chamadas e que estão plenas de recordações das  pessoas das nossas terras, foram atribuídas a várias associações ou Grupos que, assim, aproveitam para colaborar na dinamização cultural e recreativa do concelho. Boa decisão esta da autarquia e que coincide com uma fase dinâmica a que temos vindo a assistir. É Oleiros em movimento, Oleiros a manter vivas as suas tradições que não quer abandonar e tem, nestas instalações recuperadas, oportunidades para o associativismo.

Pedrógão Grande - Passeio de TT, Trator ou Motorizada


Diz a organização que "o frio deste inverno não vai impedir mais uma aventura à descoberta do património do concelho de Pedrógão Grande.
No dia 26 de fevereiro, com início às 9:00horas, no Centro de Interpretação Turística de Pedrógão Grande, temos uma segunda edição do programa FINS DE SEMANA DO MEDRONHO, agora para os apreciadores de desportos motorizados.

Fica o convite para o passeio TT, para o Passeio de Trator ou ainda para um Passeio de Motorizada….

Escolha a sua modalidade e aventure-se pelo território de Pedrógão Grande."

Mais informações e inscrições em:

CCD Sertã conquistou medalhas em Gouveia

De acordo com a informação do Município da Sertã, "no passado dia 4 de fevereiro, a equipa de natação do CCD Sertã participou no Torneio Serra da Estrela, na Piscina Municipal de Gouveia (25m) com uma das maiores comitivas de sempre: 23 Nadadores.

Esta prova teve a particularidade de envolver todos os escalões de idades.

A equipa de natação de competição do CCD Sertã conquistou 9 lugares de pódio: quatro primeiros lugares, três segundos lugares e dois terceiros lugares. Em termos individuais, destacaram-se os seguintes nadadores:Mariana Martins – juvenil: 1ª (7) 100 Livres com 1:13,46; 2ª (4) 200 Estilos com 3:14,07; João Ferreira – cadete: 1º (8) 50 Mariposa com 0:41,89, 3º (28) com 0:36,52; João Tavares - cadete- 1º (12) 50 Costas com 0:44,88;Amélia Garcia -infantil- 2ª (21) 100 Livres com 1:16.28; Rodrigo Alves -cadete- 2º (8) 50 Mariposa com 0:44.17. Nas estafetas, os resultados também foram positivos:4x50 Estilos Masculino -cadetes- 1º (3) com 2:54.92 (Rodrigo Alves, João Tavares, João Ferreira, Luís Pedro) 4x100 Estilos Femininos -absolutos- 3º(7) com 6:09.05 (Catarina F.Rodrigues, Beatriz Martins, Daniela Antunes, Mariana Martins) Para além dos lugares de pódio, há a destacar o empenho de todos os nadadores nas provas realizadas. Para além dos lugares de pódio, foram obtidos sete quartos lugares e na prova de 50m Livres masculinos o CCD colocou cinco nadadores nos dez primeiros lugares. Para além dos nadadores, foram também muitos os pais que acompanharam e apoiaram a equipa até à cidade de Gouveia."
____
Com estes resultados fica mostrado que havendo condições de treinamento, os resultados aparecem e acabam por honrar os próprios e a sua própria terra.

fevereiro 24, 2012

Proença abre Inscrições para a VI Taça do Município

 Associações interessadas em participar devem
 entregar a ficha de inscrição até dia 13 de abril

Até dia 13 de abril estão abertas as inscrições para participação na VI Taça do Município, que terá início no final de abril e termo previsto para 10 de junho. O objetivo é dinamizar os espaços desportivos do concelho e promover o convívio entre as associações, sendo obrigatória a constituição de equipas com um número máximo de 12 jogadores, um treinador, um dirigente e um árbitro. A ficha de inscrição está disponível aqui e depois de devidamente preenchida deverá ser enviada para desporto@cm-proencanova.pt

Proença-a-Nova editou online a sua agenda de março


Pode ler o seu conteúdo onde constam artigos muito interessantes e,, portanto, vale a pena ir até ao site do Município e ler. Foi o que fiz e achei interessante para sugerir.
Vale a pena.

