maio 19, 2011

VAMOS CONTAR COM A LIGAÇÃO À A23

Novo troço do IC8 com dois nós no concelho
Projecto para restabelecimento da EN 241 contempla a possibilidade
de uma eventual ampliação futura do aeródromo
 

Desde que o troço de estrada ISNA-PROENÇA foi inaugurado, a questão tem vindo a colocar-se continuamente  pelos moradores desta zona, destes concelhos. A resposta à questão vem agora da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, desde que o protocolo com FMI não venha a suspender pequenas obras como estas e que são a conclusão lógica destes eixos rodoviários. Mas vejamos o que consta publicado no website de Proença:
"O troço do IC8 que permite concluir a ligação à A23 irá contemplar dois nós no concelho. O Município tem acompanhado de perto o projecto, com a concessionária e a Estradas de Portugal, e a versão final do traçado reflecte sugestões da autarquia. Além de um nó de ligação à EN351 (Envendos), na zona da Favaca, foi decidida a criação de um segundo acesso no caminho municipal 1347, que faz a ligação do Vale da Mua à Palhota.

Ao mesmo tempo que garante a acessibilidade de toda a freguesia do Peral e parte da de São Pedro do Esteval, este nó torna o traçado mais homogéneo do ponto de vista do tráfego. Os dois acessos irão localizar-se aos quilómetros 4,5 e 9,7 do novo troço, que tem uma extensão total de 16,2 quilómetros.

O traçado do IC8 coincide com a EN 241 até ao cruzamento do Vale das Balsas, passando depois a sul da pista das Moitas. O restabelecimento da estrada nacional, a poente da pista, salvaguarda a possibilidade de uma eventual ampliação futura do aeródromo, como era pretensão da Câmara. O presidente do Município, João Paulo Catarino, mostra-se “satisfeito com a versão final” do projecto.

A nova estrada irá passar a sul de Moitas, Pedra do Altar e Vale da Mua, sendo o Estevês a povoação que lhe ficará mais próxima. O projecto implica a reformulação do nó da A23 no Perdigão e a construção de uma nova ponte sobre o rio Ocreza, a jusante da existente. Todo o itinerário contará com caminhos paralelos que garantam a ligação aos caminhos florestais cortados pelo traçado.

O estaleiro já está montado, continuando a decorrer os contactos com vista às expropriações. A apreciação do regulamento ambiental pela Câmara Municipal está concluída."

Sem comentários:

Enviar um comentário