maio 16, 2011

Director do FMI foi preso

"O director-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn, foi formalmente acusado de agressão sexual e de tentativa de violação, contra uma jovem empregada de um hotel, depois de ter sido detido no aeroporto de Nova Iorque", afirma a Agência Financeira. Esta situação ensombra, mas não põe em causa o resgate previsto de ajuda a Portugal mas surpreendeu muitos políticos e especialmente os Franceses porque, esta pessoa era, nas sondagens, apontada como a ideal para ser o candidato dos socialistas franceses em 2012.
Quanto a ajuda a Portugal "A primeira operação de emissão de dívida europeia, que será levada a cabo pela Comissão, deverá preparar a tranche inicial que chegará a Lisboa ainda no final de Maio.

Dia 17/5 o apoio será formalizado, numa reunião do Ecofin, e serão precisos 10 dias para que o cheque seja enviado para Portugal, a fim de amortizar dívida que está a pagamento em Junho e resolver os problemas mais imediatos de tesouraria que o país atravessa.

As futuras tranches serão pagas após avaliação trimestral e, por isso, a conjugação de esforços do actual governo e do próximo com os partidos que subscreveram o protocolo tem de se verificar mesmo, de modo a termos êxito no plano apresentação e exigido pela troika.

Sem comentários:

Enviar um comentário