junho 30, 2011

Exposição de madeiras raras em Oleiros - Posto de Turismo

Em pleno Ano Internacional das Florestas, o Município de Oleiros aposta no seu artesanato local e promove, no Posto de Turismo de Oleiros, de 1 a 30 de Julho a exposição “Artesanato em Madeira”, da autoria do oleirense Mário Antunes.Com 80 anos de idade, o artesão cria peças utilitárias em madeira, as quais derivam de diferentes espécies florestais, de vários continentes, privilegiando, através da sua criatividade e imaginação, não só do meio natural onde vive, mas também outros locais.

junho 28, 2011

Casa da Cultura da Sertã vai ter exposição de pintura em Julho

Exposição de Pintura na Galeria da Casa da Cultura da Sertã.

Na excelente Casa da Cultura da Sertã decorrerá, de 2 a 31 de Julho decorrerá entre os dias 2 a 31 de Julho de 2011 uma importante mostra de pintura que estará aberta ao público de Segunda a Sexta-feira: 10H - 13H e 14H - 18H e Sábados e Domingos: 14H - 18H e a entrada é livre. A Exposição intitula-se " Forma e Cor ", é constituída por diversas obras cujas temáticas são paisagens, figura humana, monumentos...As obras são de carácter realista e surrealista. As técnicas utilizadas o óleo, o acrílico e a técnica mista sobre tela.
Quem nos enviou convite e informação foi mesmo Ricardina de Jesus Rodrigues da Silva.com uma vasta obra realizada. Visite esta exposição, vai valer a pena.

Secretários de Estado tomam posse hoje

O atual Governo de maioria PSD/CDS, vai ter 35 Secretários de Estado onde constam 15 independentes. Ligados ao PSD vão ocupar 12 pastas e o CDS contará com 8. Sabe-se que os dois partidos defendiam  que o novo Governo deveria ser composto por 25 secretários de Estado, mas o número final acabou por ficar nas três dezenas e meia.
O que é preciso é que rapidamente iniciem funções porque a vida não está para compassos de espera e a situação não é nada risonha cada dia que passa. Os mercados continuam a exigir juros altíssimos tendo-se batido ontem novos máximos. A situação na Grécia está escaldante, greve de dois dias no Reino Unido e por cá iniciam-se também as contestações. Quando o pão falta...

Sarau desportivo esgotou Pavilhão Municipal

Entre os participantes estiveram alunos da Escola Pedro da Fonseca e classes da Casa do Benfica. Para verificar onde se verificou este Sarau, basta ler e ver mais no site de Proença-a-Nova

Proença - O encerramento das actividades de natação foi uma festa

Todos participaram de forma
desportivamente saudável e em convívio


"Jogos de água, demonstrações de aulas e algumas brincadeiras em jeito de competição assinalaram o encerramento das actividades de natação, na piscina municipal de Proença-a-Nova. As aulas continuam a decorrer em Julho, para quem estiver interessado, ficando suspensas apenas em Agosto. Durante o último ano lectivo frequentaram as várias classes 165 alunos de todas as idades, incluindo o grupo de ginástica terapêutica.

junho 27, 2011

Festa no Cabeçudo (Sertã) no final de Agosto

Os festejos decorrem nos dias 26, 27, 28 e 29 de Agosto, em honra de Nossa Senhora da Piedade. Esperemos que, como todos os anos, esta seja mais uma festa verdadeiramente popular, onde a componente juventude não está nada esquecida. Lugar para ouvir e curtir os nossos amigos do FH5, bem como outras atracções a fazer movimentar o arraial.
Por isso, não perca esta festa, bem conhecida na região.

Proença - Com atenção à juventude - 15 vagas gratuitas no campo de férias

Actividades são promovidas pela associação
Jovens Seguros e destinam-se a crianças
com 7 a 17 anos

"Entre 16 de Julho e 2 de Setembro, crianças e jovens residentes no concelho que tenham entre 7 e 17 anos podem participar gratuitamente em campos de férias promovidos pela Jovens Seguros – Associação para o Desenvolvimento Ocupacional. O campo de férias é fechado, ou seja, durante todo o período em que decorrem as actividades as crianças não vão a casa e ficam a dormir em Atalaias. As inscrições estão abertas e terminam uma semana antes de cada turno.
As vagas para participantes do concelho decorrem

Marchas populares em Oleiros com nota positiva

De acordo com fontes fidedignas e que estiveram presentes confirmaram-me que a noite estava boa para se estar no Jardim do Município, convivendo e assistindo ao desfile das marchas populares. "Para a terra estavam boas, embora algumas não perdessem a característica de Rancho, mas mesmo assim é muito positivo este tipo de organização. Portanto, de parabéns estão os organizadores e os que que participaram na organização e desfile destas marchas que, de ano para ano, têm marcado pontos.