TT em passeio pelas bonitas terras de Oleiros

V Passeio Turístico TT Pinhal Total

É já neste dia 25 (Sábado). Saí de Oleiros e já no largo onde se realizam mercados e feiras se preparava o local de partida para este evento que vai sendo, ano após ano, uma realidade no nosso concelho. "A temática desta edição continua dedicada à floresta, a exemplo do ano anterior em que aquela associação se associou à celebração do Ano Internacional das Florestas. A organização promete levar os participantes até alguns dos locais mais espetaculares do concelho, sempre por caminhos alternativos ao habitual alcatrão, com boas vistas, divertimento, dificuldades para os mais preparados, bons repastos e boa companhia. Não deixe de assistir a este passeio de Todo o Terreno"

Em Oleiros há pouco desemprego

 Oleiros volta a destacar-se
 no ranking da menor taxa de desemprego

Segundo os dados divulgados pelo semanário Expresso, na passada semana, Oleiros é o segundo concelho do país com menor taxa de desemprego (3,1%). As conclusões resultam de um estudo que analisou ainda as regiões que estão a resistir melhor à crise e no qual Oleiros surge na terceira posição, entre todos os municípios do país. Para o presidente da Câmara, José Marques, estes dados "revelam o trabalho que tem vindo a ser feito no nosso concelho. As políticas da autarquia, neste domínio, têm dado todas as condições para que as empresas se fixem no concelho". O edil destaca também o trabalho dos empresários do concelho, bem como das instituições de solidariedade social. "Para eles dou-lhes também uma palavra de estimulo", refere.
Recorde-se que o Município de Oleiros tem aplicado políticas de apoio às famílias do concelho, as quais vão desde os transportes escolares e alimentação para os alunos do concelho, a outro tipo de intervenção social com o apoio no arranjo e reconstrução de residências em mau estado. Para elém da garantia do abastecimento de água ao domicilio aos preços mais baixos do país, os Oleirenses pagam ainda menos 5% de IRS, entre outros benefícios- afirma-se no site da CMO

fevereiro 23, 2012

Porto e Braga foram eliminados da Liga Europa

SPORTING 1- LÉGIA 0
EQUIPA PORTUGUESA NOS OITAVOS DE FINAL

O Sporting tinha deixado na Polónia o passaporte praticamente carimbado para passar aos oitavos de final desta prova. Um excelente golo num jogo possível em Alvalade. Segundo os analistas habituais de algumas televisões, ficará já na próxima eliminatória pois vai jogar com o Manchester City, o carrasco do Porto que lhe infligiu duas derrotas. Uma nas Antas por 1-2 e na segunda mão foi daqueles resultados que em nada dignifica o FC Porto. Agora segue-se os Leões. Não há dois jogos iguais, mas... há quem dê aos portugueses a probabilidade de 10-20%.

O Braga foi vencer por 0-1 e não deixou de fazer boa figura na Europa mas, o resultado da primeira mão foi comprometedor. Os bracarenses perderam em casa a eliminatória. No campeonato português estão em 3º lugar com 43 pontos, com mais 8 que o Sporting e Marítimo e só à distância de 5 do primeiro, Benfica.

Com Porto e Braga fora da competição ficou o Sporting e agora espera-se pelo resultado do Benfica na Champions no próximo dia 6 de Março. À partida, tudo parece ser possível ser o Benfica a passar em frente. Mas bola é bola e se jogarem somente como o fizeram em Guimarães bem podem "desatar os cordões" das botas. Parece até que o frio da Rússia não fez bem, aos jogadores, porque cansaço? CANSAÇO?  Isso só poderá ser desculpa! O calendário está "pesado" para os próximos dias pois vai à Académica já este fim de semana (25), defronta o F. C. Porto e tem a segunda mão no estádio da Luz, logo a seguir. Recorde-se que os encarnados perderam em casa do Zenit por 3-2. Para passar aos quartos de final bastará ganhar por 1-0. Espera-se que assim seja.

