maio 17, 2011

Oleiros evidencia descoberta de um bosque reliquial

Descoberto bosque reliquial na envolvente
da Casacata da Fraga de Água d´Alta
            No âmbito da realização do Encontro Distrital dos Clubes da Floresta – PROSEPE, em Orvalho (Oleiros), naquela que foi a actividade que marcou o arranque da Semana Europeia de Geoparques, que decorre até ao dia 26 de Junho em 43 geoparques da Europa, foi evidenciada a existência de um bosque reliquial, uma preciosidade representativa da floresta laurilenhosa subtropical que ocupava o território continental durante o Terciário e que sobreviveu às glaciações do Quaternário em pequenos enclaves abrigados. No deslumbrante Vale das Fragosas, na envolvente da Cascata da Fraga de Água d´Alta, no passado dia 4 de Maio, a Eng. Sílvia Ribeiro, especialista em Botânica e Bioclimática, verificou a biodiversidade vegetal e a presença de inúmeras espécies protegidas como o Azereiro, o Folhado, a Frangula, alguns edemismos e o Amieiro.
           Na ocasião, a especialista realçou a importância do local à luz da conservação da natureza, sendo este ecossistema constituído por vários habitats prioritários. Recorde-se que no local se situa uma das maiores manchas de Azereiro (Prunus lusitanica L.) existentes na Europa. A presença deste núcleo bem conservado, num total de 265 exemplares, vem contribuir para novas prospecções, uma vez que os azereirais correspondem a um dos habitats mais importantes, sendo classificados como prioritários por directivas comunitárias.
            Sob orientação dos técnicos do Geopark Naturtejo, Carlos Neto de Carvalho e Joana Castro Rodrigues, os vários grupos participaram ainda no Desafio Floresta Autóctone, onde para além da questão da formação de quedas de água, puderam distinguir entre espécies exóticas e autóctones. Com estas descobertas, a actividade encerrou o ano lectivo para os Clubes da Floresta e celebrou-se da melhor forma o Ano Internacional das Florestas, efeméride que se comemora este ano.

Site da CMO.

Sem comentários:

Enviar um comentário