River Plate na Argentina desceu à 2ª Divisão depois de 110 anos

O último jogo terminou em verdadeiros tumultos, pois ao fim de 110 anos o grande River Plate desceu. Ninguém queria acreditar, mas aconteceu. Os grandes também se abatem e, agora, há que pensar já em ser campeão mas na segunda divisão. Impensável, um dos maiores clubes de sempre mergulhar desta maneira.
Poderá ser que seja somente um hiato de um ano, mas deixa marcas fortíssimas.

Nuno Gomes vai jogar no Sporting de Braga na próxima época

O mal amado de Jesus na Luz, Nuno Gomes acaba de assinar por uma época com o Sporting de Braga e com opção por mais um ano. Já muito se falava da saída de Nuno Gomes, um benfiquista que sentia a camisola verdadeiramente, mas, embora tenha resolvido alguns jogos ao entrar somente alguns minutos no final de encontros de futebol, o banco foi sempre o lugar de todos os jogos nesta época do treinador Jesus. Nuno tinha uma proposta de equipa mexicana para jogar, mas preferia as mesmas cores (vermelho e branco) e ficar em Portugal.

junho 26, 2011

Tragédia em Castelo Branco, criança morre carbonizada


 foto de bombeiros.pt
 ____________________________
De Lusa/TVI24
Um menino com cerca de dois anos morreu este domingo num incêndio numa habitação na zona histórica de Castelo Branco, disse à Agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
O fogo deflagrou pelas 09:00 na habitação com um único piso térreo.Segundo João Rodrigues, segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, a criança estaria num quarto e a mãe noutra divisão quando o incêndio deflagrou, por causas ainda desconhecidas. Quando se apercebeu das chamas, «a mãe terá aberto as portas do quarto, provocando uma entrada de oxigénio que deixou a divisão totalmente tomada pelas chamas».
O fogo ocorreu na Rua do Mercado, n.º 49 e foi combatido por 13 homens com cinco viaturas dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco.
Uma equipa da Polícia Judiciária de Coimbra está a caminho para efectuar perícias no local.
Os residentes na zona saíram à rua e o ambiente «é de tristeza», disse José Alves, um dos moradores, à Agência Lusa.
No bairro «quase todos os vizinhos se conhecem e a criança era acarinhada por todos».

MIGUEL ÂNGELO + MIGUEL GAMEIRO = ÊXITO EM OLEIRAS

MIGUEL ÂNGELO + MIGUEL GAMEIRO apresentaram CANÇÕES AO DESAFIO
"Um é do Sporting, outro do Benfica, mas se há coisa que as carreiras de Miguel Ângelo e Miguel Gameiro têm em comum são as canções que o país decorou
Delfins e Pólo Norte partilharam palcos ao longo dos anos perante multidões e agora os seus cantores/autores juntam-se em palco, de modo mais íntimo e acústico, para um espectáculo onde os êxitos de cada um se alternam, desafiando a interpretação a dois de muitas das canções que o público consagrou: Sou Como Um Rio, Lisboa, Baía De Cascais, O Grito, Um Lugar Ao Sol, Aprender A Ser Feliz, Não Vou Ficar, Lisboa, Aquele Inverno… entre tantas outras
Entretanto o tema "Dá-me um Abraço", que integra o primeiro álbum a solo de Miguel Gameiro esteve nomeado para os Globos de Ouro, na categoria de Melhor Música de 2010.

Tendo sido uma das canções mais tocadas na Rádio desde o lançamento do álbum, "A Porta ao Lado", em 2010, "Dá-me um Abraço" vê assim reconhecido o seu estatuto de canção maior, há muito reconhecido pelos seus inúmeros fãs"
Texto do site do Município de Oeiras e elucidativo destes dois grandes artistas portugueses que, agora, têm este excelente projeto em comum. 
Questão: Porque falarei eu disto?....

Estaleiros de Viana viraram problema enorme?

Eu lembro-me. Ainda há pouco tempo, Paulo Portas visitava estes estaleiros e mostrava-o como exemplo e importância para a nossa economia. Também houve programas que lembravam verbas gastas (criticando Governo de Sócrates). Enfim, de emblema, virou problema nacional. 
É verdade que não subscrevo a atuação dos trabalhadores que, exaltados, acabaram por criar situações que são criticáveis, mas lá  razão quanto aos despedimentos eles têm. 
Os trabalhadores querem travar os despedimentos e já contam com o apoio do sindicato dos trabalhadores social democratas nomeadamente o seu  o secretariado distrital de Viana do Castelo.
O "Sol" escreve "que a reunião entre José Pedro Aguiar-Branco e a administração da ‘holding’ do Estado para a Defesa, que tutela os ENVC, teve lugar em 24 Junho á tarde e que o pedido de encontro tinha sido feito já na quinta-feira pelo ministro recém-empossado.
Sabe-se que o Ministro considera o problema "complexo" e vai continuar a tentar as melhores resoluções para o problema.

