maio 19, 2011

Escolas de Proença iniciam Olimpíadas da Leitura

Alunos fizeram visita guiada à Biblioteca Municipal
e puderam escolher os primeiros livros para
conquistarem cromos

Depois da timidez inicial, levantam-se dedos no ar e as perguntas surgem em catadupa. “Quantos livros existem na biblioteca?” Virgílio Moreira, funcionário da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, apressa-se a satisfazer a curiosidade. “Introduzi esta manhã o livro número 32.292”, explica. Numa visita guiada às instalações, os alunos do Centro Educativo puderam ontem conhecer as cinco secções e as tarefas dos funcionários, ao mesmo tempo que deram o pontapé de saída na segunda edição das Olimpíadas da Leitura.

E o que são as Olimpíadas? Nem sequer os alunos do primeiro ano, que se estreiam na iniciativa, se atrapalham a explicar. “Ganha quem ler mais”, exclama um deles. Cada criança é convidada a escolher livros e a preencher uma ficha de leitura, recebendo uma caderneta em que é colocado um cromo por cada livro. Uma iniciativa que procura estimular o gosto pela leitura e que é acompanhada de actividades em parceria das escolas com as bibliotecas.
 Na Hora do Conto desta manhã, a coordenadora da Biblioteca Municipal, Carla Gaspar, escolheu a história do “Cuquedo”, que andava pela selva a pregar grandes sustos a quem estivesse quieto. No final da visita, os alunos puderam requisitar os primeiros livros para começar a participação nas Olimpíadas. A fechar esta segunda edição, a 14 de Junho, haverá uma pequena sessão para entrega de certificados.
Além de aprenderem todas as regras de requisição, utilização e devolução de livros, as várias turmas conheceram a sala de periódicos, o espaço de audiovisuais e a secção de adultos. “Uma biblioteca é como um supermercado”, exemplificaram os funcionários, explicando a organização de títulos e a familiaridade que os leitores vão conquistando à medida que frequentam o espaço. E como “um livro mal arrumado é um livro perdido”, todos aprenderam que só em casa devem arrumar tudo nas estantes. Na biblioteca, só quem sabe deve colocá-los no sítio certo.
- Website de Proença 

Sem comentários:

Enviar um comentário