Casa do Benfica de Oleiros 2 - C. Benfica de Belmonte 2

FUTSAL

Assisti a este jogo no pavilhão desportivo. Muita gente na bancada e vários eram, como eu, dos que fomos passar o carnaval a Oleiros.
Estes nossos amigos jogadores da Casa do Benfica de Oleiros podiam ter ganho muito bem a partida. Com uma primeira parte algo emperrada, deixaram que os colegas de Belmonte marcassem primeiro e fazendo praticamente o que o que queriam no campo. Parecia (a mim claro) que os dias/noites de carnaval, com "matança do porco"pelo meio e o frio gelado que se fez sentir de note tinha prejudicado as energias aos nossos jogadores. Na segunda parte regressaram muito melhor. Se assim tivessem jogado sempre, seria muito diferente. Também é certo que o empate se deve à ação do guarda-redes do Belmente. Aquele atleta defendia tudo. Não conseguiu defender dois é certo, mas de resto, fez defesas espetaculares. Valeu a pena ver. O meu Benfica de Oleiros sabe e pode fazer melhor, verdade?
___________________
FUTEBOL

Mas metros acima, no campo municipal de futebol, Oleiros perdeu 1-5 com V. Sernache e, pelo que todos diziam, com facilitações a mais por parte dos jogadores de Oleiros. Estivemos magros num domingo gordo.. As Águias do Moradal foram a V.V. Ródão vencer por 0-2.
Oleiros está agora no meio da tabela com 23 pontos enquanto que as nossas Águias estão em 3º com 37 a sete pontos do primeiro que é, extamente a equipa que goleou Oleiros por 1-5

OLHAR OLEIROS - faz resumo do carnaval com fotos


O desfile do  carnaval em Oleiros, como noutros concelhos vizinhos, no dia 19 (domingo) com um dia de excelente sol e calor fazendo esquecer as temperaturas negativas que se faziam sentir nessas noites. Não se apresentaram ao desfile todas as associações que se tinham inscrito previamente, mas, mesmo, assim, considerou o vereador Vitor Antunes, não está nada mau.
Havia muita gente a assistir ao desfile e muitas crianças "vestidas de carnaval" centralizadas ali mesmo em frente dos Paços do Concelho.A moldura humana para este evento estava bonita com o "banco" (adro da capela do espírito santo) a servir de lugar também muito privilegiado para se assistir e tirar fotos.
Quanto ao desfile, este muito bom. Engraçado, fazendo rir as pessoas e sentia-se que os componentes das diversas representações viviam o momento. Muita sátira, muita crítica ao Governo, à Troika, à austeridade e entidades como Aníbal Cavaco Silva e Passos Coelho e muitas referências ao "emigrem".

A representação da Banda lá estava mais uma vez a abrir o desfile e muitos outros se seguiram.

O Carnaval na Casa da Comarca da Sertã

Carnaval 2012


A edição de 2012 do Carnaval na Casa da Comarca da Sertã (CCS) reuniu diversos sócios, suas famílias e amigos no passado sábado, dia 18 de Fevereiro. Inicialmente prevista para 21 de Fevereiro, a iniciativa foi antecipada para sábado, coincidindo, assim,  com a realização do Desfile de Carnaval da cidade de Lisboa.

fevereiro 17, 2012

Benfica-Porto: Casa do Benfica de Oleiros tem excursão

EXCURSÃO AO ESTÁDIO DA LUZ
S.L.BENFICA - F.C.Porto
 

A Casa do Benfica em Oleiros realiza uma excursão para assistirem ao clássico Benfica-Porto, jogo importante para as duas equipas e que se realiza no "inferno da Luz". Este jogo realiza-se no próximo dia 2 de Março (sexta-feira). É um jogo que acontece numa data pouco favorável ao Benfica, tendo em conta as suas responsabilidades europeias.
Mas o Benfica está distanciado do Porto na tabela classificativa 5 pontos e é o primeiro classificado. 
 