junho 25, 2011

Cancro de pele pode fazer mais 10 mil vítimas este ano

Mais 10 mil casos de melanoma, o cancro de pele mais agressivo, podem surgir este ano em Portugal, avançou hoje um representante da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC).
Para Osvaldo Correia, os números são "preocupantes", quer a nível nacional quer internacional, razão pela qual a "sensibilização e a prevenção" são a melhor arma contra esta doença, que regista anualmente, em média, cerca de dez mil casos em Portugal. O responsável falava hoje à margem de um rastreio que decorreu na Póvoa de Varzim e Vila do Conde, envolvendo 130 pessoas já sinalizadas pelos centros de saúde locais, das quais "30 por cento apresentaram lesões na pele, em alguns casos, graves". Os afectados são, segundo o clínico, oriundos da classe piscatória e agricultores, "duas das profissões de risco, porque exigem por parte dos trabalhadores uma elevada exposição ao sol". ....
de Lusa/DN online

Estamos a arder de calor. Proteção Civil atenta

De acordo com o IM (Instituto de Meteorologia) o país encontro este fim de semana no grai "máximo" de incêndios: O Instituto aponta os concelhos de Caminha (Viana do Castelo), Póvoa de Lanhoso (Braga), Arouca (Porto), São Pedro do Sul e Castro d'Aire (Viseu), Figueiró dos Vinhos (Leiria),Vila de Rei (Castelo Branco), Sardoal e Mação (Santarém). Durante os próximos dias o estado do tempo em Portugal Continental e na Madeira será "influenciado por uma massa de ar quente e seco, transportada na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores". Para Beja e Évora aguardam-se hoje as temperaturas mais elevadas, com máximas de 39 graus Celsius, seguidas de Braga com 38.º. .
O DN online dá conta desta situação em pormenor.

OTL - CAMPOS DE FÉRIAS - CONCENTRAÇÕES - CONVÍVIOS

Nesta altura de férias já para muitos dos nossos jovens, desdobra-se a nível nacional toda uma série de atividades de ocupação onde eles se sintam bem e sejam mesmo férias para eles. É que em dias normais, a ocupação torna-se muito mais monótona (excepto nos fins de semanas ou gozando férias em praias). Câmaras Municipais e muitas outras organização pensam nestas questões e oferecem essas oportunidades positivas. Desta vez falo de Vila Nova da Barquinha cujo Município "vai promover, entre 4 de Julho e 29 de Agosto, mais um Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres, destinado a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos, residentes no concelho." Um exemplo entre centenas.

junho 24, 2011

Papilhosa da Serra na FIA em Lisboa

FIA 2011 - Feira Internacional de Artesanato

De acordo com o site do município, é anunciado que este concelho estará presente, cuja informação é a seguinte:

Irá decorrer de 25 de Junho a 3 de Julho mais uma edição da Feira Internacional de Artesanato em Lisboa.

À semelhança dos anos anteriores, o Município de Pampilhosa da Serra irá mais uma vez, fazer-se representar por um Stand inovador, onde irá potenciar a sua imagem moderna e reflectir a dinâmica do Concelho, através da apresentação de um filme promocional do Concelho, em 3D.

O nosso artesanato muito bem representado pelos nossos artesãos, as nossas potencialidades, recursos naturais e turísticos, serão o traço na nossa presença nesta edição.

Os ritmos serranos marcarão presença, através das nossas colectividades presentes: Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense, Rancho Folclórico de Dornelas do Zêzere, Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra e Rancho Folclórico da Casa do Concelho.

A inauguração da Feira será no dia 25 de Junho, e poderá ser visitada todos os dias entre as 15.00h e as 24.00h.

Uma "odisseia pelas aldeias de xisto em BTT"

Fui alertado para esta iniciativa que é mesmo um verdadeira Odisseia. Começa hoje em Oleiros durando 8 dias, visitando 27 aldeias e terminam com 600 quilómetros nas pernas. O programa está inscrito no seguinte site: http://aldeiasdoxistoembtt.blogspot.com/ . Visite-o, caso tenha interesse e veja detalhadamente o percurso em cada dia e está muito bem organizado. Êxito para esta odisseia é o que desejo a todos.
Boa iniciativa.

