maio 25, 2011

Proença - Requerida prospecção de minério na zona da Cerejeira

A notícia é dada no site do Município de Proença-a-Nova: 

Empresa Minaport pediu atribuição dos direitos
de pesquisa numa área que abrange 
a freguesia de Alvito da Beira

A empresa Minaport – Minas de Portugal Lda requereu a atribuição dos direitos de prospecção de depósitos minerais numa área que abrange a extremidade leste da freguesia de Alvito da Beira. O pedido visa a pesquisa de volfrâmio, antimónio, ouro e prata e abrange, além de Proença-a-Nova, os concelhos de Oleiros, Fundão, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão.

O aviso relativo ao pedido de prospecção e pesquisa já foi publicado em Diário da República, mas após a avaliação a cargo da Direcção-Geral de Energia e Geologia será ainda necessária a decisão da tutela, sendo actualmente o secretário de Estado adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento que tem esta competência delegada. Caso venha a ser aprovado, o processo exige a celebração de um contrato administrativo.
O pedido de prospecção, denominado “Sarzedas”, está dividido em dois blocos distintos. O maior, com uma área total de 224 km2, é o que abrange a extremidade do concelho, na zona da Cerejeira, numa faixa com 109 hectares.
A Minaport – Minas de Portugal Lda é uma sociedade por quotas, sedeada em Moledo (Caminha) e constituída em Junho de 2010. Com actividade recente, a empresa tem pendentes pedidos de prospecção e pesquisa em diversos outros pontos do país, designadamente no Caramulo (abrangendo os distritos de Aveiro e Viseu) e nos concelhos de Barrancos e Moura, no distrito de Beja.

Sem comentários:

Enviar um comentário