Na primeira mão dos dezasseis-avos-de-final, o Benfica não hipotecou a possibilidade de poder vir a passar aos oitavos de final, enquanto que o Porto perdeu em casa por 1-2 com o Manchester City. Este resultado, ao contrário do Benfica e fazendo valer a lógica (se ela existe em futebol) o Porto pode vir a ser eliminado da Taça da Liga Europa. Por isso mesmo este jogo reveste-se de uma enorme importância para o F.C.Porto.
O Benfica joga em casa. Deve ter um estádio cheio de sócios e adeptos. É nesse contexto que a "Casa" organiza esta excursão - como já organizou muitas mais - para apoiar o maior clube do Mundo.
 
A hora de saída do autocarro está marcada para as 14H30, junto da sede da Casa do Benfica em Oleiros.
 Para mais informações contacte os telemóveis: 966789050 / 933458126 ou pelo e-mail  http://www.casabenficaolr@gmail.com

"A Festa das Papas de Alcains" lançado em Castelo Branco

Dia 17 de fevereiro, sexta-feira, pelas 18h30

Biblioteca Municipal 

A Festa das Papas
de Florentino Vicente Beirăo

Florentino Vicente Beirão lançou o seu último livro A Festas das Papas de Alcains neste dia 17 de Fevereiro, às 18h30, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco. A apresentação esteve a cargo da Drª Maria Adelaide Salvado.
A Festa das Papas no contexto dos bodos da Beira Baixa, pretende ser um ensaio de carácter histórico e etnográfico sobre a vitalidade de uma tradição religiosa que poderá remontar ao séc. XVII. O autor, ao longo desta obra, procura desvendar as origens dos bodos na Beira Baixa entroncando-os nas suas mais remotas raízes celtas e judaicas.

"A Zebra Camila" na Biblioteca de C. Branco

Dia 26 de janeiro, quinta-feira, pelas 18h00

Clube de Leitura

 A Zebra Camila
de Marisa Nuńez Óscar Villán

"Ali, no fim do mundo, no país onde o vento dá a volta vivia uma pequena zebra chamada Camila. Como naquele sítio o vento era tão revirado, Camila tinha de andar com muito cuidado, para não perder as suas roupas...
...Um dia, ao sair de casa, o vento bandido levou-lhe sete riscas do seu vestido. Uma aranha, uma serpente, o arco-íris e uma cigarra, entre outros animais do bosque, ajudarão Camila a esquecer as suas penas.

Leitura sobre o amor na Biblioteca de Castelo Branco

No próximo dia 24 de Fevereiro, às 18 horas, realiza-se uma nova sessão do Clube de Leitura, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, desta vez sobre o amor.O escritor e jornalista, João Morgado, será o convidado deste espaço de partilha, onde falará do seu romance Diário dos Infiéis. Esta obra aborda o amor de homens e mulheres, casamento e infidelidade, desejo e amor. A solidão entre duas pessoas e o que ficou por dizer depois do adeus. João Morgado trabalhou na indústria têxtil e mais tarde foi jornalista. Colaborou na imprensa local, no diário Público e, posteriormente, escreveu para o semanário Sol.

Casa do Benfica de Oleiros - Casa do Benfica Belmonte

Realiza-se no próximo Domingo, dia 19 de Fevereiro, às 17H00 no Pavilhão Gimnodesportivo de Oleiros, o jogo entre a Casa do Benfica em Oleiros e a Casa do Benfica em Belmonte, referente à 10.ª Jornada do Campeonato Distrital de Futsal (Sénior) da Associação de Futebol de Castelo Branco.