Fogo de artifício no Porto, Pirotecnia Oleirense pois claro

A noite animada do S. João do Porto teve, mais uma vez,  a presença do fogo de artifício da Luso Pirotecnia cujo Grupo é formada também pela Pirotecnia de Oleiros, com João Paulo à frente desta dinâmica empresa. O espetáculo decorreu de forma como milhares de pessoas puderam verificar através da televisão. Este é um dos  maior visibilidade nacional e, por isso, todos os responsáveis e técnicos se entregam "de alma e coração" para que tudo decorre como se espera e deseja. Definitivamente passou a ser um espetáculo assumido pela Câmara Municipal do Porto e de Vila Nova de Gaia.
O êxito foi reconhecido, bastou ouvir as palmas depois de ser ouvirem as "últimas" e até na televisão (Praça da Alegria de hoje foi alvo de menção).
Parabéns para a  Pirotecnia Oleirense em particular e o abraço merecido ao JP e a todos os que se envolveram com o profissionalismo que lhe reconhecemos.

junho 23, 2011

Proença entrega diploma aos pequenitos

Festa de fim de ano distingue finalistas
"Alunos do 4º ano e crianças que terminaram
o pré-escolar receberam diplomas


Orgulhosos com o diploma e capa de finalistas, os alunos do 4º ano do Centro Educativo de Proença-a-Nova foram o centro da festa de final de ano, em que também os finalistas do pré-escolar fizeram a despedida na transição para

junho 22, 2011

Oleiros a caminhar, caminhar, caminhar

Oleiros em Marcha
Caminhada final é já no dia 26 de Junho

            "O Ciclo de Caminhadas Oleiros em Marcha, uma iniciativa do Município de Oleiros, está a chegar ao fim, após diversas caminhadas diurnas e nocturnas, a Caminhada Final está agendada para o dia 26 de Junho, pelas 9 horas, com concentração no Jardim Municipal de Oleiros"
Este tipo de provas tem-se generalizado em todos os Municípios vizinhos o que mostra que a zona interior está, na realidade, em movimento

Santos Populares começaram com frio e vão atingir alta temperatura


Associação Caça e Pesca de Oleiros promove
Santos Populares no próximo fim-de-semana

            A Associação Desportiva de Caça e Pesca de Oleiros promotora dos Santos Populares 2011, cujos festejos terão lugar no Jardim Municipal de Oleiros, celebra no próximo fim-de-semana o S. João de Oleiros, uma tradição bastante enraizada por aquelas paragens. Assim, no dia 24 pelas 22H30, terá lugar a actuação do artista local Abílio Alves. A encerrar as celebrações, no dia seguinte, após o Desfile de Marchas Populares, pelas 21H30, segue-se a actuação de outro artista local, desta vez, Rui Gaio.

Oleiros vai ter marchas populares neste fim de semana


Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros organiza Marchas Populares

            O Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros volta a organizar o Desfile de Marchas Populares, o qual terá lugar pelas 21H30, na Praça do Município e promete, a exemplo do ano passado, ser um enorme sucesso.
As marchas a desfilaram são de:
- Rancho Folclórico de Oleiros
- Rancho Folclórico do Mosteiro
- Jardim de Infância da Stª Casa de Misericórdia
- Pré-Escolar
- GAIO (Orvalho)

Oleiros oferece transporte gratuito para termas da Ladeira

Semanas Termais estão de volta 
para maiores de 60 anos

O Município de Oleiros informa que:

em parceria com o grupo Unicer – Termas da Ladeira de Envendos e a exemplo de anos anteriores, informa a população interessada, com mais de 60 anos, que poderá usufruir de tratamentos termais por um período de 5 dias, com 20 % de desconto e transporte gratuito assegurado pela autarquia.
            A iniciativa decorre no período entre 27 de Junho e 26 de Agosto e destina-se apenas a residentes no concelho. Os interessados devem dirigir-se ao Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Oleiros para procederem à sua inscrição ou recolher mais informações.

Feira dos enchidos, queijo e mel - Vila de Rei

De 28 a 31 de Julho deste ano decorre a Feira acima indicada, cujos destaques, para além dos produtos e das exposições são os artistas Ruizinho de Penacova, Graciano Ricardo, DIABO NA CRUZ e KLEPHT.
Esta Feira já vai na sua XXII edição.

PRAIAS FLUVIAIS DE CASTELO BRANCO

  ALMACEDA
(A 33 Km de Castelo Branco)

A ribeira que atravessa a aldeia de Almaceda dá origem à praia fluvial, onde preserva o curso natural e a existência de um rústico lagar de azeite que aproveitava a força das águas para o seu funcionamento.
Conhecida também por Poço do Lagar, a praia Fluvial de Almaceda divide o lugar do Espírito Santo na margem direita, e o lugar da Senhora da Graça na margem esquerda, onde se podem avistar paisagens naturais únicas.

Esta praia tem ao seu dispor as seguintes condições
 - Instalaçőes Sanitárias
- Balneários
- Parque de Merendas
- Parque Infantil
- Campo de Futebol
- Campo de Volei de Praia
- Aluguer de Canoas
- Aluguer de Bicicletas
  
MURO
(a 20 Km de Castelo Branco)

A praia fluvial do Muro proporciona a quem a visita, um contacto único com a Natureza. Situada num vale rodeado de salgueiros, pinheiros e oliveiras, consegue transmitir a tranquilidade e a paz que se procura na altura do Verăo. Pode ter acesso à praia pelos diferentes lados das margens do rio Tripeiro, e ao chegar encontra uma extensa área fluvial para que possa disfrutar da beleza natural.

DESCUBRA AINDA
No extremo sul do concelho visite o Parque do Tejo Internacional, onde poderá observar
algumas das espécies de aves em maior perigo de extinçăo.

 TABERNA SECA
(A 9 ks de Castelo Branco)

A praia fluvial da Taberna Seca é muito procurada devido à sua proximidade com a cidade de Castelo Branco. Esta zona balnear é constituída pelo Rio Ocreza e pelos espaços verdes naturais que o envolvem.
ESTA PRAIA FLUVIAL TEM AO SEU DISPOR:

- Parque de Estacionamento
- Parque de Merendas
- Chuveiros
- Bar
- Casas de Banho
- Posto de Primeiros Socorros

Época balnear 2011 na Piscina Municipal de Alcains

A Piscina Municipal de Alcains vai abrir para a época balnear de 2011 no próximo Sábado, dia 25 Junho, pelas 09H30.
A Piscina Municipal de Alcains integra-se num espaço de lazer tranquilo e relaxante, ideal para as famílias desfrutarem dos dias quentes do Verão.A época balnear prolongar-se-á até 4 de Setembro, salvo qualquer imponderável, nomeadamente de ordem climatérica. O período de funcionamento diário, incluindo os fins de semana, é das 09H30 às 19H30, sendo que os utentes podem permanecer nas instalações até às 20H00.
O tarifário mantém-se sem qualquer alteração relativamente aos últimos 5 anos, tal como se indica abaixo.
As crianças até aos 4 anos têm entrada gratuita.

Valor:
Ingresso individual (1 dia) - Geral - 2,50 €
Pessoas com + 65 anos (2.ª a 6.ª feira) - 2,00 €
Crianças (dos 5 aos 11 anos) - 1,50 €
Cartão individual 7 diasGeral - 15,00 €
Crianças (dos 5 aos 11 anos) - 9,00 €

ATIVIDADES
Para os utentes que procuram manter a forma física, a Piscina Municipal de Alcains irá porporcionar, nos fins-de-semana dos meses de Julho e Agosto, atividades desportivas (hidroginástica) e atividades lúdicas para os mais novos.

Conselhos úteis em:
www.cm-castelobranco.pt/index.php?link=veraocons

Passe férias na bonita e excelente "Praia de Castelo Branco"

Época balnear 2011 na Piscina Praia de Castelo Branco - Informações úteis ao público
 A Piscina Praia de Castelo Branco já está aberta ao público.
Este espaço de recreio e lazer, uma referência na Região pelas excelentes condições que oferece aos banhistas, tem este ano uma área verde envolvente mais ampla (mais de 8.100 m2; duplicando a área anteriormente disponível).
A época balnear prolongar-se-á até 11 de Setembro, salvo qualquer imponderável, nomeadamente de ordem climatérica.
O período de funcionamento diário, incluindo os fins de semana, é

junho 21, 2011

Exames(?) dos candidatos a jurados uma vergonha e desprestígio para a justiça

Se esta situação se passasse numa escola oficial do país, nem sei o que aconteceria. Toda a minha vida foi lidar com jovens alunos, especialmente do 12º ano de escolaridade e muitos anos no Conselho Pedagógico e Conselho Diretivo na altura, mas um assunto destes - depois de identificado o copianço geral haver decisão de passarem todos com nota 10 - jamais poderia acontecer. Uma coisa é os alunos copiarem (quem o não fez durante a sua vida? poucos!), mas desconheço um caso que fosse geral. Quem são os culpados? Claro que alunos e vigilantes (professores). Agora já foram tomadas medidas para alterar esta situação, e ainda bem, porque também não imaginava que este tipo de teste fosse utilizado. Marinho Pinto tem razão!!!!
Ainda bem que vão ter que repetir os exames e em moldes diferentes, porque, a decisão anterior prejudicava os melhores alunos. E este país precisa é de bons profissionais em todas as profissões. 
Este é um assunto mais falado e que mais tinta tem feito correr. Que fique de exemplo a todos porque quero (QUEREMOS) continuar a acreditar na justiça.