O apoio à equipa é fundamental, por isso, apela-se aos oleirenses que estejam presentes, O jogo é depois do desfile do Carnaval. Já que está em Oleiros, aproveite e vá até ao Pavilhão. É "domingo gordo", aproveite-o para se divertir.

Demitiu-se o Presidente Alemão suspeito de corrupção

Christian Wulff, Presidente da Alemanha, demitiu na sequência do "Ministério Público de Hannover, no norte da Alemanha, pediu na quinta-feira o levantamento da imunidade devido a suspeitas de prevaricações, anunciou que iria fazer uma declaração às 11:00 locais (10:00 TMG) no castelo de Bellevue em Berlim
 A chanceler alemã, Angela Merkel marcou uma declaração para meia hora depois e anulou uma deslocação prevista para esta sexta-feira a Roma"
Em causa parece estar um empréstimo particular de forma irregular a um empresário e também a um Banco com juros mais baixos que os praticados no mercado,  na altura em que era  ministro-presidente da Baixa-Saxónia.
A notícia foi avançada pela TVI24 online

Triplo homicida de Beja enforcou-se na prisão

Segundo informa a agência LUSA/TVI24, foi esta noite (17/2) encontrado morto o suspeito do triplo homicida de Beja. Segundo o relato, o homem deve ter-se enforcado com os lençóis entre as 22h00 e a 01h00 de hoje mas veio a ser encontrado pelas 02h00 da manhã.  O tribunal tinha-o colocado em prisão preventiva e a pena que o esperava, em princípio, seria entre 12 a 25 anos de prisão por cada um dos três homicídios. Este homem já tinha estado preso por desfalque no Banco onde trabalhava.
Segundo detalhes da notícia, o homem andava a receber tratamento oncológico em Lisboa e, por isso, tinha sido transferido de Beja para a capital. Sabe-se agora que os golpes desferidos nas vítimas foram ao nível do pescoço sem separar a cabeça do resto do corpo. Situação horrível e pouco comum. Outro detalhe é que fez o mesmo a todos os animais e depois de efetuados os crimes, o homem parece ter feito a sua vida normal, segundo afirmam algumas pessoas.
___________
Nota adicional
 Esta pessoa viria a suicidar-se onde estava detido

fevereiro 16, 2012

Liga Europa - Porto perde em casa, Sporting empata fora

1 - Esta noite foi a vez do F.C.Porto disputar a primeira mão dos dezasseis avos da Liga Europa. O adversário, todos sabíamos que não era fácil. Tratava-se do do Manchester City, clube de grande categoria mas que também sabia quem era o Porto dos últimos anos. Mas as coisas correram muito mal os portistas. Começaram por marcar um excelente golo, com entrada pelo lado esquerdo (esteve sempre aberto, no primeiro tempo,por parte do Manchester) e um bola bem centrada, para a grande área, e o Porto, através de um belo golo de Silvestre Varela,passava a ganhar por 1-0.
Mas... que Porto este! Parecia ter medo do adversário e não se via futebol esclarecido e capaz de embalar para um resultado mais expressivo a seu favor. Veio o intervalo e tudo foi ainda pior, porque um dos golos foi Álvaro Pereira que meteu a bola na sua própria baliza e, quando o Porto não encontrava forças para ultrapassar esse golpe, que se tornou mortal, Mancini manda entrar Aguero para marcar o segundo golo já perto do final da partida. O público começou logo a abandonar as bancadas. A derrota no Dragão era o pior para o clube português. E assim terminou, com lesão de alguma gravidade de Danilo e um penalty por marcar quando Hulk foi derrubado na grande área.
Agora.... não acredito que o Porto tenha vida facilitada para passar aos oitavos-de-final. Mancini afirmou que o City tem 60% de possibilidades. Mas em futebol... já aconteceu tudo.