Assunção Esteves Presidente da Assembleia da República


Como diz o povo: "foi sem espinhas". Tendo em conta que o PSD conta com 108 votos e o CDS com 24, só estas duas bancadas não conseguiam os 186 votos que elegeram Assunção Esteves, deputada do PSD. É claro que votos vieram de outras bancadas - o que é bom sinal neste tipo de eleição. 
Na votação, 41 deputados votaram em branco e dois anularam mesmo. Curioso é que um deputado nem sequer votou. Está, assim, normalizado o primeiro passo que a AR tinha que dar. Isto também mostra que Passos Coelho podia ter evitado a sua primeira derrota depois de tantos sinais e avisos. Arriscou, perdeu, mas como afirmou Miguel Sousa Tavares afirmou na SIC, "votação de Nobre foi humilhação para a qual ele próprio concorreu".

Milhões caem sobre o dragão e Villas Boas voa para o Chelsea

Pinto da Costa bem aumenta o valor das cláusulas, mas nem mesmo assim seguro os seus melhores jogadores ou treinadores. É normal e até bom bom que assim seja. O Chelsea subtrai ao Futebol Clube do Porto o homem vencedor de tudo e que impressionou o mundo futebolístico. Que país é este que "fabrica" jogadores melhores do mundo e treinadores especiais?
A verdade é que Villas Boas bem afirmou durante o ano que o Porto era o clube para 15 anos e muito mais que isto. Pinto da Costa brincou ironicamente várias vezes que jamais quem se sente e trabalha tão bem no PCPorto irá para outros clubes sejam quem forem. Mas os milhões soaram mais alto. 

OLEIROS

Feira Quinhentista transporta Oleirenses numa viagem no tempo e atrai visitantes


O que diz o site do Município:
  
Num acontecimento inédito em Oleiros, recheado de singularidades e que não deixou ninguém indiferente, no passado fim-de-semana, a vila de Oleiros recriou-se na época quinhentista e revelou, uma vez mais, que

Festa da Paróquia da Sertã, dia 23 de Junho

Uma festa que promete ser cheia de alegria, confraternização, aberta e muito sognificativa.
Abre às 10H00 no adro da igreja matriz e encerra pelas 23h00 do mesmo dia.
Trata-se de uma festa-romaria com missa e procissão e a parte profana (arraial sardinha concertos baile complementam esta iniciativa a que todos que possam devem assistir e participar.. A informação é do Padre José António Gonçalves com todo o dinamismo que lhe é reconhecido. Se pudermos, lá estaremos. E que seja uma maravilhosa festa.

junho 20, 2011

Vila Nova da Barquinha

Passeio Pedestre “Ao Cair da Noite”

 
No dia 25 de Junho, pelas 18H00 vai acontecer o percurso : Barquinha Parque – Maracha – Areias verdes – Moinho do Pombeiro – Tancos – Maracha da Quinta-feira – Cais do Castelo de Almourol (pausa) – Pinhal dos Pastores – Moinho de Vento EPE – Tancos – Casal Iria Teresa – Barquinha Parque (21h00). Aconselha-se o uso de: Boné, roupa leve, calçado apropriado para caminhar e se possível uma pequena lanterna. 
Inscrições:gratuitas e através de:
turismo@cm-vnbarquinha.pt
Tel. 249720358

Comemorações do Feriado Municipal da Sertã

No dia 23 de Junho, Quinta-feira, o programa inicia-se às 15 horas com a abertura do bar na Alameda da Carvalha e com actividades desportivas: Escalada, Rappel e Canoagem. A partir das 18 horas, terá lugar o Concerto com a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública na Igreja Matriz da Sertã.
Cerca das 22 horas, na Alameda da Carvalha, iniciam-se os concertos da noite com Soul Brother Empire, Human Origami e Still.
No dia 24 de Junho, Feriado Municipal, cerca das 9h30m decorrerá a Sessão Solene e Hastear da Bandeira Nacional

Academia Sénior da Sertã: em processos de matrículas

De 1 de Julho a 31 de Agosto, decorrem as matrículas para a Academia Sénior da Sertã, relativas ao ano lectivo 2011/2012.Assim, a renovação de matrículas ou novas matrículas deverão ser realizadas no Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal da Sertã, de Segunda a Sexta-Feira, das 9horas às 12h30m e das 14horas às 17h30m.
As aulas terão início a 15 de Setembro em horário a disponibilizar oportunamente.

Nobre volta a ser chumbado e com menos um voto

É inédito na Assembleia da República. Os três anteriores presidentes foram aprovados pelas diversas bancadas com votações folgadas. Fernando Nobre não reune, sequer, a votação do PSD completa e, tendo em conta que terá tido, eventualmente, alguns votos de eleitos noutras bancadas, então pode dizer-se que a derrota foi maior. Teve 105 votos e na anterior teve 106. Passos Coelho ficou já com um sério aviso. Não se entende é que o CDS parceiro (?) da coligação não tenha viabilizado com alguns votos na segunda volta. 
Agora abre-se um novo processo eleitoral, mas tem que decorrer duas horas para que se possa a voltar ao ato de votação. Ou então, ficar para outro momento legal.
Uma solução, é Nobre abdicar de ser candidato e facilita a vida a Passos Coelho. Porque, está visto, nestas coisas de prometer ao Fernando Nobre o lugar de Presidente do Parlamento e ele próprio falar sobre o assunto, sem nessa altura se saber sequer o resultado eleitoral, deu nisto. É que quem vota são os deputados e secretamente.

Com voto secreto... Fernando Nobre não é eleito Presidente do Parlamento

Passos Coelho tinha sido avisado. Capucho diria que o PSD ao propor Fernando Nobre para Presidir à Assembleia da República, o seu líder se arriscava a conhecer a primeira derrota. E assim foi. Na votação obteve somente 106 votos favoráveis não sendo suficientes para o colocar na cadeira de Presidente do Parlamento. O PSD pode insistir na candidatura do mesmo para uma segunda votação, bem como tudo está em aberto. As próximas horas o dirão. Vamos acompanhando.

PROENÇA - Transportes municipais em Julho e Agosto para as aldeias quebrando o isolamento

Durante as férias escolares serão feitos
percursos gratuitos, às quintas-feiras
As férias escolares deixam a maioria das aldeias do concelho sem autocarros mas, para evitar o isolamento e permitir deslocações a Proença-a-Nova, o Município assegura uma rede de transporte gratuito, que irá funcionar às quintas-feiras e excepcionalmente à quarta-feira a 24 de Agosto, para coincidir com a feira. Para cada um dos trajectos serão asseguradas duas viagens, uma em Julho e outra em Agosto.
Os horários de saída são naturalmente variáveis, mas o regresso será sempre às 12 horas, com concentração junto à Biblioteca Municipal. O primeiro percurso realiza-se dia 7 de Julho, abarcando Corgas, Malhadal e Sarzedinha. Veja aqui o calendário e horários completos deste transporte de Verão.
Os horários são os seguintes:

Feira Quinhentista em Oleiros fez furor.

Por questões de doença inesperada não consegui estar presente neste momento cultural e de muito empenho pela comunidade educativa de Oleiros, Câmara Municipal e outros. Já várias pessoas amigas me dispensaram fotos do evento e tive oportunidade de ver um filme que foi colocado no Facebook. Está documentada parte da Feira e fica registado o momento alto que Oleiros recriou.
Opiniões através de telemóvel ou muito por e-mail, todos teceram as melhores considerações sobre o evento. As fotos que aqui deixo são da autoria da amiga Dina Paula.

junho 19, 2011

MILRICO (OLEIROS) em festa no terceiro fim de semana de Agosto.

A festa do Milrico realiza-se, por norma, oito dias depois da de Santa Margarida - Festa do Município. É uma festa que se realiza num espaço muito acessível e realizada por pessoas desta terra que me diz muito e onde tenho imensos amigos. A Comissão é formada por gentes dos povos vizinhos igualmente pessoas com quem me identifico imensamente. Lá estarei, como sempre e nem a festa se faria sem mim. Só a falta de saúde ou algo inesperado me afastaria de todos vós.
Para quem não saiba onde fica o Milrico, fique sabendo que se encontra a cinco quilómetros no sentido Oleiros-Castelo Branco e se usa GPS: 39.941100, -7.872420






Festas 2011

Sexta-Feira, 19 de Agosto

09:00 h - Chegada da Aparelhagem Sonora Videirinha do Mosteiro
22:00 h - Início do Baile com Música Popular ao som da Aparelhagem, Videirinha00:00 h - Momento mais esperado da noite: a actuação do espectacular Grupo Musical MP3 com Palco móvel + Festa da Espuma + DJ Power

Sábado, 20 de Agosto

08:00 h - Alvorada
10:00 h - Abertura do arraial ao som da Aparelhagem Videirinha
10:30 h - Passeio de Motorizadas, prémio para a mais antiga e mais original
15:00 h - Início das inscrições para o Jogo da Sueca e da Malha com Ouro para os primeiros lugares
22:00 h - Início do Baile com o Acordeonista Abílio Alves
22:30 h - Início da actuação da Banda Musical MAGMA com Palco móvel, até de madrugada
Domingo, 21 de Agosto


Anúncio com pessoas em fogo. Ai as crianças!!!

Às vezes fico estupfato com a criatividade dos nossos génios. Desta vez, o anúncio de uma marca de telemóveis apresenta-se com pessoas com fogo nas peças de fato. A questão é muito simples: ando eu e todos os pais e avós a dizer as crianças que não mexam nos fósforos ou não brinquem com o isqueiro do esquentador (muitos deles não são automáticos) para depois vermos um anúncio assim. O meu neto, quando viu pela primeira vez disse: "avô, aquilo é a fingir ou está mesmo a acontecer?". Não deviam ser só os anúncios a bebidas alcoólicas que passaram para horário "tardio". Este também podia passar nessas horas tardias. Eu acho.