2 - Quanto ao Sporting foi à Polónia arrancar um bom empate 2-2 frente ao Légia o que fará sonhar os "leões" passarem esta eliminatória. Os dois golos marcados fora criaram condições muito altas para que isso se verifique. Foi o primeiro jogo com a nova equipa técnica à frente da equipa com Ricardo Sá Pinto como treinador. Foi um bom resultado e que permite que o novo treinador (e os jogadores) ganhem força para ultrapassarem a crise.

Vila de Rei esteve na Nauticampo em Lisboa

VILA DE REI REPRESENTADA NA “NAUTICAMPO”
O Concelho de Vila de Rei fez-se representar na Nauticampo 2012 – Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscina, que se realizou na Feira Internacional de Lisboa (FIL), entre os dias 8 e 12 de Fevereiro.
Este é um certame extremamente importante para dar a conhecer as potencialidades das firmas e concelhos nos domínios que encaixam nos objetivos da feira.
Pena foi não terem noticiado antecipadamente de modo que eu próprio pudesse visitar, porque normalmente vou a estes eventos.
Mas é preciso é que a representação de Vila de Rei tenha saído satisfeita e colaborando na divulgação das potencialidades desta bonita Vila.

CGTP quer greve geral a 22 de Março

CGTP vai marcar greve geral para o dia 22 de Março. Trata-se de um dia ao meio da semana (quinta-feira), já longe dos tempos em que se marcavam greves para as sextas para ser mais aliciante o fim de semana alargado, mas isso era no tempo em que muitos funcionários públicos, como os professores, podiam usar alguns dias para descontar nas férias. 

Depois do êxito que foi a manifestação do Terreiro do Paço (houve quem lhe chamasse nessa altura o Terreiro do Povo), a CGTP jamais poderá chamar-lhe greve geral já que, a outra central sindical, a UGT, não foi contatada para se juntar a esta proposta de greve. Afirma-se que contatos houve mas ao nível de vários sindicatos da UGT. Isso por ser entendido que, "os traidores dos trabalhadores", como alguns manifestantes afirmaram, estão a ser encostados à parede. A estratégia agora é a CGTP maximizar os dividendos perante a assinatura do acordo social que a UGT subscreveu. 

"Imagination" na casa municipal da juventude de Aveiro


A jovem artista Ricardina Silva, continua na sua digressão desta exposição pelo país. O seu sucesso tem levado a própria e os responsáveis pelos espaços para este fim a procurar divulgar arte para os apreciadores e também futuros apreciadores.
É notório o apoio que várias entidades e órgãos da comunicação têm dado à Ricardina
Desta vez a artista plástica tem esta exposição em Aveiro, até 22 de Fevereiro na Casa Municipal da Juventude. Imaginação, criatividade que se espreguiçam na inovação de uma jovem, mas que já pinta desde 2000 e, cada obra, cada exposição, é a forma de ir dizendo às pessoas que o seu traço e cores variadas, como que a provocar a nossa imaginação, podem desembocar no lugar que ela mesmo sabe onde está, mas tenta o melhor dos caminhos, sabendo também que só se aprende e comunica, fazendo, criando.
Parabéns por mais esta exposição.


Proença inaugura dia 19 o Museu Isilda Martins



    
















Esta importante inauguração verifica-se às 15H30
 na SOBREIRA FORMOSA

Proença - Ateliers científicos: Máscaras divertidas


Para festejar o Carnaval pode aprender a fazer máscaras divertidas
 no Centro de Ciência Viva da Floresta
Ateliers para famílias, com custo de um euro e sem necessidade
 de inscrição prévia.

fevereiro 15, 2012

Conferência em Proença deu frutos muito positivos

Soluções para inverter despovoamento
do interior

Participantes na conferência
 Empreendedorismo Municipal
defenderam intermunicipalismo e 
fortalecimento da iniciativa privada




Fortalecer a iniciativa privada e a profissionalização da gestão, promover o intermunicipalismo e valorizar os recursos diferenciadores de cada região são algumas das chaves para conseguir o crescimento sustentável das regiões de baixa densidade e inverter a tendência de despovoamento. Os participantes na conferência “Empreendedorismo Municipal”, que se realizou em Proença-a-Nova, foram unânimes em considerar que a interioridade é um conceito que está apenas “nas nossas cabeças”, destacando a melhoria das acessibilidades como fator que contribui para diluir as assimetrias.