MARCHAS DE LISBOA - êxito absoluto na avenida, nos bairros e na RTP1

Acabo de assistir  à atuação de todas as marchas, hoje dia 19 de Junho (a partir da 01h00 da manhã) e já tinha dado uma olhadela no próprio dia 12 e tenho que dizer que todas elas estiveram a muito alto nível. Era muita juventude a dançar e desfilar, com vestes deslumbrantes e muito significativas. O fato de se garantir com base em três cantores aos microfones e a cantar todas as marchas, acabou com aquela cena das vozes eram as das pessoas que se ouviam quando passavam junto dos microfones. Por vezes, bem desafinadas. Este ano não. Foi uma maravilha. Tudo tem melhorado e muito. Ao ponto de merecer o aplauso de críticos assistentes e espectadores. Sai bem Lisboa. Muito bem. A câmara, as Associações organizadoras, os intervenientes, todos em geral.

junho 18, 2011

Festa da Paróquia na Sertã, dia 23 de Junho



No dia de Corpo de Deus é dia da Paróquia Sertanense e cujo convite nos foi enviado pelo Padre Zé António. A concentração das pessoas dá-se pelas 10h00 junto à igreja. Daremos mais pormenores a curto prazo.

Futsal - Sporting sagrou-se campeão

 Num jogo bem disputado e com o Benfica a ganhar por 3-0, acabou por não ser capaz de empatar com o Sporting no final do tempo regulamentar, necessitando-se recorrer ao intervalo para encontrar o vencedor. E isso aconteceu (diga-se em abono da verdade , com o 4º golo do Sporting precedido de falta, em irregularidade) conseguindo os homens de Alvalade serem campeões, pois já tinha vencido os dois jogos anteriores. Trata-se de uma modalidade que cada vez mais tem mais adeptos e visto por muitos espectadores.
Um grande momento de desporto e parabéns aos campeões.

Foi assim em Proença-a-Nova: Evocar o passado de olhos postos no futuro

O dia do Município serviu para uma das mais significativas iniciativas ao homenagear cinco personalidades locais.

Recordar quem se destacou no passado, sempre de olhos postos no futuro. Este foi o espírito da sessão solene que, no Dia do Município, recordou e homenageou cinco personalidades que se destacaram pela forma como serviram a comunidade local. Depois de André Março, em representação da bancada do PS, ter lembrado ser necessário o “contributo de cada um” para enfrentar o actual contexto de crise, também o presidente da Câmara apelou à capacidade de ultrapassar a crítica fácil e de reconhecer as qualidades de quem mais merece ser valorizado. Mesmo admitindo que “as homenagens aos vivos nunca são consensuais”, João Paulo Catarino sublinhou ser intenção da autarquia, no futuro, reconhecer em vida aqueles que o merecem. Conceição Alves, pela bancada social-democrata, congratulou-se com a homenagem demonstrativa de que “somos um concelho com pessoas a lembrar”.

junho 17, 2011

Excelente iniciativa em Pedrogão Grande. Participe

À NOITE CANTA A CORUJA

25 de Junho de 2011 em Pedrogão mas no escuro
 
Percurso pedestre a realizar durante a noite, cujo objectivo é explorar a mística do Trilho dos Romanos, também conhecido por Trilho dos Filipinos, que antes da construção da barragem do Cabril era o único elo de ligação entre as Vila de Pedrógão Grande e Pedrógão Pequeno. A este percurso estão associadas algumas lendas… Vamos redescobrir o passado e viver toda esta mística no presente… Ouvindo os “roncos” como dizia Miguel Leitão de Andrada na Miscellanea do Pera a entrar no Zêzere… e Meditar com o Frei Luís de Granada no seu penedo o Penedo de Granada, onde também o nosso Luís Vaz de Camões se inspirou para o seu “Pomar Venturoso”…

BASS MASTER CABRIL 2011 - Julho em grande em Pedrógão

Prova a realizar nos dias 15, 16 e 17 de Julho de 2011, na albufeira do Cabril, junto à bonita vila de Pedrógão Grande, bem no centro de Portugal.
Uma organização do Clube Náutico de Pedrógão Grande e do Município de Pedrógão Grande. Prova a contar para a Taça de Portugal de pesca embarcada ao achigã promovida pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva. No recinto haverá stands expositores com material de pesca, embarcações, tasquinhas com esplanada, musica ao vivo, dj's e muita animação.
A festa está garantida!
Mais informações e inscrições em www.clubenauticopg.co