Benfica perdeu por 3-2 contra o Zenit

JOGO NESTA QUARTA-FEIRA
DIA 15 DE FEVEREIRO DE 2012

O Benfica entrou a ganhar no terreno frio do Zenit sendo Maxi Pereira o marcador aos 20 minutos. Tudo parecia estar bem encaminhado mas ainda era muito cedo. Aos 27 min, Roman Shirokov, empatou a partida
e ao intervalo mantinha-se o empate. Já na segunda parte, Serguei Semak virou o resultado marcando mais golo. O Benfica perdia mas jogava. Até que já aos 77 Cardozo fez para o encarnados mais um golo empatando o jogo. Porém, Shirokov acabou por estragar o resultado ao Benfica e ainda antes do árbitro dar por terminada a partida, voltou a marcar.

O 3~2 não se poderá dizer que é um muito mau resultado já que basta que na Luz, a 6 de Março, o Benfica faça um golo e não sofra nenhum. Por isso está tudo em aberto. E que não vai ser fácil, isso não.
Rodrigo acabou por se lesionar neste jogo e foi substituído por Aimar, o qual, tendo sido amarelado, neste jogo, não poderá defrontar esta equipa na Luz, por acumulação de amarelos.

Duas equipas portuguesas já jogaram, Braga e Benfica, e perderam. Falta o Sporting e o Porto. a curto prazo o saberemos

Alguma autarquias mal geridas e protocolos celebrados

Assinado protocolo, em Coimbra,  entre o Governo,
 a Associação Nacional de Municípios Portugueses,
 o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP)
 e o ConselhoCoordenador dos Institutos Superiores
 Politécnicos (CCISP), esteve também
 presente o ministro da Educação, Nuno Crato.

 Durante a cerimónia, o Ministro Adjunto e e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas afirmou que «temos hoje umas dezenas de autarquias que estão numa situação particularmente difícil e não estamos mais em tempo de resolver os problemas deitando dinheiro para cima desses problemas. Primeiro, porque essa não foi a boa solução ao longo das últimas décadas e, em segundo lugar, porque não temos dinheiro, porque não temos condições de poder continuar a resolver os problemas com que hoje somos confrontados da mesma forma que o fizemos no passado»

Segundo a sua opinião as nossa autarquias  «têm um papel muito importante a desenvolver na recuperação económica e social», diria mesmo «Portugal está infra-estruturado, o problema hoje de Portugal não é um problema de hardware mas é um problema de software e é aí que temos de investir»

Nuno Crato, Ministro da Educação acabou por colocar também o enfoque na importância da existência deste protocolo  afirmando que «Este protocolo é muito importante porque estabelece uma linha de rumo para as universidades e para as autarquias para poderem colaborar de uma forma mais activa, tanto no ensino como na investigação, sobretudo na investigação aplicada, ou seja, aquela que tem um impacto directo na actividade local. É uma maneira de as universidades e os institutos politécnicos terem uma colaboração activa com o tecido empresarial»

notícia extraída de "Relvas - problemas das autarquias não se resolve com dinheiro" in AG (Agência Fiananceira) TVI24

Portugueses começaram mal

BRAGA 0 - Besiktas 2

Dia mau o Sporting de Braga. Foi a primeira equipa portuguesa a entrar nas disputas europeias em que, além desta equipa, jogarão o Sporting e FC Porto na Liga da Europa, como também o Benfica já está na Rússia para defrontar o Zenit.
Quanto ao Braga, a dupla cartolina amarela (a segunda o árbitro considerou ser uma simulação de falta) logo aos 30 minutos e foi expulso. Este momento foi fatal para os minhotos acabando por vir a sofrer dois belos golos que envolveu dois portugueses: no primeiro, Manuel Fernandes marca canto e Sivolk saltou cabeceando para golo; no segundo, uma excelente deslocação de Simão não deu hipótese ao seu amigo e companheiro de muitos anos no Benfica, Quim. Um mau resultado para os Bracarenses que irão à Turquia com esta desvantagem muito difícil de conseguiu frente ao Basiktas em casa. O próprio treinador Leonardo Jardim afirmou que "acho quer só temos 10% de hipóteses". Mas futebol é futebol.

Quanto ao Sporting tendo corrido com o seu excelente treinador Domingos, vai contar com Sá Pinto como treinador parece que até final do ano. Estando na final da Taça de Portugal e na Liga da Europa e com possibilidades de subir na tabela classificativa do campeonato, não consigo entender esta tomada de posição da Direção. Mas como não sou nem sócio, nem adepto, não quero ir mais além neste tipo de apreciação.
Perdeu com o Marítimo. É fácil passar nos estádio dos Barreiros? Enfim...
Que as restantes equipas com jogos na Europa lhes corra bem. Para bem do futebol português, para as equipas e futebol em geral.

Dinamização da Atividade Económica - Vila de Rei

"ESTÍMULO 2012” 
ESCLARECE SOBRE DESENVOLVIMENTO FINANCEIRO

 
A Câmara Municipal de Vila de Rei, através do Gabinete de Dinamização da Actividade Económica, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Sertã, organiza, pelas 14:30 horas de 20 de Fevereiro, no Auditório Municipal de Vila de Rei, uma sessão de esclarecimento sob o tema “Estímulo 2012”.

Pedrógão Grande - Descida de rápidos

descidadosrapidos2012fevO Município de Pedrógão Grande convida, os mais aventureiros, a descobrir o sabor da corrente da Ribeira de Pera.
No dia 19 de fevereiro, às 10:00 horas, no açude da Praia Fluvial do Mosteiro (Uma das candidatas às 7 MARAVILHAS Praias de Portugal 2012), escolha a sua canoa e deixe-se levar pela corrente da Ribeira de Pera, descubra os seus recantos e encantos… Desvende os mistérios deste magnífico curso de água, com a adrenalina sempre em alta.

fevereiro 14, 2012

Proença com "juventude à pinha"



fevereiro 13, 2012

CR7 marca três contra o Levante

Ronaldo marcou três golos contra o Levante mostrando a sua reconhecida
qualidade de grande jogador e goleador. O Real subiu mesmo para 10 pontos
de distância do eterno rival, o Barcelona. É um Cristiano Ronaldo assim que
gostamos ter na seleção nacional. 
Moralizado, em forma e capaz de virar qualquer resultado.

Última hora - Domingos sai do Sporting

Embora ainda não haja comentários nem conferências de imprensa, mas o que é verdade é que a SAD sportinguista acaba de despedir o treinador do Domingos não estando já no comando da equipa na próxima quinta feira com a equipa. Quem será o responsável é Sá Pinto.
Esta situação do Sporting tinha de ter algum desfecho e até poderá ser que não se adiante nada com esta medida, mas, uma chicotada psicológica pode ser a única possibilidade para esta equipa que tem sido quase sempre um desastre (se tomarmos em conta as suas aspirações como grande clube que é).
Esperam-se notícias bem fresquinhas a todo o momento. Agora há que haver muita garra, técnica e boa estratégia para vencer o Légia Varsóvia.

ENCONTRO NACIONAL DE GEOCACHERS

 EM VILA DE REI

O Concelho de Vila de Rei vai receber, no fim-de-semana de 25 e 26 de Fevereiro, o Encontro Nacional de Geocachers. A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal, vai reunir largas dezenas de praticantes de Geocaching, numa actividade que pretende celebrar o 10º aniversário do I Encontro Nacional, que se realizou em 2002, também em Vila de Rei.